terça-feira, 9 de maio de 2017

“Apresentação/Taça de Portugal – Jogos Santa Casa termina no Dão”

A Taça de Portugal de Elite e Sub-23, que termina no próximo fim-de-semana, com a disputa do Grande Prémio do Dão, assume a designação de Taça de Portugal – Jogos Santa Casa, na sequência da afirmação dos Jogos Santa Casa como Patrocinador Oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo. O acordo contempla também o “naming” da Taça de Portugal de Paraciclismo e da Taça de Portugal Feminina de Elite, assim como o apoio às Seleções Nacionais de Ciclismo e de Paraciclismo.

A cerimónia de apresentação do Grande Prémio do Dão, hoje realizada no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, foi o momento escolhido para apresentar a nova designação da Taça de Portugal, assim como a camisola que será entregue aos vencedores e os troféus que premiarão os melhores.

“É com grande satisfação que encaro o início desta parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e os Jogos Santa Casa. Começamos agora uma união que, estou certo, será longa e frutuosa para ambas as instituições. A ligação entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e os Jogos Santa Casa é, na minha opinião, natural, uma vez que junta duas instituições que fazem parte do imaginário nacional. Nós somos a federação portuguesa há mais tempo em atividade, representando o desporto popular por excelência, aquele que vai à porta das pessoas sem cobrar bilhete. Os Jogos Santa Casa são uma referência no patrocínio ao desporto, especialmente às federações desportivas”, considera o presidente da Federação, Delmino Pereira.

“Os Jogos Santa Casa têm, ao longo dos últimos anos, apoiado a promoção da prática desportiva e eventos de excelência em várias modalidades. Desde 2013, a política de patrocínios está centrada na promoção de talentos individuais e coletivos no âmbito do desporto, através do apoio aos Comités Olímpico e Paralímpico, Federações Desportivas e atletas nacionais, à valorização do esforço e do mérito desportivo, bem como, à promoção do desporto enquanto motor de coesão social e de estilos de vida saudáveis. É com orgulho que afirmamos e constatamos que, atualmente, os Jogos Santa Casa são a marca que mais apoia o desporto em Portugal. É a marca que está mais próxima das principais modalidades olímpicas, não só por via do apoio direto às Federações, como também pelos patrocínios concedidos aos Comité Olímpico e Paralímpico”, frisa a diretora de Comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria João Matos.

Grande Prémio do Dão

A edição de 2017 da Taça de Portugal – Jogos Santa Casa de Elite tem a sua final, o Grande Prémio do Dão, nos dias 13 e 14 de maio. As classificações estão ainda em aberto, esperando-se uma competição acesa entre todas as equipas profissionais e de clube portuguesas, oferecendo um espectáculo de excelência ao público do Dão e aos adeptos da modalidade em geral. Vão ainda participar três formações estrangeiras, a continental Equipo Bolivia e as equipas de clube CC Cambre/Renault Caeiro e Team Guerciotti Redondela.

O desfecho da Taça de Portugal – Jogos Santa Casa está, pois, dependente do desempenho dos corredores nas duas etapas que compõem o Grande Prémio do Dão. A primeira é um contrarrelógio individual de 19,5 quilómetros, com partida e chegada em Nelas. A segunda é uma tirada em linha, que começa em Penalva do Castelo e termina em Viseu, depois de percorridos 152,4 quilómetros.

O exercício individual, pela sua extensão, é, teoricamente, a etapa mais decisiva. No entanto, o terreno de sobe e desce da região é propício a surpresas, que podem ser materializadas na segunda etapa.

O espanhol Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) chega ao Grande Prémio do Dão no comando da Taça de Portugal – Jogos Santa Casa na categoria de elite, depois de realizadas as duas primeiras provas pontuáveis, a Volta à Bairrada e o Grande Prémio de Mortágua.

Antonio Angulo precisa, no entanto, de estender o desempenho de alto nível até ao Dão, uma vez que a vantagem conquistada ainda não lhe garante a Taça. Os rivais mais diretos são Daniel Mestre (Efapel), a 23 pontos do espanhol, e Domingos Gonçalves (RP-Boavista), com menos 47 pontos.

A classificação geral de sub-23 também é passível de mudança no Grande Prémio do Dão. O basco Xuban Errazquin (RP-Boavista) foi o melhor jovem na Bairrada e em Mortágua, estando na frente com uma margem confortável de 47 pontos sobre David Ribeiro e de 50 sobre Venceslau Fernandes, ambos da Liberty Seguros/Carglass.

Tal como em elite, a escala de pontuação prevê 100 pontos para o vencedor do Grande Prémio Dão. Isto significa que os sete primeiros do ranking têm na matemática uma esperança de conquistarem o troféu.

A W52-FC Porto chega ao Dão na frente da geral coletiva de elite, enquanto a Liberty Seguros/Carglass está na dianteira da geral das equipas de clube.

Apresentação

Os presidentes das edilidades que recebem as duas etapas do Grande Prémio do Dão estiveram hoje na apresentação, demonstrando a importância do evento para a região. “Este projeto é uma corrida de fundo, encarada com grande ambição pelos três concelhos que dinamizam o Grande Prémio do Dão. Gostamos de ciclismo, gostamos da nossa região e queremos que tenha eventos desportivos de relevo e também gostamos do vinho do Dão. A entrada desta competição na Taça de Portugal é um marco importante para nós”, resumiu o anfitrião da apresentação, o edil de Viseu, Almeida Henriques.

“Como concelho vinhateiro que somos tínhamos de aderir. Não sei se os ciclistas terão oportunidade de apreciar a paisagem e as vinhas, mesmo em cima do rio, mas quem vier assistir poderá usufruir também dessa componente”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho.

“Nelas continua muito grata ao convite da Câmara de Viseu para se associar a esta prova de ciclismo que promove a região e a marca Dão. É evidente que Nelas também não poderia deixar de associar-se a uma prova destas, até porque temos 1600 hectares do nosso território que são vinhas. Na ótica do ambiente e da mobilidade, o ciclismo e a bicicleta são uma dádiva. Mas é a promoção económica do território que nos faz continuar a apostar neste evento”, declarou o edil de Nelas, José Borges da Silva.

Legenda da Foto: José Borges Silva, Delmino Pereira, Ana Paula Tomás (presidente Associação Ciclismo de Viseu), Almeida Henriques, Francisco Carvalho, Guilherme Almeida (vereador Desporto CM Viseu)

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com