terça-feira, 29 de setembro de 2020

“Volta a Portugal, Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi o mais rápido na 2ª Etapa, vence isolado”


Por: José Morais

Foto: RTP

Realizou-se hoje a segunda etapa em linha da Volta a Portugal Edição Especial, teve uma extensão de 167 quilómetros, e ligou Paredes ao Alto da Senhora da Graça.

Vitória de Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi o mais rápido na Senhora da Graça, vence isolado, e é o novo camisola amarela numa etapa bem disputado e renhida., com momentos maravilhoso, e paisagens deslumbrantes.

 

“História da etapa”

Ao quilómetro 11,4 o pelotão passou compacto no prémio de montanha de quarta categoria, em Rebordosa, com David Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport) a ser 1º, Fábio Costa (Kelly-Simoldes-UDO) 2º, e Ángel Sánchez (Miranda-Mortágua) 3º, na passagem PM 4.ª Categoria na Rebordosa, entretanto abandona, na sequência de uma queda, Nigel Ellsay (Rally Cycling).

Ao quilómetro 15, 13 corredores iniciam uma fuga, foram eles; Ricardo Mestre (W52-FC Porto), Hector Sáez (Caja Rural-Seguros RGA), Hideto Nakane (Nippo Delko Provence), Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Nuno Meireles (Aviludo-Louletano), Luís Mendonça (Efapel), Fábio Oliveira (Feirense), Rafael Lourenço (Kelly-Simoldes-UDO), Gonçalo Leaça (LA Alumínios-LA Sport), Joaquim Silva (Miranda-Mortágua), Hugo Nunes e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), e ao quilómetro 23,5, já levavam 2m e 45 s do pelotão.

Ao quilómetro 31,2 surge a passagem na Meta Volante de Paredes, Luís Mendonça (Efapel) a ser 1º, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) 2º, e Gonçalo Leaça (LA Alumínios-LA Sport), 3º.

Ao quilómetro 45 a Efapel estava na frente do pelotão, que rolava com um atraso de 3m10s dos fugitivos, entretendo no Km 66,6 a Meta Volante de Amarante, com Luís Mendonça (Efapel) a ser1º, César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) 2º, e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) 3º.

Ao Km 83,3 era atingida a segunda hora de corrida com uma média de 41,6 km/h, e no Km 93 na subida para a serra do Marão, os fugitivos tinham 2m40s de vantagem sobre o pelotão, onde a Efapel endureci dia a corrida.

Ao Km 96 na passagem no P. Montanha 1.ª Cat. Serra do Marão, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista)1º, Luís Mendonça (Efapel)2º, Joaquim Silva (Miranda-Mortágua) 3º, Ricardo Mestre (W52-FC Porto) 4º, Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) 5º, e César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) 6º.

Ao Km 110,7 no P. Montanha 4.ª cat. Velão, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) 1º Luís Mendonça (Efapel) 2º, e Gonçalo Leaça (LA Alumínios-LA Sport) 3º, e o Pelotão estava a 1m15s, entretanto na subida de primeira categoria para o Barreiro, a frente corrida perdeu alguns elementos, e apenas Ricardo Mestre (W52-FC Porto), Luís Mendonça (Efapel), Hugo Nunes e Daniel SIlva (Rádio Popular-Boavista) se mantiveram na dianteira, entretanto o Pelotão já estava apenas a 1m19s, e ao Km 127 era Ricardo Mestre (W52-FC Porto) que impunha o ritmo na frente da corrida.

Entretanto em plena subida para o Barreiro, o azar bate à porta de Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport) caiu sozinho no pelotão, mas regressou à estrada, mas com a vida complicada para retomar o contacto com o pelotão, na difícil subida do Barreiro.

Com a geral a começa a jogar-se ao longe, ao Km 131 Amaro Antunes (W52-FC Porto) ataca dentro do pelotão, mas ao mesmo tempo respondem vários homens que aspiram à geral, o caso de Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

Ao Km 133 é Ricardo Mestre (W52-FC Porto) que se isola-se na subida pra o Barreiro, Hugo Nunes e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) estavam logo a seguir, entretanto no pelotão saia Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), que ficou mais perto dos boavisteiros, depois de "descarregar" Amaro Antunes (W52-FC Porto).


