sexta-feira, 25 de maio de 2018

“NOVO XTR M9100 TRAZ O MAIS VERSÁTIL GRUPO PARA ATLETAS DE XC, ENDURO E MARATONAS”

XTR M9100: Desenhado para ir ao encontro das exigentes necessidades dos atletas de alta competição, com uma performance e experiência incomparável.

Por: Nuno Candeias

Se existe algo que temos a certeza nesta vida, é o facto do BTT a nível mundial continuar a explorar os limites. As provas de montanha anualmente com disciplinas estão a tornar-se mais exigentes e as bicicletas mais capacitadas. Se os ciclistas necessitam de componentes mais leves, maior controlo das suas bikes ou de sistemas de transmissão mais versáteis, o novo XTR levou mais longe que nunca o desafio da evolução com um conjunto de desenvolvimentos que vão garantir mais velocidade, foco e controlo aos atletas de BTT.

Os pilotos de XC, maratonas e Enduro procuram constantemente alcançar um equilíbrio justo entre velocidade, concentração e controlo, e assim cada deste pontos foi analisado e otimizado durante o desenvolvimento da serie XTR M9100 da Shimano.  

O Novo XTR caracteriza-se pela sua inovadora cassete de 12 velocidades com opções de andamentos 10-45D  ou 10-51D, pinças de travão  de 2 ou 4 pistons, e um novo cubo  com nova tecnologia MICRO SPINE da Shimano.Tal como manetes e pinças de travão redesenhadas que permitem aos pilotos posicionar os  controlos, inclui ainda um manipulo  XTR de espigão regulável  desenhado e posicionado estrategicamente para maior conforto e acção rápida. Em conjunto, com os novos desenvolvimentos consegue-se poupar para cima de 150gr em peso para o piloto de XC e acima de 90gr para pilotos de Enduro com a promessa de comutação mais intuitiva para aprimorar a concentração nos trilhos.

Bas Van Dooren, Líder de equipa de Produto: “ velocidade, concentração, controlo, foram as palavras que estiveram sempre presentes durante a fase de desenvolvimento. Desenhámos o novo XTR para melhorar aceleração e velocidade reduzindo drasticamente as perdas de força da transmissão com um redesenhado sistema de transmissão, Levámos em consideração a precisão com o desenvolvimento de componentes que tornassem a montagem na haste de guiador mais intuitiva. O novo XTR não uma atualização do M9000, foi redesenhado de raiz para podermos encontrar os melhores componentes para o BTT, seja para XC, maratonas ou Enduro.”

NOVA GERAÇÃO DE VELOCIDADE

Cassete:

Os desenvolvimentos na transmissão tiveram como ponto de partida, minimizar passagens de mudança, para trazer ao ciclista um melhor ritmo e cadência entre cada passagem de mudança e assim melhorar no final a sua velocidade geral. O resultado disto, foi a criação de um carreto de 51 dentes, o qual vem com a mesma passagem de 6 dentes como acontece nos últimos 3 carretos (10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51D) de modo a manter a cadência.

O novo XTR apresenta ainda uma nova cassete de 12 velocidades 10-45D (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45D) para percursos BTT rápidos ou menos íngremes sem alterações drásticas de cadência. A opção 10-45D (CSM9100-12) é para atletas de XC que pretendam passagens pequenas de mudança e uma montagem mais leve, 10-51D (CS-M9100-12) desenvolvida para o atleta de trail que se cruza inesperadamente com mais subidas.

Ambas as cassetes usam atraentes e diferentes tipos de metal para diferentes carretos para atingir o melhor equilíbrio entre peso e durabilidade. Os carretos maiores usam alumínio, os carretos intermédios usam titânio e os mais pequenos usam aço.

Com o novo XTR chega ainda uma terceira opção de cassete de 11V (CS-M9110-11), para atletas que pretendem criar rodas mais rígidas e leves. Essencialmente esta opção é baseada na cassete de 10-51D onde foi removido o carreto 51D para criar uma cassete de 11V mas com o mesmo espaçamento  das cassetes de 12V.

Tecnologias do Cubo: Para o encaixe nos sistemas de 12V, a Shimano re-estruturou o design do cepo com uma nova tecnologia conhecida como MICRO SPLINE que permite o encaixe nas suas cassetes. Assim como a introdução da tecnologia SCYLENCE nos cubos traseiros da Shimano. Esta tecnologia substitui os linguetes tradicionais por um sistema de embraiagem que permite reduzir o atrito enquanto gira, um encaixe mais rápido criando um cubo virtualmente silencioso, o que te permite estar mais concentrado no trilho à tua frente. Os cubos da frente estão disponíveis em 100 e 110mm com 15mm de eixo passante, os cubos de trás disponíveis nas opções de 142mm e 148mm (especificações Boost) com eixo passante de 12mm ( HB-M9110/B  / FH-M9110/B)

Pedaleiro: Em conjunto com uma corrente de 12 V de elo engate rápido (CN-M9110) um pedaleiro de 12 velocidades (FC-M9100/M9120-1) com cranque oco.

Para os atletas de XC com 1x12V uma gama alargada de rodas pedaleiras simples disponiveis desde 30D-38D mais leves cerca de 80 gramas. Os atletas de Enduro que correm com 1x12V podem adicionalmente colocar o sistema de retenção de corrente (SM-CD800 ou modelo ISCG05), e têm ainda a opção do pedaleiro FC-M9120 com maior distância entre cranque para montagem específicas em determinados modelos de quadros.

