Por: Nuno Candeias
Se existe algo que temos a certeza nesta vida, é o facto do
BTT a nível mundial continuar a explorar os limites. As provas de montanha
anualmente com disciplinas estão a tornar-se mais exigentes e as bicicletas
mais capacitadas. Se os ciclistas necessitam de componentes mais leves, maior
controlo das suas bikes ou de sistemas de transmissão mais versáteis, o novo
XTR levou mais longe que nunca o desafio da evolução com um conjunto de desenvolvimentos
que vão garantir mais velocidade, foco e controlo aos atletas de BTT.
Os pilotos de XC, maratonas e Enduro procuram
constantemente alcançar um equilíbrio justo entre velocidade, concentração e
controlo, e assim cada deste pontos foi analisado e otimizado durante o
desenvolvimento da serie XTR M9100 da Shimano.
O Novo XTR caracteriza-se pela sua inovadora cassete de 12
velocidades com opções de andamentos 10-45D
ou 10-51D, pinças de travão de 2
ou 4 pistons, e um novo cubo com nova
tecnologia MICRO SPINE da Shimano.Tal como manetes e pinças de travão
redesenhadas que permitem aos pilotos posicionar os controlos, inclui ainda um manipulo XTR de espigão regulável desenhado e posicionado estrategicamente para
maior conforto e acção rápida. Em conjunto, com os novos desenvolvimentos consegue-se
poupar para cima de 150gr em peso para o piloto de XC e acima de 90gr para
pilotos de Enduro com a promessa de comutação mais intuitiva para aprimorar a
concentração nos trilhos.
Bas Van Dooren, Líder de equipa de Produto: “ velocidade,
concentração, controlo, foram as palavras que estiveram sempre presentes
durante a fase de desenvolvimento. Desenhámos o novo XTR para melhorar
aceleração e velocidade reduzindo drasticamente as perdas de força da transmissão
com um redesenhado sistema de transmissão, Levámos em consideração a precisão
com o desenvolvimento de componentes que tornassem a montagem na haste de
guiador mais intuitiva. O novo XTR não uma atualização do M9000, foi
redesenhado de raiz para podermos encontrar os melhores componentes para o BTT,
seja para XC, maratonas ou Enduro.”
NOVA GERAÇÃO DE VELOCIDADE
Cassete:
Os desenvolvimentos na transmissão tiveram como ponto de
partida, minimizar passagens de mudança, para trazer ao ciclista um melhor ritmo
e cadência entre cada passagem de mudança e assim melhorar no final a sua
velocidade geral. O resultado disto, foi a criação de um carreto de 51 dentes,
o qual vem com a mesma passagem de 6 dentes como acontece nos últimos 3
carretos (10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51D) de modo a manter a cadência.
O novo XTR apresenta ainda uma nova cassete de 12
velocidades 10-45D (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45D) para percursos BTT
rápidos ou menos íngremes sem alterações drásticas de cadência. A opção 10-45D
(CSM9100-12) é para atletas de XC que pretendam passagens pequenas de mudança e
uma montagem mais leve, 10-51D (CS-M9100-12) desenvolvida para o atleta de
trail que se cruza inesperadamente com mais subidas.
Ambas as cassetes usam atraentes e diferentes tipos de
metal para diferentes carretos para atingir o melhor equilíbrio entre peso e
durabilidade. Os carretos maiores usam alumínio, os carretos intermédios usam
titânio e os mais pequenos usam aço.
Com o novo XTR chega ainda uma terceira opção de cassete de
11V (CS-M9110-11), para atletas que pretendem criar rodas mais rígidas e leves.
Essencialmente esta opção é baseada na cassete de 10-51D onde foi removido o
carreto 51D para criar uma cassete de 11V mas com o mesmo espaçamento das cassetes de 12V.
Tecnologias do Cubo: Para o encaixe nos sistemas de 12V, a
Shimano re-estruturou o design do cepo com uma nova tecnologia conhecida como
MICRO SPLINE que permite o encaixe nas suas cassetes. Assim como a introdução
da tecnologia SCYLENCE nos cubos traseiros da Shimano. Esta tecnologia
substitui os linguetes tradicionais por um sistema de embraiagem que permite
reduzir o atrito enquanto gira, um encaixe mais rápido criando um cubo
virtualmente silencioso, o que te permite estar mais concentrado no trilho à
tua frente. Os cubos da frente estão disponíveis em 100 e 110mm com 15mm de eixo
passante, os cubos de trás disponíveis nas opções de 142mm e 148mm (especificações
Boost) com eixo passante de 12mm ( HB-M9110/B
/ FH-M9110/B)
Pedaleiro: Em conjunto com uma corrente de 12 V de elo
engate rápido (CN-M9110) um pedaleiro de 12 velocidades (FC-M9100/M9120-1) com
cranque oco.
Para os atletas de XC com 1x12V uma gama alargada de rodas
pedaleiras simples disponiveis desde 30D-38D mais leves cerca de 80 gramas. Os
atletas de Enduro que correm com 1x12V podem adicionalmente colocar o sistema
de retenção de corrente (SM-CD800 ou modelo ISCG05), e têm ainda a opção do
pedaleiro FC-M9120 com maior distância entre cranque para montagem específicas
em determinados modelos de quadros.
