sábado, 31 de agosto de 2024

“Volta a Portugal de Juniores 3ª etapa e contrarrelógio”


Jurgen Zoomermaand reforça liderança com vitória no contrarrelógio

 

Por: José Carlos Gomes

O neerlandês Jurgen Zoomermaand (Willebrord Wil Vooruit) deu hoje um importante passo para conquistar a 18.ª Volta a Portugal de Juniores, vencendo o segundo setor da terceira etapa, um contrarrelógio de 19 quilómetros, disputado em Penamacor.


O exercício individual tinha duas fases distintas. A primeira metade era muito rápida, maioritariamente a descer, exigindo capacidade técnica e destreza na condução da bicicleta. A segunda parte atravessava um terreno ondulado, com os últimos dois quilómetros e meio em subida.

Quem se adaptou melhor às condições, que incluíram também algum vento, foi o corredor que partiu de camisola amarela no corpo. Jurgen Zoomermaand foi o mais rápido, cumprindo o contrarrelógio em 24m39s. O segundo classificado, corredor afastado das contas da geral, foi o espanhol Emilio García (Maguisa Guijuela), a 16 segundos. Entre os aspirantes à camisola amarela, Javier Cubillas (Grupo Forés/Electro Hiper Europa) foi o terceiro no “crono”, a 41 segundos do vencedor.


Com este desempenho, Jurgen Zoomermaand reforçou a candidatura ao triunfo final. Mantém-se no topo da geral, mas agora com 1m33s de vantagem sobre Enrique Maranchón (Picusa Academy) e com 1m40s para Javier Cubillas, segundo e terceiro, respetivamente. O brasileiro Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi o melhor das equipas nacionais no setor vespertino desta etapa e subiu a igual posição na geral, a 2m43s.


O domínio de Jurgen Zoomermaand coloca o neerlandês na frente também das classificações por pontos e da montanha. Só lhe escapa a geral de juniores de primeiro ano – para a qual não é elegível -, comandada por Enrique Maranchón. A Picusa Academy comanda por equipas.

A etapa deste sábado teve dois setores. De manhã correram-se 78 quilómetros, entre Sabugal e Penamacor. Vingou uma fuga e o mais veloz dos fugitivos foi o francês Victor Herbreteau (Union Cycliste Cholet 49), que bateu ao sprint Danijel Agricola (Willebrord Wil Vooruit) e Diego Valério (Academia Efapel de Ciclismo).


O primeiro setor não mexeu significativamente na classificação geral, que foi fortemente ajustada pelo contrarrelógio. Apesar da vitória e do reforço da vantagem sobre a concorrência, Jurgen Zoomermaand gostaria de ter feito melhor no exercício individual.

“O meu desempenho foi bom, mas não tão bom assim. Esperava fazer ainda melhor num percurso muito bom. No início ainda me assustei com o vento, que me bateu nas rodas e atirou-me para o outro lado da estrada”, conta o camisola amarela. Jurgen Zoomermaand revela ambição para a última etapa, a disputar neste domingo: “Acho que não vou defender a camisola amarela na última etapa, porque quero ganhar a corrida. Portanto, atacar é a única opção”.

A Volta a Portugal de Juniores irá terminar com uma ligação de 107,6 quilómetros, entre o Fundão (10h00) e a Covilhã (12h55). É a etapa mais longa da prova, mas mais do que a distância, é a orografia que promete fazer diferença. A viagem conta com três prémios de montanha: Portela (km 39,6), Verdelhos (km 93,5) e Covilhã (coincidente com a chegada, na Avenida Frei Heitor Pinto. 

Por: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tivani ganha etapa e Figueiredo segura amarela no Grande Prémio JN”


O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) ganhou hoje a sétima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma viagem de 155,7 quilómetros, com início e final em Valongo, após a qual Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) segurou a camisola amarela.

A corrida foi muito atacada, mas a fuga mais consistente, acabaria por formar-se ao quilómetro 95, juntando na frente de corrida Cristobal Ramirez (TechnoSylva Maglia Bembibre). Óscar Cabedo (ABTF Betão-Feirense), Nicolas Saenz e Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Gaspar Gonçalves (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

A diferença passou os dois minutos, mas o entendimento não foi perfeito. E Leangel Linarez, especialista ao sprint, tentou a sorte a solo. O venezuelano entrou isolado nos derradeiros dez quilómetros, mas não resistiu às movimentações vindas do pelotão.


