quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

“Troféu Liberty Seguros – Clássica da Arrábida”

Arrábida capital do ciclismo no início de março

A região da Arrábida será a capital do ciclismo português no primeiro fim-de-semana de março. No sábado, 4, realiza-se o Granfondo da Arrábida, que juntará centenas de participantes. No dia seguinte é a vez de o pelotão de elite se fazer à estrada para a estreia internacional da Clássica da Arrábida, pontuável para o Troféu Liberty Seguros.

A iniciativa resulta de um protocolo, com três anos de vigência, que une a Federação Portuguesa de Ciclismo e as edilidades de Palmela, Sesimbra e Setúbal no objetivo de dinamizar a Arrábida enquanto região privilegiada para a prática de ciclismo, em lazer, em treino e em competição.

O protocolo prevê a identificação e mapeamento de percursos cicláveis e das infraestruturas de apoio aos praticantes, assim como a realização de eventos que projetem, nacional e internacionalmente, a Arrábida.

A Clássica da Arrábida, prova de classe 2 internacional e segundo evento pontuável para o Troféu Liberty Seguros, marca o arranque do protocolo ao nível da alta competição. A corrida vai disputar-se no dia 5 de março, partindo da Avenida Luís Todi, Setúbal, às 11h15, passando por Sesimbra e chegando ao castelo de Palmela, cerca das 15h45, depois de percorridos 186,6 quilómetros.

O percurso é um tradicional “rompe-pernas”, que até começa com relevo suave. No entanto, nos derradeiros 70 quilómetros, os corredores terão de enfrentar cinco prémios de montanha, o último, de segunda categoria, coincidente com a linha de chegada.

A Clássica da Arrábida terá um final espectacular e original. A subida para a meta tem 2,6 quilómetros, os primeiros 1500 metros em terra batida (o famoso “sterrato”) e os derradeiros 1100 metros em empedrado (“pavé”).

Os sprinters levaram a melhor na Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira corrida pontuável para o Troféu Liberty Seguros. A Clássica da Arrábida deverá reequilibrar as contas do Troféu, dando hipótese aos trepadores de aspirarem à classificação geral. De momento, os três primeiros são homens rápidos: Francisco Campos (Miranda/Mortágua), César Martingil (Liberty Seguros/Carglass) e Fábio Silvestre (Sporting-Tavira).

No ano de estreia internacional, a Clássica da Arrábida conseguiu atrair 20 equipas, oriundas de seis países: Bolívia, Espanha, Estados Unidos da América, Noruega, Portugal e Rússia.

O protocolo celebrado entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e os três municípios da Arrábida estabelece que todos os concelhos, entre 2017 e 2019, recebem uma partida e uma chegada da Clássica.

Equipas Participantes na Clássica da Arrábida 2017

Portugal: Efapel, LA Alumínios-Metalusa BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira, W52-FC Porto, ACDC Trofa, Jorbi/Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Carglass, Maia, Miranda/Mortágua, Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade e Sicasal/Constantinos/Delta Cafés.

Espanha: Burgos BH e Caja Rural-Seguros RGA Sub-23

Estados Unidos da América: Axeon Hagens Berman e Rally Cycling

Bolívia: Equipo Bolivia

Noruega: Team Sparebanken Sor

Rússia: Lokosphinx

Grandonfo da Arrábida

Na véspera de receberem os profissionais do pedal, as estradas da Arrábida vão encher-se de ciclistas amadores, que vão participar no Granfondo da Arrábida. A prova aberta oferece três percursos diferentes, adequados a praticantes com distintos graus de preparação.

O granfondo terá 134 quilómetros e um acumulado de 2000 metros, o mediofondo somará 113 quilómetros e um acumulado de 1600 metros, enquanto o minifondo terá 54 quilómetros e 450 metros de acumulado. Todos os percursos terminam no Castelo de Palmela.

Estão inscritos cerca de 500 participantes para um arranque em força do fim-de-semana velocipédico na Arrábida.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com