Por: Miguel Marques
Em parceria com: https://ciclismoatual.com
A 20ª etapa pode não ser a
mais emocionante da Volta a Itália de 2026, pelo menos face a alguns dos pratos
fortes preparados pelo diretor de corrida cessante, Mauro Vegni. Ainda assim,
na tirada com dupla ascensão a Piancavallo, a corrida deverá, com certeza,
apurar quem será o vencedor final da 109ª edição.
Com partida em Gemona del
Friuli, o pelotão cumprirá 132 quilómetros nas estradas do Friuli Venezia
Giulia antes de chegar ao sopé da última subida da prova - Piancavallo, 14,5
quilómetros a 7,8%. E não apenas uma vez: o pelotão terá de transpor esta temida
ascensão duas vezes antes de concluir o trabalho. Pelo menos no que toca aos
homens da geral, já que no domingo ainda há a etapa de consagração em Roma.
Nem todos os anos a região
mais a nordeste de Itália recebe as etapas decisivas da Volta a Itália, apesar
dos inúmeros passos alpinos panorâmicos. Mais recentemente, a região friulana
acolheu o contrarrelógio da 20ª etapa em Monte Lussari, na Volta a Itália de
2023.
Perto da fronteira com a
Eslovénia, os adeptos de Primoz Roglic criaram um ambiente eletrizante para o
favorito, que roubou a camisola rosa a Geraint Thomas no último dia possível.
Para permitir que momentos icónicos se repitam, a região vai investir fortemente
na melhoria da infraestrutura rodoviária antes da edição do próximo ano.
Investimento
de 15 milhões
“Para garantir segurança e
qualidade ao longo do percurso da Corsa Rosa, estão a caminho trabalhos de
manutenção rodoviária no valor de quase 15 milhões de euros entre as antigas
províncias de Udine e Pordenone”, escreveu Massimiliano Fedriga, presidente da
região Friuli Venezia Giulia, nas suas redes sociais sobre o investimento
previsto.
Em concreto, “mais de 4
milhões de euros serão alocados pela FVG Strada para estradas estatais e
regionais”, nota Fedriga. “Quase 3 milhões de euros estarão disponíveis para os
municípios abrangidos pela etapa, incluindo Aviano, Barcis, Gemona, Artegna, Majano,
Colloredo, Osoppo, Bordano e Venzone”.
Adicionalmente, 2,7 milhões de
euros serão atribuídos pela Autoridade de Descentralização Regional de Udine
(antiga Província), e 5 milhões de euros chegarão da congénere de Pordenone
para troços de estrada designados como “estratégicos”, até Piancavallo.
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