Um dos ataques teve assinatura do espanhol Óscar Rota (Maia/Earth Consulters), que sonhou com a vitória, depois de chegar isolado às últimas centenas de metros. No entanto, o triunfo estava atrás, em mais uma etapa com desfecho ao sprint.

Nicolás Tivani foi o mais forte, relegando Grigorii Skorniakov  (TechnoSylva Maglia Bembibre) e João Matias (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua).

Frederico Figueiredo chegou bem colocado, segurando a camisola amarela. Tiago Antunes (Efapel Cycling) beneficiou da bonificação numa meta volante e do “corte” sofrido por Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) para chegar ao segundo posto. Antunes está a três segundos do primeiro lugar e Eulálio dista oito segundos da camisola amarela.

Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense) é o primeiro na geral por pontos, Cristobal Ramirez encima a lista de trepadores, Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) é o melhor jovem, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) manda nas metas volantes, o mesmo fazendo Tiago Antunes no combinado, Nicolás Tivano nos sprints especiais e Leangel Linarez nos pontos quantes. A geral por equipas é comandada pela Efapel Cycling.

O Grande Prémio Jornal de Notícias termina neste domingo. A oitava etapa tem partida (12h00) e chegada (16h05) na Maia e uma extensão de 161,1 quilómetros. Três montanhas, embora a última esteja colocada a mais de 70 quilómetros da chegada, poderão dar ideias a quem pretenda revolucionar uma classificação presa por tão poucos segundos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta: Groves impõe-se na 14.ª etapa, O’Connor segura vantagem no topo”


Groves cumpriu os 200,5 quilómetros entre Villafranca del Bierzo e Villablino em 4:21.34 horas

 

Por: Lusa

O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje ao sprint a 14.ª etapa da Volta a Espanha, em que o compatriota Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale Team) segurou a vantagem na liderança da geral.

Groves cumpriu os 200,5 quilómetros entre Villafranca del Bierzo e Villablino em 4:21.34 horas, deixando o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) em segundo e o neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech) em terceiro.

Ben O’Connor, que hoje foi 28.º, com o mesmo tempo do vencedor, lidera a Vuelta desde a sexta tirada, com 1.21 minutos de vantagem para o segundo classificado, o esloveno Primoz Roglic (Red Bull - BORA - Hansgrohe), e 3.01 para o espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro.

A 15.ª etapa desenrola-se no domingo, numa ligação de montanha entre Infiesto e Valgrande-Pajares, em 143 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção Nacional/Gonçalo Bandeira 25.º no Mundial de DHI”


Por: José Carlos Gomes

O português Gonçalo Bandeira foi hoje o 25.º classificado na prova de elite do Campeonato do Mundo de Downhill, disputada em Pal Arinsal, Andorra, com vitória do francês Loris Vergier.

O corredor lousanense concluiu a descida em 2’43’’088, ficando a 4,427 segundos do campeão mundial. Gonçalo Bandeira conseguiu o nono melhor tempo entre os sub-23 presentes. Portugal esteve também representado por Nuno Reis, que concluiu o Mundial no 55.º lugar, a 9,136 segundos do vencedor.

“Foi um excelente resultado do Gonçalo Bandeira. O Nuno Reis também esteve muito bem, porque, apesar de ter sido 55.º, ficou apenas a nove segundos do vencedor, o que mostra o nível extremamente elevado a que se está a competir atualmente”, afirma o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

A este nível, “qualquer distração ou pequeno erro técnico faz muita diferença. Os dois corredores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram e por todo o profissionalismo evidenciado neste Campeonato do Mundo, permitindo que fôssemos a 13.ª nação”, conclui o selecionador.


Os dois primeiros lugares foram ocupados por franceses. Loris Vergier impôs-se com 2’38’’661, menos 148 milésimos do que o compatriota Benoit Coulanges. O terceiro, a 169 milésimos, foi o canadense Finn Iles.

