sexta-feira, 4 de agosto de 2017

“Volta Portugal/Nocentini adivinhou a amarela de Damien Gaudin”

Avisou na véspera para eventual triunfo

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

Damien Gaudin (Armée De Terre) cumpriu esta sexta-feira parcialmente a sua missão para esta Volta a Portugal em bicicleta, ao conquistar a amarela no prólogo de Lisboa, cumprindo assim um vaticínio que Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) tinha feito na véspera.

"Vim para a Volta a Portugal com três objetivos: ganhar o prólogo, uma etapa, não sei qual, e fazer um bom contrarrelógio final", enumerou o francês de 30 anos.

Na véspera, enquanto aguardava para subir ao palanque onde decorreu a apresentação das equipas da 79.ª Volta a Portugal, Damien Gaudin descobriu entre a multidão Rinaldo Nocentini. O francês fez uma festa, abraçou o italiano e os dois, que foram colegas na AG2R LA Mondiale, perderam-se à conversa.

Quando se despediram, o espanhol Jesús Ezquerra, que durante longos minutos deteve o melhor tempo do prólogo -- acabaria por ser sexto, a 11 segundos do vencedor -, interrogou o seu companheiro, lançando: "Mas este é ciclista ou boxeur?". A resposta de 'Il Noce' foi imediata: "Cuidado, que ele pode ganhar o prólogo amanhã".

E o italiano do Sporting-Tavira não falhou: o 'armário' francês (1,90 metros e 82 kg) pedalou a uma média de 50,625 km/h para comprovar o seu estatuto de especialista em prólogos, cumprindo o percurso em 6.24 minutos.

"Vim para ganhar o prólogo, está feito. Para nós a Volta a Portugal começa maravilhosamente bem", lançou o corredor da Armée De Terre, que este ano já tinha conquistado o prólogo na Volta ao Luxemburgo e que também o fez no Paris-Nice, em 2013.

O expansivo Gaudin estragou a festa das equipas nacionais e, particularmente, do campeão nacional de contrarrelógio Domingos Gonçalves (RP-Boavista), que, apostado em demonstrar que o seu título não foi um mero acaso, deu tudo por tudo para ser segundo, a dois segundos.

"Se não fizesse nada de jeito hoje, iam cortar-me na casaca. Assim, não", brincou o menos conhecido dos gémeos Gonçalves, que relegou o 'leão' Alejandro Marque para a terceira posição.

O galego, vencedor da Volta a Portugal de 2013, foi mesmo o grande vencedor da jornada entre os favoritos, já que ganhou preciosos segundos para toda a concorrência e recuperou a confiança perdida nas suas capacidades.

"Ultimamente, nos 'cronos' explosivos não me tenho saído bem. Este resultado dá-me confiança. O importante era não perder tempo. Hoje, podíamos perder mais do que ganhar, caso cometêssemos algum erro. É óbvio que sair daqui com segundos de vantagem sobre toda a concorrência dá-me mais tranquilidade", assumiu o espanhol, que é terceiro da geral a três segundos de Gaudin.

Na sua luta particular, Marque roubou tempo a toda a concorrência, com o seu colíder, Rinaldo Nocentini, 11.º a 13 segundos do francês da Armée De Terre, o bicampeão Gustavo Veloso (W52-FC Porto), 12.º a 14, o português Sérgio Paulinho (Efapel), 15.º a 17, e o duo Raúl Alarcón (W52-FC Porto) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack), respetivamente 16.º e 17.º a 18, a serem os menos prejudicados pelo percurso totalmente plano e sem história do prólogo.

Os 5,4 quilómetros percorridos ao longo da Avenida da Índia, com início e final na Praça do Império, enveredaram pelo lado mais distante (e mais feio) do rio Tejo, e, sem a presença de vento, serviram também para estilhaçar o sonho da revalidação de Rui Vinhas (W52-FC Porto) que perdeu 37 segundos, tal como João Benta (RP-Boavista).

Vinhas e Benta foram mesmo as principais vítimas das primeiras pedaladas da 79.ª Volta a Portugal, que no sábado ruma ao sul, nos 203 quilómetros entre Vila Franca de Xira e Setúbal.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com