Os atletas que preferem mais combinações de andamentos para
maior controlo em todos os tipos de terrenos têm a opção de 2 x12V, pedaleiro
FC-M9100/M9120-B2) em 38-28D que podem utilizar com a cassete 10-45D ideal para
corridas mais longas e maior número de subidas.
Mudanças: No XTR vamos ter 3 opções de mudanças de trás (a
RD-M9100-SGS/GS caixa super longa e caixa longa ou a RD-M9120-SGS para
pedaleiros duplos), todas elas com um design agressivo, compacto, angular e
muito lustroso em alumínio adonisado. Para auxiliar a performance na passagens
de mudanças as roldanas vão desde os 11D no XTR M9000 para uma maior dimensão
13D para melhorar a retenção da corrente e em combinação com a mudança traseira
de design SHIMANO SHADOW RD+, que ajuda a minimizar ressaltos da corrente.
As mudanças da frente, vão estar disponíveis também em 3
diferentes estilos dependendo do tipo de quadro. Tipo-D, Tipo-E e Tipo-M, todos
os modelos caracterizam-se por utilizarem a tecnologia SIDE SWING, o que
permite reduzir o esforço de comutação e tornar a passagem de mudanças mais
suave.
MAIOR FOCO NA COMUTAÇÃO
Manípulos: A teoria por detrás do design do manípulo foi
permitir ao piloto adaptar-se instantaneamente às mudanças de condições no
terreno ao conseguir fazer uma alteração em décimos de segundo à sua integração
no cockpit. E tal foi alcançado com a criação de um novo sistema de integração
I-SPEC EV, que permite instalar em conjunto manete e manipulo. O novo I-SPEC EV
permite uma deslocação lateral de 14mm e uma rotação posicional de 60 graus,
este fabuloso sistema permite ao atleta reajustar o posicionamento da mão para
melhor ergonomia durante a operação das manetes ou dos manípulos, além de
conseguirem ter uma haste guiador mais ‘limpa’.
Assim como, a Shimano introduziu também um manipulo especifico
para espigões reguláveis (SL-MT800-IL) com sistema montagem I-SPEC-EV compatível
com a maioria dos manípulos de ajuste existentes no mercado incluindo o
espigão regulável Koryak.
Em adição, nos novos manípulos foi reduzido o esforço
durante a ação de comutação, ficando incrivelmente leves o que permite ao
atleta executar uma passagem mais intuitiva, com o mínimo de movimentos dos
dedos.
Os manípulos transportam algumas das tecnologias da geração
anterior, como RAPIDFIRE plus, libertação nos 2 sentidos, e multi-libertação.
Novo para os manípulos M9100 é um conversor de 11 para 12 velocidades
(SL-M9100-R/-IR) no manipulo traseiro para o atleta escolher 11v a quando da
montagem de cubo com a falange mais larga. Para 2x12v o manípulo da frente
(SL-M9100-IL / SL-M9100-L) foi desenvolvido com novo design, uma alavanca
simples com uma operação muito intuitiva e simplificada, uma única alavanca
para colocar e retirar mudanças.
MANTER SEMPRE O CONTROLO
Travões: O design da manete de travão (XTR M9100 - manetes
(BL-M9100/M9120)) sofreu alteração; a abraçadeira e a alavanca da manete foi
reposicionada. a abraçadeira recuou ligeiramente para o centro do corpo da
manete, e o limite da alavanca está inteligentemente suportada
contra a haste para criar mais firmeza na travagem com mais contacto direto e maior controlo durante
a travagem.
A opção de 2 pistons (BR-M9100) vem com uma manete de XC
mais leve com a possibilidade de ajustar o alcance da alavanca de travão. O
travão de 4 pistons (BR-M9120) traz também manetes de travão especificas, com a
possibilidade de ajuste do alcance da mão, ajuste “free-stroke” e tecnologia
Servo Wave para aumentar rapidamente a ação de contacto entre calços e rotor.
Ambas as pinças são produzidas em alumínio, utilizam ambas tubo de travão
hidráulico de alta rigidez para obter uma travagem rápida e potente.
Pastilhas de travão e rotores: Para igualar as pinças
redesenhadas as pastilhas sofreram também alterações. Para quem optar pelas
pinças de 4 pistons, será necessário as pastilhas (N03/4A resina/metal), para
as pinças de 2 pistons temos pastilhas sem alhetas (K02/4S resina/metal, e a
opção K02/4Ti Titânio)
O design dos rotores vai utilizar a reformulada tecnologia
de construção ICE-TECHNOLOGIES FREEZA deste modo o peso foi reduzido e aumentou
o poder de dissipação de calor.
Nos rotores de 140mm e 160mm retirou-se 5 e 10 gramas
respetivamente. Esta construção permitiu durante os testes reduzir cerca de 20º de temperatura nos discos de 180 e 203mm, no
rotor de 203mm foi ainda retirado cerca de 30 gramas no peso comparativamente à
versão ( RT99).
O MELHOR DO MELHOR
Com o sistema completo o novo XTR M9100 vem responder às
questões que estão a ser colocadas pelo atletas. Como é que podemos combinar
máxima eficiência, com uma maior gama de andamentos, maior potência de travagem
, durabilidade e uma transmissão ainda mais eficiente? XTR M9100: Second to
none
Distribuição oficial para Portugal: Sociedade Comercial do
Vouga, Lda
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