O Campeonato do Mundo de BTT termina neste domingo, dia em que Portugal terá seis corredores em competição nas corridas de cross country olímpico (XCO). Ana Santos corre às 8h00, em sub-23 femininas. Duas horas depois, na mesma categoria etária, é a vez de João Cruz e Rafael Sousa. Raquel Queirós será a representante nacional na prova feminina de elite, ás 12h30. Às 14h30 é a vez de Ricardo Marinheiro e Roberto Ferreira, também em elite. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Frederico Figueiredo continua de Amarelo no Grande Prémio JN”


Fotos: Pedro Correia / Jornal de Notícias

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, continua dono da Camisola Amarela do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias, após terminar a 6.ª Etapa integrado no pelotão, com margem para defender a liderança. Excelente trabalho de toda a Equipa, que controlou ao máximo a tirada de hoje, que terminou com uma chegada ao sprint em Viana do Castelo e vitória do russo Grigorii Skorniakov (TechnoSylva Maglia Bembibre). Uma nota também para Jaime Castrillo, que volta a vestir a Camisola Azul, líder da Montanha, que estava desde ontem com Frederico Figueiredo. 


A tirada desta sexta-feira teve partida e chegada na Praia Norte, em Viana do Castelo e totalizou 158,8 km. Teve a particularidade de ser a primeira etapa deste JN sem ataques logo no início, formando-se a fuga depois dos 40 km. Um grupo com seis corredores escapava ao pelotão e ganhava 40 segundos de diferença. Mas só um deles resistiu, percorrendo vários quilómetros isolado, até passar a ter a companhia de cinco elementos, próximo dos 90 km. 


O pelotão absorveu os seis fugitivos e ficou compacto a cerca de 20 km da meta, quando 10 corredores fizeram uma nova tentativa de fuga, onde apenas um resistiu, aguentando até aos derradeiros 4 km, quando foi alcançado. Foi com o pelotão compacto que a etapa se decidiu, com novo final ao sprint. Grigorii Skorniakov foi o mais forte e Luís Mendonça chegou com o mesmo tempo, em 11.º lugar, tal como Frederico Figueiredo, que foi 25.º classificado, mantendo a liderança. 


“Foi um dia complicado, porque temos muitas metas bonificadas, nunca tínhamos tido tantas bonificações na prova, vai ser sempre uma luta muito intensa até ao fim e vamos indo no dia a dia. Com estas bonificações, sabemos que vamos ter sempre dias rápidos, temos andado sempre muito rápido nas etapas e com estas metas todas, é algo que vai sempre acontecer. Hoje era o dia que menos me favorecia, estive às portas de pontuar, mas vamos indo. Amanhã e domingo são etapas mais para as minhas características, mais adaptadas a mim, ao contrário de hoje que era mais a rolar e seria mais complicado. Ainda assim conseguimos manter a liderança e seguimos”, avançou Frederico Figueiredo. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que “foi uma etapa bastante atacada, tentámos controlar o máximo possível a corrida e toda a equipa fez um bom trabalho. Acabámos por manter a Camisola Amarela, ainda faltam dois dias muito duros e há muita corrida pela frente, temos de ir no dia a dia”. 

Amanhã a 7.ª Etapa vai ter partida (12H00) e chegada (15H58) em Valongo, na Avenida 5 de Outubro, junto da Câmara Municipal de Valongo. O percurso terá a distância de 155,7 km e as maiores dificuldades são os dois Prémios de Montanha de 3.ª categoria. O primeiro deles será na Lixa (61,7 km) e o seguinte no Marco de Canaveses (92,5 km). 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

33.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS  

6.ª ETAPA: Viana do Castelo – Viana do Castelo » 158,8 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 6.ª ETAPA

 

1.º Grigorii Skorniakov (TechnoSylva Maglia Bembibre), 03h35m58s 

2.º Santiago Mesa (Efapel Cycling), mt 

3.º Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

11.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), mt 

25.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

35.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), mt 

41.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

65.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 09s 

80.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 01m03s 

81.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 6.ª Etapa) 

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 20h17m50s 

2.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), a 01s 

3º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 05s 

16.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 02m10s 

26.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 12m30s 

42.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 20m21s 

52.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 22m46s 

53.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 23m57s 

57.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 26m10s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 


 

