segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

“A questão das cetonas é mais problemática do que nunca”: movimento pelo ciclismo limpo critica duramente a UCI por inação face às cetonas”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O ciclismo profissional encontra-se no centro de uma das suas polémicas mais debatidas: o uso generalizado de suplementos de cetonas. O grupo “clean-cycling” Movimento por um ciclismo credível (MPCC) criticou publicamente a União Ciclista Internacional (UCI) por não resolver a questão das cetonas, deixando o pelotão num prolongado limbo.

Um comunicado recente do MPCC alertou que a longa espera da UCI pelos resultados dos estudos encomendados se tornou “embaraçosa”, e exigiu uma posição firme: ou aprovar o uso ou proibi-lo de forma clara. Segundo o MPCC, a avaliação de impacto anunciada pela UCI há meses poderá ser adiada até ao final de 2025, um prazo que consideram inaceitável face às implicações para a saúde dos atletas e a credibilidade da modalidade.

Apesar da pressão crescente, a UCI não impôs uma proibição, mas, em outubro de 2025, desaconselhou formalmente a suplementação com cetonas.

 

O que são as cetonas e porque geram controvérsia?

 

As cetonas, muitas vezes apresentadas como o quarto macronutriente, são apontadas como fonte de energia alternativa para corpo e cérebro, poupando as reservas de glicogénio e oferecendo vantagens na endurance e na recuperação. Podem resultar de cetose fisiológica (jejum ou dietas sem hidratos) ou da ingestão de ésteres ou sais de cetonas exógenas. As alegações vão de melhor endurance e explosividade nas fases finais a recuperação mais rápida e maior foco mental.

A adesão do ciclismo às cetonas acelerou quando várias equipas de topo começaram a associar-se publicamente a grandes marcas de suplementos, como a Team Visma | Lease a Bike e a Soudal - Quick-Step. Segundo fontes do pelotão, em provas como a última Volta a França, até 75 % dos corredores poderão ter usado cetonas. Como os suplementos de cetonas são legais (não constam da lista de substâncias proibidas da WADA), equipas e corredores decidem individualmente se os utilizam.

No seio do MPCC, a tensão aumenta. O boletim defende que a UCI deve resolver a incerteza. “A questão das cetonas é mais problemática do que nunca. Ou a UCI tem a certeza de que o uso de cetonas é aceitável e deve dizê-lo… ou não tem, e deve afirmar clara e inequivocamente que a instituição não recomenda a sua utilização, ou até que a proíbe”.

 

Um mercado em expansão para lá do ciclismo

 

Entretanto, a indústria de suplementos de cetonas explodiu para lá do ciclismo profissional. As campanhas de marketing visam não só atletas, mas também o público em geral, promovendo as cetonas como “estimulantes mentais”, “combustível para a endurance” e “potenciadores de desempenho”.

Mesmo que a UCI as afaste, as autoridades enfrentarão desafios de aplicação: as cetonas estão amplamente disponíveis como suplementos nutricionais, não como substâncias proibidas, o que torna a deteção muito mais difícil. O debate, assim, toca questões mais profundas: como lidar com suplementos ergogénicos legalmente disponíveis para todos, sem comprometer a equidade, a saúde e a credibilidade.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-questao-das-cetonas-e-mais-problematica-do-que-nunca-movimento-pelo-ciclismo-limpo-critica-duramente-a-uci-por-inacao-face-as-cetonas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com