terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

“Cartões amarelos no ciclismo: a aposta para reduzir acidentes”


A UCI começou a sancionar ciclistas e membros da equipa por comportamento de risco

 

Acidentes entre ciclistas são uma ocorrência diária no Tour, em 2025, a UCI implementou um sistema de cartões semelhante ao do futebol com a segurança dos corredores em mente.

 

Como funciona o sistema?

 

Os cartões amarelos no ciclismo foram implementados desde um de agosto de 2024 nas provas UCI World Tour e UCI Women's World Tour. A partir de um de janeiro de 2025, também se aplicam as provas UCI Pro Series (masculino e feminino), Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais UCI (Elite e Sub-23) e Campeonatos Continentais (Elite e Sub-23).

A UCI (União Ciclística Internacional) explica como funcionam os cartões amarelos nas corridas e quais as penalidades que eles trazem:

 

2 - Cartões amarelos na mesma prova de um dia ou em uma prova por etapas: Desclassificação dessa prova e suspensão por 7 dias.

3 - Cartões um período de 30 dias: Suspensão por 14 dias.

6 - Cartões um ano (52 semanas): Suspensão por 30 dias.

Um cartão que já foi usado para suspensão não conta novamente em sanções futuras.

Os critérios para cartões têm a ver com comportamentos que representam um risco de segurança e só podem ser dados a ciclistas, não a equipas, se o infrator não for identificado, o diretor desportivo da equipa deve fazê-lo, ou enfrentará uma multa de 2.000 francos suíços.

 

Já estão penalizados

 

O primeiro ciclista masculino foi Danny Van Poppel, da Red Bull Bora, quando se desviou num sprint e atingiu Henri Uhlig, da Alpecin-Deceuninck.

Outro caso mais próximo foi o de Iván Romeo, da Movistar, na Volta a Comunidade Valenciana, que foi multado em 200 francos suíços e sete pontos na classificação. A infração surgiu por se desviar de sua linha e empurrar Florian Vermeersch, da Alpecin-Deceuninck, para fora da estrada.

 

Este ano são já onze os ciclistas e elementos da equipa que foram dados o amarelo:

 

18/01/2025 - Anna Badegruber (SD, UNO-X MOBILITY) - Violação de Movimento de Veículo - Santos Tour Down Under

19/01/2025 - João Santos (Mecânico, EF EDUCATION - OATLY) - Remoção de equipamento ou parte da carroçaria para fora da viatura - Santos Tour Down Under

22/01/2025 - Danny Van Poppel (Ciclista, RED BULL - BORA - HANSGROHE) - Sprint irregular ou desvio perigoso - Santos Tour Down Under

22/01/2025 - Robert Degger (Staff) - Não cumprimento da assistência alimentar - Santos Tour Down Under

26/01/2025 - Luis Lamas Vázquez (Mecânico, DECATHLON AG2R LA MONDIALE) - Remoção de equipamento ou parte da carroceria para fora do veículo - Santos Tour Down Under

07/02/2025 - Juan Lladro Andrés (Motard de segurança) - Infração de circulação de veículos - Volta Comunidade Valenciana

08/02/2025 - Iván Romeo Abad (Ciclista, MOVISTAR TEAM) - Sprint irregular ou desvio perigoso - Volta Comunidade Valenciana

08/02/2025 - Federico Quadranti (Staff, LIV-ALULA-JAYCO) - Não conformidade com a assistência de refeição - UAE Tour Women

09/02/2025 - Dimitar Dimitrov (Staff, TOTALENERGIES) - Infração de circulação de veículos - Tour de Omã

09/02/2025 - Ruben Antonio Almeida Guerreiro (Ciclista, MOVISTAR TEAM) - Sprint irregular ou desvio perigoso - Tour de Omã

10/02/2025 - Ismail Karimov (Piloto) - Infração de Circulação de Veículos - Campeonato Asiático de Ciclismo de Estrada

A UCI fez parceria com a SafeR para o desenvolvimento do sistema. No total, 497 incidentes foram registados em 2024 nas provas da UCI World Tour, UCI Women's World Tour e UCI Pro Series (masculino e feminino).

Erros não provocados pelos ciclistas são responsáveis por 35% dos incidentes, outros fatores são pontos importantes na corrida e condições perigosas da estrada.

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