domingo, 23 de março de 2025

“Lance Armstrong culpa a UAE pela derrota de Tadej Pogacar na Milan-Sanremo: "Achei que a equipa não esteve no seu melhor hoje"


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Milan-Sanremo foi o grande foco de atenção ao longo da última semana e, no fim de semana, confirmou-se como um enorme sucesso. Para além de um espetáculo de altíssimo nível, a corrida ficou marcada por um duelo memorável entre três lendas do ciclismo e por um facto histórico: pela primeira vez em quase 30 anos, a decisão surgiu na Cipressa, com um ataque de longa distância. A exibição de Tadej Pogacar foi particularmente elogiada, com Lance Armstrong a destacar a forma como a presença do esloveno transforma por completo qualquer corrida.

"Havia uma grande expectativa de que ele pudesse finalmente vencer a Milan-Sanremo e, para isso, precisava de uma grande equipa – que é exatamente o que tem", afirmou Armstrong no podcast The Move. "Ainda assim, achei que a UAE Team Emirates - XRG não esteve no seu melhor hoje".

A preparação para a corrida foi intensa, com meses de antecipação em torno de um possível ataque na Cipressa. A equipa levou um plantel de luxo para apoiar Pogacar e, na estrada, o plano esteve muito perto de funcionar na perfeição.

"Não era segredo. Já no ano passado disseram que queriam fazer a Cipressa em menos de nove minutos", recordou Johan Bruyneel. "Não sei qual foi o tempo exato, mas havia sempre a questão: mesmo que consigam, será que terão uma grande vantagem ou poderão ser apanhados entre a Cipressa e o Poggio? A verdade é que estes tipos já não correm segundo as regras tradicionais do ciclismo. Fazem as coisas à sua maneira e funciona".

A tendência para ataques de longa distância tem vindo a crescer no ciclismo moderno e, muitas vezes, revela-se eficaz. Pogacar já o demonstrou em várias ocasiões e, desta vez, apenas Mathieu van der Poel – um corredor de talento excecional – conseguiu segui-lo tanto na Cipressa como no Poggio. Caso o neerlandês não estivesse presente, o plano da UAE poderia ter resultado, garantindo ao esloveno o quarto Monumento diferente da carreira.

"Ter um corredor como Pogacar muda completamente as clássicas", continuou Bruyneel. "Com a sua força, a capacidade de atacar, recuperar e voltar a atacar, e a sua resiliência mental... Acrescenta um novo elemento a estas corridas. É uma abordagem totalmente diferente, algo que nenhuma outra clássica da primavera ou Monumento tem visto".

Apesar disso, Armstrong destacou que, no final do dia, quem mais o impressionou foi o próprio vencedor da corrida, Mathieu van der Poel. "Não sei se repararam, mas quando o Pogi atacou e o Ganna já estava a quebrar, o Van der Poel parecia estar completamente à vontade. Viram a cara dele? Parecia que tinha tudo sob controlo".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/lance-armstrong-culpa-a-uae-pela-derrota-de-tadej-pogacar-na-milan-sanremo-achei-que-a-equipa-no-esteve-no-seu-melhor-hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com