A UCI começou a sancionar ciclistas e membros da equipa por comportamento de risco
Acidentes entre ciclistas são
uma ocorrência diária no Tour, em 2025, a UCI implementou um sistema de cartões
semelhante ao do futebol com a segurança dos corredores em mente.
Como
funciona o sistema?
Os cartões amarelos no
ciclismo foram implementados desde um de agosto de 2024 nas provas UCI World Tour
e UCI Women's World Tour. A partir de um de janeiro de 2025, também se aplicam
as provas UCI Pro Series (masculino e feminino), Jogos Olímpicos, Campeonatos
Mundiais UCI (Elite e Sub-23) e Campeonatos Continentais (Elite e Sub-23).
A UCI (União Ciclística
Internacional) explica como funcionam os cartões amarelos nas corridas e quais
as penalidades que eles trazem:
2 - Cartões amarelos na mesma prova
de um dia ou em uma prova por etapas: Desclassificação dessa prova e suspensão
por 7 dias.
3 - Cartões um período de 30
dias: Suspensão por 14 dias.
6 - Cartões um ano (52
semanas): Suspensão por 30 dias.
Um cartão que já foi usado
para suspensão não conta novamente em sanções futuras.
Os critérios para cartões têm
a ver com comportamentos que representam um risco de segurança e só podem ser
dados a ciclistas, não a equipas, se o infrator não for identificado, o diretor
desportivo da equipa deve fazê-lo, ou enfrentará uma multa de 2.000 francos
suíços.
Já estão
penalizados
O primeiro ciclista masculino
foi Danny Van Poppel, da Red Bull Bora, quando se desviou num sprint e atingiu
Henri Uhlig, da Alpecin-Deceuninck.
Outro caso mais próximo foi o
de Iván Romeo, da Movistar, na Volta a Comunidade Valenciana, que foi multado
em 200 francos suíços e sete pontos na classificação. A infração surgiu por se
desviar de sua linha e empurrar Florian Vermeersch, da Alpecin-Deceuninck, para
fora da estrada.
Este ano
são já onze os ciclistas e elementos da equipa que foram dados o amarelo:
18/01/2025 - Anna Badegruber
(SD, UNO-X MOBILITY) - Violação de Movimento de Veículo - Santos Tour Down
Under
19/01/2025 - João Santos
(Mecânico, EF EDUCATION - OATLY) - Remoção de equipamento ou parte da
carroçaria para fora da viatura - Santos Tour Down Under
22/01/2025 - Danny Van Poppel
(Ciclista, RED BULL - BORA - HANSGROHE) - Sprint irregular ou desvio perigoso -
Santos Tour Down Under
22/01/2025 - Robert Degger
(Staff) - Não cumprimento da assistência alimentar - Santos Tour Down Under
26/01/2025 - Luis Lamas
Vázquez (Mecânico, DECATHLON AG2R LA MONDIALE) - Remoção de equipamento ou
parte da carroceria para fora do veículo - Santos Tour Down Under
07/02/2025 - Juan Lladro
Andrés (Motard de segurança) - Infração de circulação de veículos - Volta
Comunidade Valenciana
08/02/2025 - Iván Romeo Abad
(Ciclista, MOVISTAR TEAM) - Sprint irregular ou desvio perigoso - Volta Comunidade
Valenciana
08/02/2025 - Federico
Quadranti (Staff, LIV-ALULA-JAYCO) - Não conformidade com a assistência de
refeição - UAE Tour Women
09/02/2025 - Dimitar Dimitrov
(Staff, TOTALENERGIES) - Infração de circulação de veículos - Tour de Omã
09/02/2025 - Ruben Antonio
Almeida Guerreiro (Ciclista, MOVISTAR TEAM) - Sprint irregular ou desvio
perigoso - Tour de Omã
10/02/2025 - Ismail Karimov
(Piloto) - Infração de Circulação de Veículos - Campeonato Asiático de Ciclismo
de Estrada
A UCI fez parceria com a SafeR
para o desenvolvimento do sistema. No total, 497 incidentes foram registados em
2024 nas provas da UCI World Tour, UCI Women's World Tour e UCI Pro Series
(masculino e feminino).
Erros não provocados pelos ciclistas
são responsáveis por 35% dos incidentes, outros fatores são pontos importantes
na corrida e condições perigosas da estrada.
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