terça-feira, 29 de maio de 2018

“2ª Etapa 28.º GP Jornal de Notícias Leilosoc”

Fuga dá etapa a Rafael Lourenço e amarela a Nuno Meireles

Por: José Carlos Gomes

Rafael Lourenço (Liberty Seguros-Carglass) venceu hoje a segunda etapa do 28.º Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc, uma ligação de 127,5 quilómetros, entre Viana do Castelo e Monção, que levou Nuno Meireles (Miranda-Mortágua) ao topo da classificação geral individual.

A história da corrida começou a escrever-se pela iniciativa de oito homens, que partiram do pelotão com apenas 9 quilómetros percorridos. Guillaume Almeida e António Monteiro (Fortunna/Maia), Paulo Silva (LA Alumínios), Rafael Lourenço (Liberty Seguros-Carglass), Óscar Malatsetxebarria (Massi-Kuwait), Nuno Meireles e José Sousa (Miranda-Mortágua) e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) aproveitaram a apatia do pelotão para construir uma vantagem superior a 8 minutos.

Uma margem tão larga, ainda que encurtada pela perseguição do Sporting-Tavira e da Efapel, foi suficiente para que os mais fortes dos fugitivos pudessem discutir entre eles a etapa. Na última subida da etapa, a cerca de 20 quilómetros do fim, apenas Guillaume Almeida e Daniel Silva estavam em cabeça de corrida, mas os quilómetros seguintes permitiram juntar seis homens na dianteira.

Foi entre o sexteto que se decidiu a etapa. Rafael Lourenço atacou de longe e entrou sozinho nos derradeiros 200 metros, sinuosos e técnicos. Pedalou com garra no empedrado, a subir, de aproximação à meta e ergueu os braços para comemorar a primeira vitória como profissional. Rafael Lourenço concluiu a etapa com 3h08m05s, menos 2 segundos do que os perseguidores mais diretos. Guillaume Almeida foi o segundo classificado e Daniel Silva o terceiro.

“Sabe muito bem ganhar, ainda que tenha sido uma surpresa para mim, porque não fazia ideia que a fuga poderia chegar. Ainda ontem tive um péssimo dia e cheguei a falar em desistir. Esta vitória vem dar outra confiança para o futuro”, disse Rafael Lourenço, rodeado pelos companheiros de equipa, que festejaram o triunfo em coletivo, depois da linha de meta.

Nuno Meireles cortou a meta na quarta posição, beneficiando dos 5 segundos de bonificação que amealhou nas duas metas volantes para chegar à camisola amarela. Tem 1 segundo de vantagem sobre Daniel Silva e 41 segundos de margem para o anterior comandante, Rafael Silva (Efapel).

“Ainda não estou completamente em mim. É fantástico chegar a esta camisola amarela que nunca pensei que pudesse ser minha. Vem compensar o esforço e o trabalho de todos os dias. Devo esta alegria a toda a equipa, especialmente ao chefe, Pedro Silva, que nunca deixou de acreditar em mim”, afirmou Nuno Meireles, tentando segurar as lágrimas de felicidade.

Além da etapa e da geral individual, a fuga de hoje determinou a liderança da classificação por pontos, em posse de Rafael Lourenço, da montanha, cujo primeiro lugar foi reforçado por Guillaume Almeida, e das metas volantes, comandada por Nuno Meireles. Paulo Silva (LA Alumínios) foi o mais combativo do dia. Daniel Silva (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) é o melhor sub-23 das equipas de clube. A Miranda-Mortágua está no topo da classificação por equipas.

Nesta quarta-feira o pelotão vai acordar cedo e terminar tarde a jornada de trabalho, tudo porque terá pela frente uma etapa em dois setores. Às 8h30 a caravana sai de Monção para cumprir 78 quilómetros até Viana do Castelo, onde deverá chegar cerca das 10h50. A partir das 16h00 corre-se um contrarrelógio individual de 9,5 quilómetros, em Barcelos. As primeiras grandes definições na luta pela camisola amarela devem surgir neste exercício individual.


Classificações

2.ª Etapa: Viana do Castelo – Monção, 127,5 km

1.º Rafael Lourenço (Liberty Seguros-Carglass), 3h08m05s (Média: 40,673 km/h)

2.º Guillaume Almeida (Fortunna/Maia), a 2s

3.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), mt

4.º Nuno Meireles (Miranda-Mortágua), mt

5.º Paulo Silva (LA Alumínios), mt

6.º José Sousa (Miranda-Mortágua), a 6s

7.º Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), a 48s

8.º João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), mt

9.º Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista), mt

10.º Leonel Coutinho (Vito-Feirense-BlackJack), mt


Geral Individual

1.º Nuno Meireles (Miranda-Mortágua), 6h23m39s

2.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 1s

3.º Rafael Silva (Efapel), a 41s

4.º Daniel Mestre (Efapel), a 45s

5.º César Fonte (W52-FC Porto), a 47s

6.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), a 48s

7.º Filipe Cardoso (Rádio Popular-Boavista), a 49s

8.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), mt

9.º David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli), a 50s

10.º João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), a 51s

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com