Cerca de três centenas de amantes participaram no evento
Texto e fotos: José
Morais
Depois de dois anos e meio parados, motivados pela pandemia, voltamos novamente à estrada, e estivemos este domingo, o último dia de julho no passeio de Palmela, na sua 33ª edição, denominado de “Vinha em Flor”.
A concentração aconteceu
pelas 8 horas no Largo São João Baptista em Palmela, à espera dos participantes
estavam alguns miminhos, bolos, sumos, água, um bom moscatel da cooperativa
Camolas ou um Licor Beirão, oferta dos patrocinadores da Associação Desportiva
Palmelense, organizadora do passeio.
Confirmadas as inscrições, pelas 9 horas tudo estava apostos para início às pedaladas pelo concelho de Palmela, que tinham uma extensão de 61 quilómetros, divididos por duas etapas, a primeira com os cicloturistas a passarem por Volta da Pedra, Palmela Gare, Lau, Lagameças, Poceirão e Fernando Pó, aqui foi tempo de fazer uma paragens para reabastecer, águas, sumos, frutas e bolos esperavam os participantes, que conviviam entre si.
De regresso à estrada a caravana seguiu, por Bairro da Margaça, Agualva, Bairro Padre Norberto e Aires, com a chegada ao local da partida, o Largo São João Baptista cerca das 12,30 horas, temos de referir que o último quilómetro e meio (1,5 kms), foi efetuado em “Roda Livre” com uma subida de 1ª categoria, para dar mais animo ao passeio, onde o primeiro participante a chegar ao topo da subida, tinha à sua espera um prémio surpresa.
Olhando
o passeio:
Tivemos um excelente passeio, com uma organização a dar o seu melhor, e a preocupação de que tudo corresse bem, um evento com preocupações desde o início, onde todos os participantes tinha algo importante que ultimamente em alguns passeios tem sido incerto, a segurança caso surgir-se algum acidente, um seguro que garantia a todos os participantes uma cobertura de participação.
Motivado pelo muito calor que se fez sentir, a organização colocou ainda
na primeira parte do percurso a meio antes do abastecimento, uma viatura para
distribuir águas aos cicloturistas, algo que se veio a repetir também depois da
segunda parte do passeio, a fim de garantir o bem estar de todos.
Em conversa com diversos participantes, todos estavam contentes tanto com o passeio, como a organização, tudo correu bem, sem incidentes, o que todos deram os parabéns pela excelente forma organizada, e a maneira como se conseguiu manter uma velocidade de cicloturismo, acessível a todos os participantes.
E como bem receber da Associação Desportiva Palmelense, o final também
foi de convívio, mais uma vez estava à espera de todos, sumos e águas, e para
os mais diga-se atrevidos, um Licor Beirão ou um bom moscatel.
Foi então tempo de entrega de lembranças, com a organização a chamar ao palco os participantes, cabendo a primeira lembrança à nossa Revista pela nossa disponibilidade, e pela cobertura do evento, o qual agradeço, e foi uma honra ter marcado presença.
Seguiram-se as senhoras participantes, nove no total, onde foram entregues à mais idosa e à mais uma lembranças, e ainda distribuída flores por todas elas. Seguia-se entrega de lembrança ao participante mais novo, e ao mais idoso, esta de referir que foi para o José Rafael, que com os seus 89 anos de idade ainda pedalou a bom ritmo, o mais velho do pelotão nacional, seguindo-se depois a entrega de lembranças a todas as equipas, com um final a agradecer a presença de todos, e os votos de poderem marcar novamente em 2023, desta vez na 34ª edição.
E quase em final de reportagem, Madail Claro o presidente da Associação Desportiva Palmelense falava à nossa reportagem, ele que foi homenageado pela Associação, colegas de equipa e sócios, sendo-lhe entregue uma placa, pela sua dedicação à Associação, pelo desempenho que tem feito ao longo dos anos, pela luta que tem em manter o cicloturismo, e como se dedica à modalidade, e o mesmo em poucas palavras dizia: “Foi um passeio espetacular, os participantes adoraram, todos chegaram ao fim, com mais ou menos dificuldades, para o ano esperamos ter mais pessoas ainda, foi muito bom, tivemos um evento em segurança, todos se divertiram que era o essencial, a camaradagem, é este o espirito do cicloturismo, e para 2023 esperamos estar novamente em força, um obrigado a todos”.
E foram estas a palavras do presidente da Associação Desportiva
Palmelense, num passeio sem dívida top, como devem de ser os passeios de
cicloturismo, uma maneira de divertir e conviver com agrado de todos.
Regressamos, estamos de volta, conseguimos umas belas imagens, tivemos
diversos diretos, demos voz, imagem e som a uma modalidade que nos últimos
tempos não tem tido o verdadeiro destaque e valor de que merece por quem de
direito.
Podem visualizar as fotos deste passeio em: https://photos.google.com/share/AF1QipPMNDKX1_ABAGDXhQm031wImd0PIUivv-3VIRiGg-mHSUPSyO_oK7negd8XLz1DJA?key=bzBxaDVJQjVFcGpuaVNSQVFNZ3VXd25NcVBsT1hn
Ficam os votos de bons passeios boas pedaladas.
Sem comentários:
Enviar um comentário