1.ª Efapel Cycling, 60h55m19s 

4.ª Sabgal / Anicolor, a 04m50s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense), 95 Pontos 

10.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 44 Pontos 

12.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 40 Pontos 

23.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), 20 Pontos 

37.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 19 Pontos 

2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 18 Pontos 

7.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 7 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – XADREZ

 

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 10 pontos 

2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 13 Pontos 

8.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 54 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º João Medeiros Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car), 5 Pontos 

5.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

6.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

11.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – LILÁS 

 

1.º Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 6 Pontos 

3.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

10.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRETA  

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 4 Pontos 

4.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

5.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

9.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

“Vuelta: Michael Woods vence 13.ª etapa. Roglic aproxima-se de O’Connor”


A 14.ª etapa da Vuelta realiza-se no sábado, numa ligação de 200,5 quilómetros entre Villafranca del Bierzo e Villablino

 

Foto: Vuelta

O ciclista canadiano Michael Woods venceu hoje isolado a 13.ª etapa da Volta a Espanha, na qual o australiano Ben O'Connor manteve a liderança, mas cedeu quase dois minutos ao esloveno Primoz Roglic.

Michael Woods (Israel-Premier Tech) cumpriu os 176 quilómetros que ligaram Lugo a Puerto de Ancares em 4:19.51 horas, deixando a 45 segundos o suíço Mauro Schmid (Team Jayco Alula), segundo classificado, e a 1.11 minutos o espanhol Marc Soller (UAE Emirates Team), terceiro.

Primoz Roglic (Red Bull - BORA - Hansgrohe), que terminou na 16.ª posição, já a 10.54 minutos, foi mesmo assim que tirou mais partido desta etapa, ao ganhar quase dois minutos ao australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R La Mondiale Team), que continua a liderar a prova, mas agora com apenas 1.21 minutos para o esloveno.

A 14.ª etapa da Vuelta realiza-se no sábado, numa ligação de 200,5 quilómetros entre Villafranca del Bierzo e Villablino.

Fonte: Sapo on-line

“Grigorii Skorniakov impõe-se ao sprint em Viana do Castelo no Grande Prémio JN”


Grigorii Skorniakov (TechnoSylva Maglia Bembibre) destacou-se, esta sexta-feira, ao sprint, em Viana do Castelo, e venceu a sexta etapa do Grande Prémio JN/Leilosoc. Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) chegou no pelotão e manteve a camisola amarela.

A tirada de 158 quilómetros, com partida e chegada em Viana do Castelo, ao contrário das anteriores, não foi tão atacada na parte inicial. As primeiras tentativas aconteceram ao fim de vários quilómetros e também não tiveram sucesso. Foi já depois do quilómetro 40 que se formou a primeira fuga digna de registo, com seis ciclistas a ganharem 40 segundos ao pelotão.

Dessa fuga, porém, só resistiu Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense), que percorreu vários quilómetros isolado, até passar a ter a companhia de Pedro Castro Pinto (Efapel Cylcing), Luís Fernandes e Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), já perto do quilómetro 90.

Os seis fugitivos foram alcançados à entrada para os 20 quilómetros finais, pouco antes de uma nova tentativa por parte de dez corredores. Dessa, resistiu apenas Miquel Valls GI Group Holding-Simoldes-UDO), que aguentou até aos últimos quatro quilómetros, altura em que também foi alcançado. Com o pelotão compacto, seguiu-se novo final ao sprint. Grigorii Skorniakov foi o mais forte, à frente de Santiago Mesa (Efapel Cycling) e Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Na geral, Frederico Figueiredo, que chegou no pelotão, segurou a liderança, com um segundo de vantagem sobre Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e cinco sobre Tiago Antunes (Efapel Cycling), que comanda no combinado. Nas restantes classificações, Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense) manda nos pontos, Jaime Castrillo (Sabgal-Anicolor) na montanha, Andres Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) na juventude, João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) nas metas volantes, Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) nos sprints e Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nos pontos quentes. Entre as equipas, a Efapel Cycling segue líder.

O Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc continua este sábado, com a penúltima etapa. Será uma tirada de 155,7 quilómetros, com partida (12h) e chegada (15h58) em Valongo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Assustadora queda de Brandon McNulty na Vuelta: norte-americano ficou com o rosto ensanguentado”


Ciclista da UAE Emirates ficou bastante maltratado

 

Por: Record

A etapa 13 da Vuelta, ganha pelo canadiano Michael Woods, ficou marcada por uma violenta queda sofrida por Brandon McNulty na descida do Puerto de Lumeras. O ciclista da UAE Emirates, que foi o primeiro camisola vermelha da Vuelta deste ano, perdeu o controlo da sua bicicleta e acabou por passar por baixo do rail de proteção e cair na vegetação.

A forma como ficou com o rosto, com muito sangue, diz tudo do momento. Jay Vine, da mesma UAE Emirates, também ficou por ali travado, mas no caso sem qualquer consequência física.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal de Juniores 2ª etapa”


Jurgen Zomermaand vence etapa e distancia-se da concorrência

 

Por: José Carlos Gomes

O neerlandês Jurgen Zomermaand (Willebrord Wil Vooruit) é o novo camisola amarela da Volta a Portugal de Juniores, graças ao triunfo isolado na segunda etapa da competição, uma viagem de 107,2 quilómetros que hoje ligou Trancoso e Mêda.


A etapa, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de segunda categoria, teve duas fases distintas. O início, com múltiplos ataques, foi muito rápido, tendo sido percorridos mais de 45 quilómetros na primeira hora de prova, o que incluiu a subida de terceira categoria a Chosendo.

Após essa montanha, um trio ganhou preponderância, embora o pelotão tenha mantido sempre sob controlo as ações de Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit), João Anunciação (ABTF Betão/Bairrada) e André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves).


Os fugitivos ainda conseguiram passar na frente na meta volante colocada em Trancoso, ao quilómetro 65,5. Sempre num ritmo vivo, fez-se a aproximação à subida que levaria ao centro de Mêda e à decisão da corrida.

Os nove quilómetros, desde a base da montanha até à chegada, permitiram que os candidatos à geral mexessem com a corrida e assumissem total protagonismo. Numa subida feita com múltiplos ataques e contra-ataques, o mais forte foi o neerlandês Jurgen Zoomermaand.


O terceiro classificado à partida para a etapa de hoje isolou-se a dois quilómetros da meta e pedalou, imparável, para um concludente triunfo em solitário, ao fim de 2h34m30s (média de 41,631 km/h). Seguiram-se três espanhóis, a 43 segundos, com Enrique Maranchón e Héctor Celda (Picusa Academy) a ocuparem a primeira e a segunda posições, respetivamente. O melhor corredor das equipas portuguesas foi Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), sétimo, a 1m30s.

A etapa provocou uma reviravolta na classificação geral. Jurgen Zoomermaand passou para o topo da tabela, com 43 segundos à melhor sobre Enrique Maranchón. O terceiro, a 55 segundos, é Héctor Celda. Gonçalo Rodrigues é o melhor português, no quinto lugar, a 1m46s.

“A equipa fez um bom trabalho. Eu queria ter saído logo nos quilómetros iniciais, mas tivemos o Daniel Moreira a fazer um excelente trabalho. Na subida, o Javier Cubillas ganhou alguma vantagem, mas eu sei que o meu motor demora um pouco mais a carburar e pude ultrapassá-lo para vencer a etapa”, conta Jurgen Zoomermaand.

A terceira etapa, a disputar neste sábado. Tem um duplo setor. O primeiro setor começa no Sabugal, às 10h15, e termina, após 78 quilómetros, em Penamacor. Sem grandes dificuldades orográficas, prevê-se uma viagem rápida. O segundo setor é potencialmente decisivo para a classificação geral. Trata-se de um contrarrelógio individual de 19 quilómetros, com partida e chegada em Penamacor. O primeiro ciclista parte às 16h00.

O exercício individual deixa o comandante com alguma apreensão. “Este ano os meus contrarrelógios não foram muito bons. Por isso, espero ao menos segurar a camisola amarela”, confessa o Jurgen Zoomermaand.

As classificações por pontos e da juventude são comandadas por Enrique Marachón. A Landeiro/KTM/Matias & Araújo está no topo da geral coletiva.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Beatriz Guerra 20.ª no Mundial de BTT de Juniores”


Por: Vasco Moreira

Beatriz Guerra esteve em bom plano no Campeonato de Mundial de BTT, que decorre até ao próximo domingo, em Pal Arinsal, Andorra, ao terminar em 20.ª na prova de cross-country olímpico (XCO) de juniores femininas.

