Por: José Morais
A União Ciclística
Internacional-UCI vai entrar a 1 de janeiro de 2024 com novas regras rígidas e
multas mais pesadas, as mesmas são relacionadas com o comportamento dos
ciclistas, o seu vestuário, e o material utilizado nas provas, para a época de 2024
a UCI aumentou as multas das inflações, em especial no que se refere aos
equipamentos, com as penalizações a terem um valor máximo de 2.000
francos-suíços.
Existem regras especificas,
onde vai haver sanções sobre o uso de equipamentos inadequados, o caso de
tecidos aerodinâmicos, como a polémica da regra que estabelece o cumprimentos
das meias, as quais não poderão passar de metade da canela.
A relembrar o caso da ciclista
holandesa Annemiek Van Vleuten, que em 2022 nos mundiais, foi penalizada com
200 francos-suíços, ao usar meias longas na sua vitória.
Porem, a UCI decidiu eliminar
a penalidade para os ciclistas que usarem capas de chuva que não sejam
homologadas, onde inclui aquelas que não tenham os desenhos semelhantes ao seu
equipamento, ou o nome da sua equipa, e neste caso a formação será penalizada e
multada.
Mas outras penalizações vão
surgir em torno da alimentação que não seja autorizada, o que estava em vigor
era de que um ciclista que consumisse comida ou água nos últimos 20 quilómetros
numa prova por etapas do World Tour, por exemplo o caso da Volta a França que
era multado em 200 francos-suíços, e ainda uma penalização de 20 segundos.
Com as novas alterações, a
partir de 1 de janeiro de 2024, esse valor vai aumentar para os 500 francos-suíços,
com a penalização de 20 segundos, e mais uma penalização de 20% na
classificação de pontos ou montanha, de recordar que esta infração já existe
regularmente nas principais provas, o qual ainda está presente na memória de
Julian Alaphilippe quando perdeu a garrafa a 17 quilómetros da chegada.
Porem não fica por aqui, mais
penalização para o ciclista que vai ao carro buscar água, o mesmo a garrafa, e
o motorista em vez de a largar imediatamente, acelera para dar impulso,
ajudando o mesmo de voltar ao pelotão, e dos tradicionais 200 francos-suíços,
passa para 500, ainda penalizações para os ciclistas que circulem na retaguarda
do carro da equipa, não só eles levam a penalização, mas também o motorista da
viatura, como o diretor desportivo da formação.
Mais uma nova multa da UCI que
pode ir entre os 500 e os 1000 francos-suíços, a todos os ciclistas ausentes na
partida, após a sua confirmação seja feita sem justificação válida, ainda na
atualizações das penalizações, mais uma nova série de redução de pontos UCI,
como por exemplo os ciclistas que usarem roupas não aprovadas nas obrigações do
pódio nas principais provas, o caso do que aconteceu no Giro de Itália, com a
equipa da EF Pro Cycling, onde lhes foram retirados 15 pontos UCI por cada
ciclista.
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