sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

“Afinal Portugal não anda sempre na cauda da Europa”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A atual redução do IVA de 23% para 6% no preço das bicicletas a partir do dia 1 de janeiro de 2023, vem colocar Portugal no 1º lugar, como sendo o primeiro país da União Europeia a reduzir o IVA na compra de bicicletas.

A Federação Europeia de Ciclista veio divulgar o nosso primeiro lugar na redução do IVA, uma alteração no orçamento do estado de 2023, onde os objetivos será o de aumentar a quota ciclável para 10% até 2030, sendo um fator de mudança, para a compra de bicicletas.

Depois de um ano a União Europeia ter aprovado a legislação, onde permite aos países membros poderem aplicar taxas de IVA reduzida, seja na venda, aluguer ou reparação das bicicletas, onde estão incluídas as elétricas, com Portugal agora a estar na frente da legislação.

A partir de 1 de janeiro quando os portugueses adquirirem uma bicicleta, irão apenas pagar 6% de IVA, uma poupança significativa, por exemplo uma bicicleta elétrica que possa custar 2000 euros à taxa de 23%, a poupança será de 300 euros.

Com a alteração ao orçamento de estado de 2023, o mesmo justifica-se com objetivo na estratégia nacional ciclística portuguesa, onde espera atingir uma quota ciclável de 4% até 2025, e de 10% até 2030, com o texto explicativo a referir que tal ambição essencial para a proteção do meio ambiente, a redução do consumo de combustíveis fósseis, a saúde e a economia das pessoas e a qualidade de vida nas cidades e arredores, requer naturalmente medidas que estimulem a mudança de paradigma do automóvel para a bicicleta.

Paralelamente à introdução da taxa reduzida de IVA,  a Assembleia da República aprovou também a manutenção do regime de incentivos aos veículos de baixas emissões, incluindo bicicletas convencionais, elétricas e de carga , em 2023. Isto significa que os consumidores poderão beneficiar tanto da taxa reduzida de IVA e do incentivo à compra. A única recessão? O financiamento do esquema de incentivos sempre foi muito inferior à demanda real nos últimos anos.

O concelho da União Europeia revelou a sete de dezembro de 2021 uma diretiva de IVA modernizada, onde considerava as taxas aplicáveis a uma variedade de bens, onde os resultado seria o de todos os consumidores da União Europeia a beneficiarem de uma redução na compra das bicicletas, tudo graças a uma importante reforma política de reduzir o IVA a ser pago.

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