segunda-feira, 8 de julho de 2019

“Rui Dolores alcançou a 5ª posição no XTERRA França 2019”

Pauline Vie e Rui Dolores participaram no XTERRA França, onde conquistaram a 5ª e 14ª posições respetivamente.

No domingo, dia 7 de julho, realizou-se em Xonrupt Longemer, França, uma das provas mais competitivas do XTERRA Europe e a primeira Gold da época.

Na 9ª etapa do XTERRA Europa estiveram presentes os melhores atletas da elite desta competição, inclusive o espanhol Ruben Ruzafa, vencedor das últimas cinco edições desta etapa.

Com a temperatura da água a 24º, a natação foi realizada sem fato isotérmico e com Rui Dolores a nadar no grupo principal até metade do percurso. «No retorno da última boia abri um espaço e acabei por me inserir até ao final num pequeno grupo mais lento, perdendo cerca de um minuto para os principais atletas.» O triatleta saiu com Arthur Forissier, Arthur Serrieres, Ruben Ruzafa e Francois Carloni a um minuto do primeiro grupo. «O segmento de BTT foi mais longo do que o habitual, com 40km, onde consegui encontrar um bom ritmo e ter boas sensações.» Dolores alcançou alguns atletas em prova e fez a segunda transição na 5ª posição. «Apesar de conseguir um bom ritmo, este não se revelou suficiente para alcançar o 4° atleta que estava a cerca de 1’30”, mas cheguei à meta segundos depois». O triatleta nacional fez o tempo de 3:02:05, a apenas a 6’’ do 4º classificado, o francês Maxim Chane, que completou a prova em 3:01:59. «Foi a prova mais competitiva desta época até agora», afirma Rui Dolores.

Os dois primeiros atletas a passar a meta do XTERRA França foram Arthur Forissier e Arthur Serrieres, ambos de nacionalidade francesa, com os tempos de 2:54:32 e de 2:54:41. O terceiro lugar do pódio foi alcançado por Ruben Ruzafa, o espanhol que tinha vencido esta prova de 2014 a 2018.

 

Nesta XTERRA Europa Pauline Vie já subiu ao pódio duas vezes

Pauline Vie deu um salto competitivo nesta época, considerada jovem revelação em algumas provas do XTERRA Europa 2019. Com dois pódios alcançados, a atleta sabia que seria uma prova dura, a mais competitiva da época, com um segmento de BTT muito técnico, 40km de 1100 metros de desnível positivo e «as suas míticas rampas» e uma corrida com 300d+.

«Sendo quase 70 pros em prova, consegui manter-me nos pés a nadar o que me fez sair perto da Morgane Riou», explica Pauline.

Pauline iniciou o segmento de ciclismo com boas sensações, a controlar a distância, quando o inesperado aconteceu: a triatleta perdeu o selim, sem saber explicar semelhante situação: «A partir do momento em que perdi o selim, desistir não era opção, mas sabia que já não me encontrava na competição para o top 10». Sem maneira de voltar a colocar o selim, e sem assistência técnica que permitisse resolver fosse o que fosse, Pauline Vie continuou em prova a 25km de terminar o BTT. «Em 25km devo ter realizado apenas 1km a andar com a bicicleta.» Pauline Vie nem pensou muito bem no que estava a acontecer durante aquele segmento, mas pagou a fatura na corrida. «Quando comecei a correr o corpo lembrou-se de chamar a atenção. Nem tinha força para levantar bem os joelhos nas partes mais técnicas, o que me fez cair duas vezes tal era o cansaço acumulado. A segunda queda foi pior porque bati com a cabeça, o que me fez correr o resto um pouco tonta.»

Estes contratempos podiam ter-se revelado impeditivos de terminar a prova, o que só não aconteceu aconteceu porque Pauline Vie mostrou uma resiliência enorme: «Há coisas que não podemos controlar, mas podemos controlar a nossa reação perante as coisas. Não deixem de acreditar e lutar pelo que vos faz vibrar», remata a triatleta.

Depois de 9 etapas realizadas das 14 do XTERRA Europa, Rui Dolores mantém-se na liderança, enquanto Pauline Vie está na 8º posição do ranking.

Boa sorte aos nossos triatletas nas próximas provas!

Fonte: FPT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com