segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

“OFICIAL: Volta a Itália 2026 começa na Bulgária, visita o Blockhaus e Piancavallo e termina em Roma”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O dia chegou. Após semanas de espera, o itinerário completo da Volta a Itália 2026 foi anunciado a 1 de dezembro. 21 etapas de emoção máxima onde se espera que Jonas Vingegaard faça a sua estreia em busca do seu primeiro título na Corsa Rosa. Não há dúvida de que a primeira grande volta do próximo ano conseguiu reunir todos os ingredientes para fazer uma edição inesquecível.

O Giro de 2026 terá um percurso de 3 459 quilómetros, com mais de 49 000 metros de desnível. Haverá 7 chegadas em alto, incluindo subidas míticas como o Blockhaus ou Piancavallo, ideais para os trepadores mais experientes do pelotão. Jonas Vingegaard terá boas hipóteses, mas há que ter cuidado com a extensão de uma corrida que pode ser longa para o dinamarquês, tendo em conta que ele ainda não se testou na prova.

A corrida começa na Bulgária, uma Grande Partida especial que sucede ao investimento da Albânia em 2025. O país de Leste recebe as três primeiras etapas, com o arranque em Nessebar e final em Burgas na 1ª etapa, a 8 de maio, onde a camisola rosa deverá ficar com um sprinter. Chegadas em Veliko Tarnovo e na capital, Sofia (uma etapa acidentada e outra para sprinters, respetivamente), proporcionarão um início diferente.

O pelotão voa para a Itália continental com um dia de descanso intermédio, antes de encontrar duas etapas traiçoeiras rumo a Cosenza e Potenza, esta última com várias rampas duras que vão testar a fundo os candidatos à geral. A 6ª etapa leva o pelotão de novo a Nápoles para um sprint, antes de uma passagem pelos Apeninos onde a 7ª etapa termina em alto no Blockhaus, uma jornada-chave do traçado de 2026.

A 8.ª etapa termina em Fermo e a 9ª volta à montanha, com chegada em alto a Corno alle Scale. Após o segundo dia de descanso chega a etapa que tem sido amplamente debatida nas semanas anteriores, o contrarrelógio de Massa, com 40 quilómetros, podendo atrair Remco Evenepoel à corrida, segundo muitos. É o único exercício individual da edição, maioritariamente plano.

Seguem-se três etapas para velocistas, homens de clássicas e roladores discutirem vitórias, com finais em Chiavari, Novi Ligure e Verbania, enquanto a corrida ruma ao norte, para os Alpes. A 14ª etapa disputa-se no Vale de Aosta com chegada em alto a Pila, uma tirada de montanha que promete dureza. A 15ª etapa leva o pelotão a Milão para um final ao sprint.

A semana final começa com uma incursão à Suíça, numa etapa de montanha com uma difícil chegada em alto a Cari, utilizada recentemente na Volta à Suiça. As 17ª e 18ª etapas serão onduladas, exigindo atenção dos homens da geral enquanto poupam forças para os derradeiros dias-chave. Andalo e Pieve di Soligo recebem os finais.

A 19ª etapa liga Feltre a Piani di Pezzè, um dia nas Dolomitas com ascensões, entre outras, ao Passo Giau e ao Passo Falzarego. A última etapa de montanha, finalmente, inclui dupla ascensão a Piancavallo, onde em 2017 Tom Dumoulin lutou para segurar a camisola rosa.

A última etapa será o tradicional percurso pelas ruas de Roma, com uma chegada para os sprinters. Será a quarta edição consecutiva em que a chegada não será alterada. De salientar ainda o regresso de Milão como meta da 15ª etapa da prova, após 4 anos de ausência.

 

Etapas Volta a Itália 2026

 

Etapa 1: Nessebar-Burgas, 156 km (plano)

Etapa 2: Burgas-Veliko Tarnovo, 220 km (média montanha)

Etapa 3: Plovdiv-Sofia, 174 km (plano)

Etapa 4: Catanzaro-Cosenza, 144 km (plano)

Etapa 5: Praia a Mare-Potenza, 204 km (média montanha)

Etapa 6: Paestum-Nápoles, 161 km (plano)

Etapa 7: Formia-Blockhaus, 246 km (montanha)

Etapa 8: Chieti-Fermo, 159 km (média montanha)

Etapa 9: Cervia-Corno alle Scale, 184 km (média montanha)

Etapa 10: Viareggio-Massa, 40,2 km (LRR)

Etapa 11: Porcari-Chiavari, 178 km (média montanha)

Etapa 12: Imperia-Nuova Liguria, 177 km (plano)

Etapa 13: Alexandria-Verbânia, 186 km (média montanha)

Etapa 14: Aosta-Pila, 133 km (montanha)

Etapa 15: Voghera-Milão, 136 km (plano)

Etapa 16: Bellinzona-Cari, 113 km (montanha)

Etapa 17: Cassano d'Adda-Andalo, 200 km (média montanha)

Etapa 18: Fai della Paganella-Pieve di Soligo, 167 km (plano)

Etapa 19: Feltre-Alleghe (Piani di Pezzè), 151 km (montanha)

Etapa 20: Gemona del Friuli-Piancavallo, 199 km (montanha)

Etapa 21: Roma-Roma, 131 km (plano)

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/oficial-revelado-o-percurso-e-as-etapas-do-giro-ditalia-2026

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com