quarta-feira, 28 de setembro de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/ Campeonato do Mundo de Estrada”

Portugal no Catar com espírito batalhador

A Seleção Nacional/Liberty Seguros estará representada por nove corredores no Campeonato do Mundo de Estrada, entre 10 e 16 de outubro, em Doha, Catar. Num Mundial em que os percursos são adversos para as caraterísticas dos ciclistas portugueses, a equipa nacional não baixará os braços e tentará conquistar bons resultados.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, convocou três corredores de elite, três sub-23 e três juniores, respetivamente: José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), Nelson Oliveira (Movistar) e Sérgio Paulinho (Tinkoff), César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) e Nuno Bico (Klein Constantia), Daniel Viegas (Bairrada), João Almeida (Bairrada) e Pedro Teixeira (ACDC Trofa).

Todos participam nas provas de fundo, mas o elite Nelson Oliveira, o sub-23 Ivo Oliveira e os juniores Daniel Viegas e João Almeida acumulam com os contrarrelógios.

As provas ficarão marcadas pelo terreno plano e pelo calor intenso, esperando-se temperaturas entre os 30 ºC e os 40 ºC. O vento, a aparecer, pode ser um adversário de peso, especialmente na prova de fundo para elite.

“É normal haver ventos fortes na região. A prova de fundo para elite sai da cidade e vai para o deserto. Se estiver vento de frente num sentido, estará de costas no outro. Mas se os ventos forem laterais os ciclistas irão sofrer em todo o percurso fora do circuito citadino – mais de 150 quilómetros -, sendo provável que o pelotão se desfaça. Os corredores com mais técnica e com capacidade física para o ritmo forte que se adivinha ficarão na frente”, antevê José Poeira.

O Mundial do Catar é o primeiro desde o de Copenhaga, em 2011, teoricamente favorável aos velocistas. “Apesar de o percurso não ser aquele que mais gostaríamos, temos de nos adaptar o melhor possível. Uma Seleção que venceu em 2013 e que tem estado permanentemente nos 20 primeiros lugares tem obrigação de dar luta. Queremos ter uma boa prestação”, declara o selecionador nacional, sobre a prova rainha, marcada para dia 16.

Sobre os mais jovens, o selecionador nacional lembra que “este tipo de percurso a este nível competitivo será uma novidade para a maior parte dos juniores e sub-23, mas é importante para o seu desenvolvimento que passem por esta experiência, tentando estar o mais próximo possível da frente”.

Os contrarrelógios também irão disputar-se em terreno pouco ou nada ondulado. “Sendo um contrarrelógio plano, o leque de candidatos é maior. Ou seja, a nossa concorrência é mais vasta. No entanto, o Nelson Oliveira é um dos melhores especialistas mundiais e acreditamos que conseguirá um desempenho prestigiante para o país”, adianta José Poeira sobre os 40 quilómetros de exercício individual que Nelson Oliveira irá enfrentar, no dia 12.

Calendário de provas com participação da Seleção Nacional/Liberty Seguros

10 de outubro, 9h30: Contrarrelógio Sub-23, 28,9 km

11 de outubro, 7h00: Contrarrelógio Juniores, 28,9 km

12 de outubro, 11h45: Contrarrelógio Elite, 40 km

13 de outubro, 10h00: Prova de Fundo Sub-23, 166 km

14 de outubro, 11h15: Prova de Fundo Juniores, 135,5 km

16 de outubro, 8h30: Prova de Fundo Elite, 257,5 km

(Horas de Portugal Continental, menos duas do que no horário local)

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com