domingo, 6 de agosto de 2017

“Campeonato da Europa de Estrada”

Machado e Mendes tentam surpreender e acabam no pelotão

Por: José Carlos Gomes

Tiago Machado e José Mendes atacaram várias vezes para evitar uma chegada ao sprint, mas o pelotão terminou compacto a prova de fundo para elite do Campeonato da Europa, em Herning, Dinamarca, coroando o norueguês Alexander Kristoff como sucessor de Peter Sagan.

Os 241,2 quilómetros começaram lentos, deixando que se formasse uma fuga de três elementos que, sabia-se, não ficaria para a história da competição. Com cerca de metade da prova realizada, a seleção italiana foi surpreendida numa “bordure”, ficando o chefe-de-fila, Elia Viviani, atrasado. As formações rivais aproveitaram para acelerar, acabando com a fuga existente e forçando os transalpinos a trabalhos forçados para se recolocarem.

O português Rafael Reis acabou por ser uma vítima colateral da guerra entre as seleções mais apetrechadas. O palmelense tinha parado para satisfazer necessidades fisiológicas no momento da aceleração e, não tendo as melhores sensações, já não foi capaz de reentrar.

A corrida estava lançada e não parou até final. Sucederam-se as tentativas de fuga e a correspondente resposta das equipas com velocistas. Sem sprinters, Portugal sabia que a única possibilidade de um bom resultado passava por conseguir colocar um dos seus elementos numa fuga que surgisse já na parte final.

José Mendes e Tiago Machado tentaram várias vezes sair do pelotão, mas a resposta pronta do grupo principal gorou as possibilidades nacionais. Mais perto do sucesso esteve o norueguês, que saltou do pelotão a 6,5 quilómetros do final, liderou um grupo de três elementos do qual se isolou para ser alcançado já com a meta à vista, por força da perseguição movida pelos italianos.

O esforço de Edvald Boasson Hagen não foi em vão, pois a vitória acabou por sorrir ao compatriota Alexander Kristoff, após um duelo apertado com Elia Viviani, cujo resultado se discerniu com recurso ao “photo finish”. O terceiro foi o holandês Moreno Hofland.

Os portugueses chegaram integrados no pelotão, embora com diferenças de tempo para o vencedor, devido aos cortes provocados por uma queda violenta de alguns corredores na reta final. Tiago Machado foi o 35.º, a 11 segundos, e José Mendes 69.º, a 36 segundos.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com