Leonardo Garcia conquista o 1.º Troféu Rui Costa
Por: Vasco Moreira
Leonardo Garcia (Alenquer/GDM/Anipura) tornou-se no primeiro vencedor do GP dos Campeões - Troféu Rui Costa. O jovem cadete anulou a vantagem de Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) e garantiu a conquista da primeira edição da prova que homenageia o ciclista poveiro, Campeão do Mundo de 2013.
O pódio desta primeira edição
ficou completo com Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), segundo
classificado da classificação geral final a sete segundos das 3h32m37s
registadas por Leonardo Garcia, e com Gonçalo Costa, que venceu a primeira
etapa e o segundo setor da segunda, mas terminou na terceira posição da geral,
a 23 segundos.
A segunda etapa do 1.º Troféu Rui Costa foi dividida em dois setores e começou cedo, com um contrarrelógio matinal de 12 quilómetros. Gonçalo Costa foi o mais rápido, com um registo de 20m48s, e cimentou a liderança da geral, partindo para o setor decisivo com 27 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa David Luta, e 34 sobre Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).
No entanto, foi no segundo setor, em Aguçadoura, freguesia da Póvoa de Varzim onde nasceu Rui Costa, que tudo se decidiu. As oito voltas ao circuito de 6,5 quilómetros, num total de 52 quilómetros, tiveram um início muito movimentado e pautado por ataques, que acabaram por surtir efeito ao fim de 24 quilómetros. Dimas Mota, Leonardo Garcia e Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) conseguiram escapar ao pelotão e iniciaram uma fuga que se revelou decisiva.
Simão Pedrosa descolou depois da meta volante da sexta volta, mas Dimas Mota e Leonardo Garcia continuaram fugidos até ao fim, tendo discutido o triunfo num sprint a dois. Leonardo Garcia foi mais forte e terminou com 1h21m23s, o mesmo tempo de Dimas Mota e menos 16 segundos que Anxo Delgado (Club Ciclita Mueble Compostela), terceiro classificado na etapa. Gonçalo Costa chegou integrado no pelotão, na 15ª posição e a 58 segundos do vencedor, registo insuficiente para segurar a camisola amarela com que partiu.
Nas classificações
secundárias, Gonçalo Costa manteve a classificação da montanha, Simão Pedrosa
arrecadou a geral das metas volantes e Afonso Falcão a geral da juventude.
Coletivamente, venceu a Alenquer/GDM/Anipura, à frente da Academia Efapel de
Ciclismo e da LA Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos/Korpo Activo/Penacova.
Fonte: Federação Portuguesa
Ciclismo
Sem comentários:
Enviar um comentário