sábado, 5 de agosto de 2017

“Campeonato da Europa de Estrada/Masculinos”

Francisco Campos 14.º na prova de fundo para sub-23

Por: José Carlos Gomes

O português Francisco Campos foi o 14.º classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, disputada na manhã deste sábado, em Herning, Dinamarca.

Os 160,8 quilómetros foram disputados a alta velocidade, num terreno totalmente plano, mas em condições adversas, devido à chuva e ao vento que, a espaços, fustigaram o pelotão. Os cinco elementos da Equipa Portugal tiveram percalços, com vários furos e quedas a marcarem a jornada.

Apesar disso, a Equipa Portugal pedalou com personalidade. João Almeida, André Carvalho e Gaspar Gonçalves cumpriram exemplarmente a missão de trabalhar para os corredores mais rápidos, César Martingil e Francisco Campos. As quedas de André Carvalho e de Gaspar Gonçalves, na última das oito voltas ao circuito, impediram os sprinters lusos de terem lançadores.

César Martingil furou a 600 metros da chegada e ainda se viu envolvido numa queda na reta da meta, da qual escapou sem cair, mas saindo a correr a pé rumo às barreiras para evitar males maiores. Francisco Campos lutou até final, envolveu-se no sprint e conseguiu o 14.º lugar, com o mesmo tempo do pelotão principal, que ficou a 3 segundos do vencedor, o dinamarquês Casper Pedersen.

As medalhas foram discutidas por quatro corredores que atacaram na última volta e que conservaram uma margem curta, mas suficiente para lutar pelo pódio. O mais forte foi Casper Pedersen, seguido pelo francês Benoit Cosnefroy e pelo suíço Marc Hirschi, ambos a 1 segundo.

"Foi um bom trabalho de equipa, apesar dos muitos azares. Os três corredores de trabalho cumpriram o seu papel. Foi pena que o André Carvalho e o Gaspar Gonçalves tenham caído. Além disso, houve imensos furos. A nossa seleção teve mais furos hoje do que nas corridas anteriores todas juntas", conta o selecionador nacional, José Poeira.

"Eu hoje vinha mesmo bem. Os colegas de equipa trabalharam muito, mas foi pena já não estarem na parte final para me lançarem. Com mais ajuda e sem o esforço extra a que fui obrigado por dois furos, acredito que o top 10 era garantido", frisa Francisco Campos.

Os vários percalços fizeram com que Francisco Campos fosse o único luso creditado com o tempo do pelotão principal. O aniversariante João Almeida foi o 65.º, a 11 segundos, César Martingil foi 110.º, a 1m35s, Gaspar Gonçalves cortou a meta no 134.º lugar, a 12m37s, e André Carvalho foi o 135.º, a 15m35s.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com