sexta-feira, 29 de julho de 2016

“Volta Portugal/“Salto” em Fafe antes da vitória italiana “Portugal dá-me sorte!”

Francesco Gavazzi foi o homem em destaque, esta sexta-feira, na 2ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta ao vencer ao sprint a já tradicional, e sempre empolgante, chegada no empedrado do centro de Fafe. O italiano da Androni Giocattoli impôs-se, em cima da linha de meta, a José Gonçalves (Caja Rural) e Vicente de Mateos (Louletano/Hospital de Loulé).

 

A luta final a alta velocidade, e o intenso calor português, foi destacado pelo vencedor da etapa que subiu ao terceiro lugar da classificação. “Foi um sprint muito duro, os últimos quilómetros no empedrado fizeram uma grande seleção e o calor também criou imensas dificuldades. Estou contente porque acabei por vencer como me disse que ia acontecer o meu director desportivo esta manhã quando me viu pela primeira vez”, disse Gavazzi a sorrir.

 
Daniel Mestre, quinto na chegada a Fafe, manteve a Camisola Amarela Santander Totta. O alentejano da Efapel segue líder com mais três segundos que o mais direto adversário, José Gonçalves (Caja Rural).


Um salto entre Viana e Fafe

A Volta viveu nesta 2ª etapa, iniciada em Viana do Castelo, uma jornada histórica. A “Princesa do Lima” começou por aplaudir o início da viagem dos 160 quilómetros que faziam parte do percurso. Dez homens decidiram cedo fugir ao pelotão mas a passagem pelas dificuldades do Parque Natural da Peneda Gerês a causaram os primeiros estragos.


O grupo da frente começou a perder elementos e a fuga foi completamente anulada a 20 quilómetros da chegada quando já faltava muito pouco para o “Salto da Pedra Sentada”. O famoso troço do Rally de Portugal acabou por ser o grande atrativo da etapa porque em 78 edições da Volta nunca o percurso por ali tinha passado mas, sobretudo por se tratar de um sector de terra batida com cerca de dois quilómetros. Perante o público que ali se deslocou e assistiu a esse momento único do ciclismo nacional, coincidindo com um Prémio de Montanha de 2ª categoria, foi o colombiano Ramiro Diaz (Funvic/Soul Cycles) quem se destacou, o que lhe permitiu vestir a Camisola Azul Liberty Seguros.


Ao fim de três dias de competição, Gustavo Veloso (W52-FC Porto) lidera o Prémio Kombinado KIA. Esta classificação define-se pelo somatório da pontuação nas diversas classificações – geral individual, montanha e pontos.


Quem é Francesco Gavazzi?
“Gava”, como é conhecido pelos amigos, nasceu em 1984. O italiano de Morbegno completa 32 anos em plena Volta a Portugal, na próxima segunda-feira, 1 de agosto. Francesco Gavazzi afirma que Portugal dá-lhe sorte. Na Volta de 2011 venceu duas etapas, em Castelo Branco e Lisboa. Nesse mesmo ano triunfou também numa tirada da Vuelta. De 2012 a 2014 atingiu o nível mais alto do ciclismo, o World Tour, ao correr na Astana Pro Team.


Vem aí uma etapa 100% transmontana


Com a 3ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Tottaa caravana instala-se no Nordeste Transmontano. Montalegre marca o início dos 158,9 Km que vão levar o pelotão atéMacedo de Cavaleiros. A festa está prometida com o regresso desta cidade ao mapa da Volta 19 anos depois. Pelo meio a Serra de Bornes, com uma contagem de 2ª categoria, a 36 Km da meta.

 
Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com