Um inventor francês criou uma
e-bike que funciona com um supercondensador substituindo assim a bateria de
lítio
Adrien Lelièvre, projetou recentemente
uma solução sustentável para impulsionar as bicicletas elétricas, de acordo com
a Euronews, Lelièvre "projetou e
patenteou uma e-bike chamada Pi-Pop, que não usa baterias de lítio, mas um
supercondensador ".
Lelièvre disse à Euronews:
"O sistema é carregado quando a viagem é fácil e quando a bicicleta trava
graças ao travão do motor, e a energia é devolvida quando necessário".
Então, o
que exatamente é um supercondensador?
Um supercondensador essencialmente
armazena energia na forma de uma carga em movimento lento, que pode ser
liberada quando necessário. Uma bateria que guarda energia como uma reação
química. Isso significa que a bicicleta está constantemente acumulando energia
quando se pedala em terrenos mais fáceis e, em seguida, usando essa energia ao
subir, na forma de uma assistência.
De acordo com a TS2, "os supercondensador, que existem desde o final da
década de 1970, oferecem várias vantagens sobre as baterias de lítio. Em vez de
depender do consumo de recursos naturais como lítio ou elementos de terras
raras, os supercondensador armazenam energia por meios eletrostáticos. Isso
permite que eles guardem e liberem energia rapidamente, fornecendo assistência
instantânea aos ciclistas quando necessário".
Ao contrário de muitos outros
fabricantes de bicicletas elétricas, a “Pi-Pop” também usa materiais recicláveis como carbono,
polímero condutor, folhas de alumínio e celulose, evitando assim a necessidade
de elementos de terras raras em sua produção.
TS2 relata que "a longevidade do Pi-Pop o diferencia das e-bikes
tradicionais. Enquanto as baterias de lítio normalmente duram de cinco a seis
anos, os supercondensador no Pi-Pop são projetados para ter uma vida útil de 10
a 15 anos. Isso prolonga a usabilidade da bicicleta, reduzindo o desperdício e
minimizando o impacto ambiental associado ao desfazer-se da bateria".
Outra vantagem para a
bicicleta “Pi-Pop” é que nunca há necessidade de carregá-la quando
ela está parada. Você nunca vai andar de bicicleta e perceber que esqueceu de
carregá-la.
Segundo Lelièvre, "não podemos inovar se perdermos o controlo da
produção. Quando falamos de desenvolvimento sustentável, transição ecológica e
transição energética, precisamos de criar empregos". A empresa
de Lelièvre emprega 25 pessoas.
Atualmente, a “Pi-Pop” produz
100 bicicletas por mês. E daqui para frente a empresa pretende produzir pelo
menos 1.000 bicicletas por mês em 2024.
Fonte: Bicycling
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