quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

“Troféu Liberty Seguros decide-se na Clássica Aldeias do Xisto”

Prova decorre a 12 de março

Por: Lusa

A Clássica Aldeias do Xisto, terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros, vai ter lugar a 12 de março, com o percurso esta quarta-feira apresentado a ser um roteiro pelas Aldeias do Xisto.

A prova, que foi apresentada na Lousã, no âmbito da assinatura do protocolo entre a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, o Turismo do Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo para a implementação do projeto piloto Cyclin'Portugal Aldeias do Xisto, é uma corrida internacional, de classe 1.2, e será a terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros.

A competição terá 140,6 quilómetros, partindo da Aldeia da Barroca, concelho do Fundão, para terminar na Aldeia da Cerdeira, Lousã, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
"Todo o percurso é feito em permanente sobe e desce, fazendo desta prova uma clássica para trepadores. Além do prémio de montanha coincidente com a chegada, os corredores terão de ultrapassar duas contagens de terceira categoria e uma de primeira, esta apenas a dez quilómetros do final", indica o comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
De acordo com a nota, a competição desportiva será, simultaneamente, um roteiro pela beleza das Aldeias do Xisto, uma vez que começa na Aldeia da Barroca, passa pelas Aldeias de Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal e Candal, antes da chegada, em subida, à Aldeia da Cerdeira.
O pelotão será composto pelas seis equipas continentais e pelas sete de clube portuguesas, às quais se juntarão formações internacionais, oriundas, entre outros países, de Espanha, Bolívia e Noruega.
A 12 de março será conhecido o vencedor do Troféu Liberty Seguros, que resulta do somatório dos resultados obtidos em três corridas: Prova de Abertura, Clássica da Arrábida e Clássica Aldeias do Xisto.
"O novo ciclismo é uma atividade aberta ao mundo, que conjuga a vertente desportiva com o interesse turístico, cultural e económico. A Clássica Aldeias do Xisto será o evento desportivamente mais visível de um projeto global em que a FPC irá colaborar com as Aldeias do Xisto e com o Turismo do Centro de Portugal para dinamizar aquele território como destino Cyclin'Portugal. As Aldeias do Xisto têm todas as condições para atrair competições de diferentes vertentes e disciplinas, mas também para dinamizar centros de BTT e percursos cicláveis, numa perspetiva global do ciclismo, englobando lazer e competição", destacou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com