terça-feira, 13 de setembro de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/ Campeonato da Europa de Estrada

Portugal inicia Europeu com contrarrelógios de sub-23 e juniores

A Seleção Nacional/Liberty Seguros inicia, nesta quarta-feira, a participação no Campeonato da Europa de Estrada, que decorre, até domingo, na Bretanha, França. As primeiras corridas com lusos em acção são os contrarrelógios de juniores e de sub-23.

Os exercícios individuais vão disputar-se nesta quarta-feira, ao longo de 25 quilómetros, entre Jossin e Plumelec. As duas provas têm exactamente o mesmo percurso, com final na Côte do Cadoudal, que, nos contrarrelógios, não será subida em toda a sua extensão, embora ainda conte cerca de um quilómetro de ascensão.

Os primeiros a entrar em acção são os juniores Daniel Viegas e João Almeida. O representante nacional em sub~23 é Ivo Oliveira. Os horários de partida serão conhecidos ao final da tarde desta terça-feira.

“O percurso do contrarrelógio está bem desenhado e é equilibrado, conjugando alguns topos com as partes mais planas. O percurso é bom. Esperamos poder melhorar o que fizemos no ano passado, tanto em sub-23 como em juniores”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.

Há um ano, o melhor resultado em juniores foi alcançado por João Almeida, que ficou na 38.ª posição. O melhor sub-23 foi Gaspar Gonçalves, no 18.º lugar. Ivo Oliveira vai estrear-se em Europeus de estrada enquanto sub-23 e está expectante quanto à prova desta quarta-feira.

“Não gosto muito de percursos totalmente planos e este tem várias subidas, vai ser preciso aplicar muita potência. Fiz hoje o reconhecimento do percurso e agradou-me o traçado. No entanto, como é o primeiro contrarrelógio que faço, a este nível, como sub-23 ainda não sei bem o que esperar em termos de resultado”, admite Ivo Oliveira.

“Só posso prometer dar o meu melhor. O percurso é duro, não tem grandes zonas de descanso. Gosto deste contrarrelógio. Acredito que posso fazer um bom resultado, até porque me sinto melhor do que no ano passado”, diz João Almeida.

Daniel Viegas admite que não conhece bem os adversários, mas garante que vai “dar o máximo para tentar um top 20. O percurso enquadra-se nas minhas caraterísticas, porque é plano com alguns topos. A maior dificuldade é a subida para a meta. Será preciso guardar alguma energia para o final”.

Nelson Oliveira, que hoje chegou ao quartel-general da Seleção Nacional/Liberty Seguros, instalado em Vannes, irá competir na quinta-feira, no contrarrelógio de elite, uma prova de 44 quilómetros.

Entre sexta-feira e domingo vão disputar-se as corridas de fundo. Para a prova de elite estão convocados André Cardoso (Cannondale-Drapac), José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), José Mendes (Bora-Argon18), Rui Costa (Lampre-Merida), Sérgio Paulinho (Tinkoff) e Tiago Machado (Katusha). A participação de José Mendes é uma incógnita. O departamento clínico da Seleção Nacional/Liberty Seguros está ainda a analisar o estado físico do corredor, ao qual o departamento médico da equipa Bora-Argon18 recomendou repouso, depois de o ciclista terminar a Vuelta com dores esquelético-musculares.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros de sub-23 será formada por André Carvalho, Ivo Oliveira e Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass) e por Nuno Bico (Klein Constantia).

Portugal vai também ter em competição quatro juniores, João Almeida e Daniel Viegas (Bairrada), Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e por Pedro Teixeira (ACDC Trofa).

A representação feminina estará a cargo da elite Daniela Reis (DN17 Poitou Charentes) e da júnior Soraia Silva (Bairrada).

Provas com participação de portugueses

14 de setembro

11h00: Contrarrelógio de Juniores Masculinos – 25 km

13h30: Contrarrelógio de Sub-23 Masculinos – 25 km

15 de setembro

13h00: Contrarrelógio de Elite Masculinos – 44 km

16 de setembro

9h00: Prova de Fundo Juniores Femininas – 69,5 km

12h30: Prova de Fundo Juniores Masculinos – 125,1 km

17 de setembro

8h00: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos – 152,9 km

13h00: Prova de Fundo de Elite e Sub-23 Femininas – 111,2 km

18 de setembro

9h30: Prova de Fundo de Elite Masculinos – 236,3 km

Horários apresentados de acordo com a hora portuguesa

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com