Entretanto na descida para Mondim, Ricardo Mestre (W52-FC Porto) pedala com 10 segundos de vantagem sobre Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Hugo Nunes e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) e Amaro Antunes (W52-FC Porto), e o Pelotão a 1m07s da cabeça de corrida, com a Efapel a ser atacada e, por isso, e comandava o pelotão, procurando fazer baixar a diferença.

A 27 km para a meta, foi a junção na frente da corrida, a mesma era formada por Amaro Antunes e Ricardo Mestre (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Hugo Nunes e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista).  Ao Km 142 o Pelotão estava só a 1m00s do quinteto que pedalava na frente, e é Ricardo Mestre (W52-FC Porto) que comandava e puxava o grupo da frente.

A Efapel entrou na cabeça do pelotão do camisola amarela, que continuava a 1m00s dos fugitivos.

A 15 km da meta a Efapel comandava o pelotão, a 1m03s dos fugitivos Amaro Antunes e Ricardo Mestre (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Hugo Nunes e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a luta pela geral está ao rubro e, ao contrário das mais recentes chegadas à Senhora da Graça, os ataques de homens da geral fizeram-se de longe.

A 10 Km para o final a etapa ficava mais ao rubro, com os fugitivos a aumentarem para 1m16s a diferença para o pelotão. Na Frente da corrida no início da subida para a Senhora da Graça, Ricardo Mestre (W52-FC Porto) acabou o seu trabalho, puxou a fuga até na subida final deixou-se ficar par atrás, deixando apenas quatro homens no comando.

A 7 km do final na frente descola Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), e sobra Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) na frente da corrida.

6 km para o fim, Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mantinham-se na frente, o Pelotão, ainda era numeroso, mas estava a mais de 1 minuto, o ritmo atrás não é suficientemente forte para promover a aproximação, nem sequer para reduzir a vantagem do duo da frente.

A 5 km da meta eram muitas as movimentações no do líder, João Benta (Rádio Popular-Boavista) é um dos homens que tentou sair do grupo e António Carvalho (Efapel) coloca o "passo" no grupo do camisola amarela.

A 4 km da meta Frederico Figueiredo e Amado Antunes sozinhos no comando da corrida, a vantagem dos fugitivos aumentava para o grupo do camisola amarela, 1m19s, e a 3 km para a meta na frente: Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e Seguia Simon Carr (Nippo Delko Provence), David Rodrigues e João Benta (Rádio Popular-Boavista), o grupo do camisola amarela estava a 1m20s.

Entretanto a 2 km para a meta, Frederico Figueiredo passa mais pela frente do que Amaro Antunes na dianteira, João Benta cansou-se da modorra do grupo do camisola amarela e foi sozinho em perseguição dos dois primeiros da etapa.

A 1 km do final Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) na frente, enquanto Simon Carr (Nippo Delko Provence) e João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 56 segundos, estavam do grupo do camisola amarela a 1m36s.

Apenas a 400 metros, Amaro Antunes (W52-FC Porto) arranca para a meta e foi o vencer a etapa. Amaro Antunes (W52-FC Porto) vence no alto da Senhora da Graça, a camisola amarela mudou, e foi vestida por Amaro Antunes, novo comandante da geral, os três primeiros na Senhora da Graça fora, 1º Amaro Antunes (W52-FC Porto), 2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), e em 3º João Benta (Rádio Popular-Boavista). Amaro Antunes (W52-FC Porto) vence no alto da Senhora da Graça, a camisola amarela muda, e Amaro Antunes é o novo comandante da geral, com Amaro Antunes (W52-FC Porto) a ser o 1º a cortar a meta, seguido de Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) em 2º, e João Benta (Rádio Popular-Boavista) em 3º.

Fica as classificações provisórias, e a imagem do vencedor da etapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com