A jovem portuguesa foi melhorando volta a volta até assegurar um lugar entre as 20 melhores juniores, com um registo final de 1h06m34s. Beatriz Guerra ficou a 5m05s da eslovaca Viktoria Chladonova, que se sagrou Campeã do Mundo de juniores femininas de XCO.

Depois de Beatriz Guerra, foi a vez de João Fonseca ir a prova entre os juniores masculinos, tendo terminado em 47.º, ao fim de 1h11m16s. O jovem luso ficou a 9m17s de Albert Philipsen, dinamarquês que conquistou o título mundial de juniores masculinos de XCO.

“A Beatriz fez a sua melhor corrida a este nível. Começou de uma forma mais tranquila e foi subindo gradualmente. Fez uma corrida muito boa e terminou dentro dos objetivos. O João fez uma corrida esforçada e teve mais uma experiência importante para o seu desenvolvimento, mas esperávamos um pouco mais”, explica Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT.

No downhill (DHI), esta quinta-feira, Gonçalo Bandeira e Nuno Reis garantiram a qualificação para a final, em 21.º e 58.º, respetivamente. A final de DHI da categoria elite está agendada para sábado, às 13h.

No cross-country olímpico, os sub-23 portugueses e os elite vão a prova no domingo: Ana Santos às 8h, João Cruz e Rafael Sousa às 10h, Raquel Queirós às 12h30 e Roberto Ferreira e Ricardo Marinheiro às 14h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua ponto quente e mais um dia na liderança da Juventude Grande Prémio JN”


João Matias conquista o ponto quente do dia e Andres Taboada mantém liderança da juventude na 5ª etapa do Grande Prémio O Jogo

A 5.ª etapa do Grande Prémio O Jogo, realizada hoje em Guimarães, João Matias integrou a fuga inicial do dia e conseguiu conquistar o Ponto Quente instalado ao quilómetro 40.3 em Cabeceiras de Bastos, mostrando a sua habilidade em sprints estratégicos.

A etapa, com três contagens de montanha, uma delas de primeira categoria no Monte da Penha, foi atacada cedo por um grupo de dez ciclistas que chegou a ter mais de dois minutos de vantagem, dois atletas atacaram deste grupo, sendo alcançados pelo pelotão a 70 km da meta, após terem chegado a ter 1m30s de avanço.


Na subida da Pena, dois ciclistas atacaram e seguiram isolados até à meta, com Afonso Eulálio a vencer em 3h22m48s. Andres Taboada manteve a liderança na classificação da juventude a terminar na 25ª posição a 1m56s do vencedor da etapa.

João Matias declara que: “Hoje foi dia de entrar na fuga apesar do terreno ser duro. Conseguiu vencer a meta dos Pontos Quentes e depois a fuga desentendeu-se e acabamos por ser apanhados pelo pelotão. Foi bom para voltar a sentir boas sensações e voltar a estar na frente.”


O evento, que atraiu um público entusiasta, reforçou a importância do ciclismo na região e contribuiu para a promoção do desporto em Guimarães.

 

A 6ª etapa, a penúltima, liga Viana do Castelo a Viana do Castelo em 158,8 km, com partida às 12h e chegada prevista para às 16h30.

 

Classificação da etapa

 

1.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), 2h58m20s

25.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m56s

28.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2m51s

33.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m59s

58.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 11m11s

79.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 19m25s

80.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 19m25s

87.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 20m25s

 

 

Classificação Geral após a 5ª Etapa

 

1.º  Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor)  , 16h41m52s

19.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m47s

39.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 19m02s

46.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 21m06s

70.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 30m33s

73.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 33m17s

76.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 35m07s

81.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 39m21s

 

 

Classificação Geral Juventude

 

1.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 16h45m39s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

“Frederico Figueiredo é o novo Camisola Amarela do Grande Prémio JN”


Fotos: Pedro Correia / Jornal de Notícias

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, é o novo Camisola Amarela do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. Num duelo com Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), que venceu a tirada, os dois passaram o Prémio de Montanha da Penha isolados, com um minuto de vantagem para o grupo onde seguia o líder à partida. O trepador da estrutura de Águeda foi o 2.º classificado do dia e como bonificou, é o novo líder. Figueiredo é também o novo líder da Geral da Montanha e veste ainda a Camisola Xadrez, da Classificação do Combinado. 


