terça-feira, 31 de agosto de 2021

“Joaquim Silva ganha a solo e destrona Mauticio Moreira”


Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) termina a jornada dupla de arranque do Grande Prémio Jornal de Notícias com a camisola amarela vestida.

O corredor penafidelense foi o mais forte na primeira etapa em linha, 85,8 quilómetros disputados, na tarde desta terça-feira, entre Gondomar em Gaia, destronando o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel), que vencera o prólogo matutino, em Gondomar.

Os 1800 metros do exercício individual que abriram a corrida fizeram, como se esperava, poucas diferenças. Mas foram suficientes para Mauricio Moreira mostrar que a boa forma da Volta a Portugal não desapareceu. O sul-americano estabeleceu o melhor registo, 2m11s, batendo o colega de equipa António Carvalho apenas por 493 milésimos de segundo. Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) foi o terceiro, a 1 segundo.

Com tudo em aberto para a etapa vespertina, Joaquim Silva viu a ousadia premiada com a vitória e com a camisola amarela. O chefe-de-fila da equipa de Mortágua conseguiu a vitória que o coletivo queria dedicar ao mentor Pedro Silva, falecido nas últimas semanas.

Joaquim Silva cortou a meta em solitário, ao fim de 1h58m51s de prova (média de 40,387 km/h), adiantando-se 11 segundos ao pelotão, comandado por outro homem da equipa de Mortágua, o venezuelano Leagel Linarez. O terceiro foi Ricardo Zurita (GSport/Grupo Tormo Innova).

Com este resultado e com as bonificações, Joaquim Silva passou para o topo da geral, dispondo de 3 segundos de vantagem sobre Leangel Linarez e Luís Mendonça (EfapelI, que ocupam as posições imediatas. Joaquim Silva é também o melhor na classificação por pontos, nos pontos quentes e nas metas autarquias.

Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport) comanda na juventude, Ricardo Zurita é o melhor sub-23 das equipas de clube, António Ferreira (Antarte-Feirense) é o primeiro na geral da montanha, Venceslau Fernandes comanda as metas volantes e Luís Mendonça é o primeiro nos sprints. Por equipas manda a Efapel.

A segunda etapa corre-se na quarta-feira. Será uma ligação de 124,5 quilómetros, entre o Parque Oriental da cidade do Porto (11h25) e a Avenida da Régua, Ovar (14h36). É uma etapa teoricamente para sprinters, mas a média montanha dos primeiros dois terços da viagem pode fazer alguma diferença.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com