Os atletas que preferem mais combinações de andamentos para maior controlo em todos os tipos de terrenos têm a opção de 2 x12V, pedaleiro FC-M9100/M9120-B2) em 38-28D que podem utilizar com a cassete 10-45D ideal para corridas mais longas e maior número de subidas.

Mudanças: No XTR vamos ter 3 opções de mudanças de trás (a RD-M9100-SGS/GS caixa super longa e caixa longa ou a RD-M9120-SGS para pedaleiros duplos), todas elas com um design agressivo, compacto, angular e muito lustroso em alumínio adonisado. Para auxiliar a performance na passagens de mudanças as roldanas vão desde os 11D no XTR M9000 para uma maior dimensão 13D para melhorar a retenção da corrente e em combinação com a mudança traseira de design SHIMANO SHADOW RD+, que ajuda a minimizar ressaltos da corrente.

As mudanças da frente, vão estar disponíveis também em 3 diferentes estilos dependendo do tipo de quadro. Tipo-D, Tipo-E e Tipo-M, todos os modelos caracterizam-se por utilizarem a tecnologia SIDE SWING, o que permite reduzir o esforço de comutação e tornar a passagem de mudanças mais suave.

MAIOR FOCO NA COMUTAÇÃO

Manípulos: A teoria por detrás do design do manípulo foi permitir ao piloto adaptar-se instantaneamente às mudanças de condições no terreno ao conseguir fazer uma alteração em décimos de segundo à sua integração no cockpit. E tal foi alcançado com a criação de um novo sistema de integração I-SPEC EV, que permite instalar em conjunto manete e manipulo. O novo I-SPEC EV permite uma deslocação lateral de 14mm e uma rotação posicional de 60 graus, este fabuloso sistema permite ao atleta reajustar o posicionamento da mão para melhor ergonomia durante a operação das manetes ou dos manípulos, além de conseguirem ter uma haste guiador mais ‘limpa’. 

Assim como, a Shimano introduziu também um manipulo especifico para espigões reguláveis (SL-MT800-IL) com sistema  montagem I-SPEC-EV  compatível  com a maioria dos manípulos de ajuste existentes no mercado incluindo o espigão regulável Koryak.

Em adição, nos novos manípulos foi reduzido o esforço durante a ação de comutação, ficando incrivelmente leves o que permite ao atleta executar uma passagem mais intuitiva, com o mínimo de movimentos dos dedos.

Os manípulos transportam algumas das tecnologias da geração anterior, como RAPIDFIRE plus, libertação nos 2 sentidos, e multi-libertação. Novo para os manípulos M9100 é um conversor de 11 para 12 velocidades (SL-M9100-R/-IR) no manipulo traseiro para o atleta escolher 11v a quando da montagem de cubo com a falange mais larga. Para 2x12v o manípulo da frente (SL-M9100-IL / SL-M9100-L) foi desenvolvido com novo design, uma alavanca simples com uma operação muito intuitiva e simplificada, uma única alavanca para colocar e retirar mudanças.

MANTER SEMPRE O CONTROLO

Travões: O design da manete de travão (XTR M9100 - manetes (BL-M9100/M9120)) sofreu alteração; a abraçadeira e a alavanca da manete foi reposicionada. a abraçadeira recuou ligeiramente para o centro do corpo da manete, e o limite da alavanca está inteligentemente  suportada  contra a haste para criar mais firmeza na travagem  com mais contacto direto e maior controlo durante a travagem.

A opção de 2 pistons (BR-M9100) vem com uma manete de XC mais leve com a possibilidade de ajustar o alcance da alavanca de travão. O travão de 4 pistons (BR-M9120) traz também manetes de travão especificas, com a possibilidade de ajuste do alcance da mão, ajuste “free-stroke” e tecnologia Servo Wave para aumentar rapidamente a ação de contacto entre calços e rotor. Ambas as pinças são produzidas em alumínio, utilizam ambas tubo de travão hidráulico de alta rigidez para obter uma travagem rápida e potente.

Pastilhas de travão e rotores: Para igualar as pinças redesenhadas as pastilhas sofreram também alterações. Para quem optar pelas pinças de 4 pistons, será necessário as pastilhas (N03/4A resina/metal), para as pinças de 2 pistons temos pastilhas sem alhetas (K02/4S resina/metal, e a opção K02/4Ti Titânio)

O design dos rotores vai utilizar a reformulada tecnologia de construção ICE-TECHNOLOGIES FREEZA deste modo o peso foi reduzido e aumentou o poder de dissipação de calor.

Nos rotores de 140mm e 160mm retirou-se 5 e 10 gramas respetivamente. Esta construção permitiu durante os testes reduzir cerca de 20º  de temperatura nos discos de 180 e 203mm, no rotor de 203mm foi ainda retirado cerca de 30 gramas no peso comparativamente à versão ( RT99).

O MELHOR DO MELHOR

Com o sistema completo o novo XTR M9100 vem responder às questões que estão a ser colocadas pelo atletas. Como é que podemos combinar máxima eficiência, com uma maior gama de andamentos, maior potência de travagem , durabilidade e uma transmissão ainda mais eficiente? XTR M9100: Second to none

Distribuição oficial para Portugal: Sociedade Comercial do Vouga, Lda

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Ficha Técnica

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