A viagem que teve partida e chegada em Guimarães, ao longo de 136,7 km, teve vários ataques logo nos quilómetros iniciais. Formou-se um grupo com 10 corredores, que saltou para a frente e onde estava Luís Mendonça. Chegaram a ter uma vantagem superior a 2 minutos quando estavam percorridos 35 km. Dois destes elementos fugiram para a cabeça de corrida e pedalaram isolados, acabando o grupo intermédio por ser alcançado aos 70 km. A dupla resistiu até à entrada nos últimos 24 km, depois da passagem pela segunda das três montanhas do dia, em Gonça. 


Com o pelotão compacto, Frederico Figueiredo e Afonso Eulálio atacaram e isolaram-se, passando o Prémio de Montanha da Penha, uma 1.ª categoria a menos de 10 km da meta, na frente. Levavam um minuto de vantagem sobre o grupo do anterior líder, que os perseguia. Mas a dupla não mais foi alcançada e chegou à meta, num duelo do qual Eulálio se revelou o mais forte. Frederico Figueiredo terminou em 2.º lugar, com o mesmo tempo. Ao bonificar, assumiu a liderança da Geral, da Montanha e do Combinado, envergando além da Amarela, a Camisola Azul e Xadrez, respetivamente. 


“Sabíamos que a Penha era uma subida que encaixava bem em mim, tentámos entrar bem colocados no início, que também era complicado. Arranquei logo no início da subida, fez-se ali um grupo mais pequeno e depois voltei a arrancar com Afonso Eulálio. O objetivo era disputar a etapa, mas quando olhei para trás, a faltar 1 km, vi que vinham perto e não tive o sangue frio necessário para disputar a etapa. Ainda assim consegui vestir de Amarelo e agora vamos dia a dia para perceber o que podemos fazer na corrida”, explicou Frederico Figueiredo. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, disse que “foi um dia importante para a equipa, era um dia bastante decisivo. Assumimos a liderança praticamente desde o início da etapa, levámos a corrida o mais controlada possível, para que Frederico Figueiredo estivesse nas melhores condições na parte final. O objetivo era endurecer a corrida e foi o que aconteceu. Foi uma grande corrida de toda a equipa e Frederico acabou por conseguir finalizar em 2.º lugar e vestir a Camisola Amarela. Agora ainda existe muita corrida pela frente e temos de ir no dia a dia”. 


Esta sexta-feira, o pelotão parte de Viana do Castelo (12H00) para a 6.ª Etapa, que vai ter um percurso com 158,8 km. A chegada será no mesmo local da partida, na Rua da Guiné Bissau, Praia Norte, estando prevista para as 16H03. As maiores dificuldades do dia serão os dois Prémios de Montanha de 3.ª categoria, em Castanheira (55 km) e depois em Pedroso (71 km). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

33.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS  

5.ª ETAPA: Guimarães – Guimarães » 136,7 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA 

 

1.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), 03h22m48s 

2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 06s 

18.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 01m51s 

35.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 04m01s 

53.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 08m50s 

59.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 11m11s 

60.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

68.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 16m04s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa) 

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 16h41m52s 

2.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), a 01s 

3º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 07s 

16.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 02m10s 


25.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 12m21s 

40.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 19m18s 

51.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 21m43s 

53.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 24m00s 

57.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 26m10s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Efapel Cycling, 50h07m25s 

4.ª Sabgal / Anicolor, a 04m50s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 88 Pontos 

8.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 44 Pontos 

12.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 32 Pontos 

21.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), 20 Pontos 

37.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 18 Pontos 

3.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 16 Pontos 

6.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 7 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – XADREZ  

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 10 Pontos 

8.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 56 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA 

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 5 Pontos 

5.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

9.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – LILÁS 

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 6 Pontos 

3.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

9.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRETA  

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 4 Pontos 

3.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

4.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

8.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com