segunda-feira, 26 de setembro de 2016

“Rota da Zorra - Evento solidário”

Realiza-se no dia 9 de outubro a Rota da Zorra, um evento solidário que inclui um passeio de BTT e uma caminhada cujas receitas de inscrição revertem integralmente para os trabalhos de restauro da Zorra n.º 53, um carro elétrico de 1932 vocacionado principalmente para o transporte de carvão e cinzas.

Dando continuidade às iniciativas de angariação de fundos para o restauro da Zorra n.º 53, o grupo “Dar ao Ped@l”, um dos clubes filiados na Associação de Ciclismo do Minho, o Alto Relevo - Clube de Montanhismo e a Liga de Amigos do Museu Mineiro promovem no dia 9 de outubro um evento de BTT e caminhada com partida junto do Museu Mineiro de São Pedro da Cova (Gondomar).

Os participantes terão a oportunidade de pedalar ou caminhar por algumas das zonas mais simbólicas de São Pedro da Cova incluindo o antigo Complexo Mineiro onde se encontra inserido o Cavalete do Poço de São Vicente, classificado como Monumento de Interesse Público, mas também pelas serras do "Parque das Serras do Porto", Aldeia de Couce e Sanatório.

A iniciativa visa a angariação de fundos para o restauro da Zorra n.º 53, um carro elétrico com caixa aberta, vocacionado principalmente para o transporte de carvão e cinzas, utilizado pela Companhia de Carris de Ferro do Porto (CCFP) que, na tentativa de baixar os custos associados à aquisição de carvão havia criado uma linha elétrica para a circulação de Zorras que transportavam carvão, desde as Minas de Carvão de São Pedro da Cova até à Estação Termoelétrica de Massarelos. A Zorra n.º 53, construída em 1932, é uma das que em 1970 foi abatida à frota da já então STCP.

Nos anos 90 do século XX, é cedida uma Zorra ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova, espaço museológico tutelado pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Atualmente a sua carroçaria encontra-se em elevado estado de degradação. A sua importância como objeto de memória, não só local mas também do grande Porto, justifica o seu restauro. Assim, e depois do esforço da Liga de Amigos do Museu Mineiro, da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e da Câmara Municipal de Gondomar foi possível avançar com o projeto de restauro da Zorra.

No âmbito das iniciativas de angariação de fundos para o restauro da Zorra, o grupo “Dar ao Ped@l”, o Alto Relevo - Clube de Montanhismo e a Liga de Amigos do Museu Mineiro promovem no dia 9 de outubro um evento de BTT e caminhada com partida junto do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

Para participar basta realizar a sua inscrição que tem um custo de €5,00 e que inclui seguro, reforço sólido e liquido, banhos e lavagem de bicicletas. Este valor reverterá na íntegra para o restauro da Zorra.

As inscrições podem ser realizadas online: www.altorelevo.org/web/index.php/sbtt2/48-atividades-btt/406-rota-da-zorra-passeio-de-btt-e-caminhada  ou no Museu Mineiro.

Fonte: ACM

"Triatlo Internacional de Cascais"

CADETES DO TRIATLO DE TORRES NOVAS DOMINAM TRIATLO DE CASCAIS (Distância Sprint)

Numa organização da 3 Iron Sports em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, CASCAIS foi palco durante o fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro, de mais uma edição internacional do Triatlo de Cascais em longa distância (1.900m de natação, 90kms. de ciclismo e 21,1kms. de corrida), e da última etapa da Taça de Portugal de Triatlo em distância sprint (750m de natação, 20kms de ciclismo e 5kms. de corrida), prova realizada no sábado de manhã, e que contou com a presença de 6 atletas torrejanos.

RICARDO BATISTA alcançou um excelente 6ºlugar em absolutos e venceu esta prova na sua categoria de Cadetes, com o seu colega de equipa AFONSO DO CANTO a estrear-se numa prova sprint e a subir ao pódio em 3ºlugar no mesmo escalão. Em femininos, JOANA MIRANDA e CAROLINA SERRA também estiveram ao seu nível, subindo ao pódio na 2ª e 3ª posições, e Mariana Correia foi 7ªclassificada. Ainda no escalão de Sub-23, Pedro Serra terminou no 13ºlugar.

Nesta edição do Triatlo de Cascais, e apesar da época oficial já ter terminado, também os mais jovens tiveram a oportunidade de participar numa prova de Aquatlo (natação e corrida), com a 1ªprova a ser disputada pelos Benjamins, aonde Francisco Carvalho obteve um excelente 2ºlugar e Ana Júlia Marques terminou na 9ªposição. Em Infantis, João Nuno Batista saiu na frente da água e correu para vencer este Aquatlo de Cascais, logo seguido por Pedro Afonso Silva que subiu ao 2ºlugar do pódio, e Vasco Santos que chegou na 6ªposição. Matilde Moita, foi única menina torrejana presente neste escalão, terminou no 8ºlugar. Gustavo de Canto, ficou a um lugar do pódio no escalão de Iniciados, enquanto João Graça foi 6ºclassificado. Por fim, em Juvenis, Guilherme Marques terminou na 24ªposição, enquanto em femininos, Ana Margarida Silva e Beatriz Neves foram 12ª e 14ªclassificadas.

Colectivamente, a ESCOLA DE TRIATLO DE TORRES NOVAS conquistou o 3ºlugar.

No domingo de manhã bem cedo, pelas 7h30, foi a vez de se lançarem à água da Baía de Cascais, cerca de 600 triatletas para a prova principal desta edição do Triatlo de Cascais em longa distância, realizando-se também ao mesmo tempo, uma prova olímpica com distância mais curta, (1.100m de natação, 50kms de natação e 10,5kms de corrida).

Do Clube de Natação de Torres Novas participaram 3 atletas na prova olímpica. Catarina Neves em Veteranos I subiu ao pódio, obtendo um excelente 2ºlugar neste escalão, enquanto Rita Amaro a estrear-se numa prova desta distância, foi 9ªclassificada em Seniores. Neste escalão, mas em masculinos, André Antunes terminou no 20ºlugar, entre cerca de 100 participantes.

Na distância longa (Half Ironman) estiveram presentes 6 atletas torrejanos, sendo para alguns a sua primeira aventura neste tipo de prova. Gonçalo Neves que obteve o 6ºlugar no escalão 45-49 anos, Marco Sousa que terminou no 7ºlugar em 40-44 anos, e Gonçalo Martins 22ºclassificado no escalão 30-34 anos, deram o 12ºlugar por equipas ao Clube de Natação de Torres Novas, ainda com Pedro Razões Silva a terminar no 62ºlugar no escalão 40-44 anos, e nos 45-49 anos, Ricardo do Canto e Paulo Nogueira a concluírem a sua prova nos 42º e 44ºlugares.

No próximo sábado, dia 1 de Outubro, realiza-se na Figueira da Foz, a última etapa oficial desta época de 2016, para o Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes. Será uma prova disputada num formato de contra-relógio por equipas.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DE TORRES NOVAS 

“Chegou ao fim a época 2016 da ASFIC, e que época!”

Orgulhosos de uma época que sem duvida foi um sucesso, e apelidada por muitos, onde se incluem os meios de comunicação social Riomaiorenses de “ época de sonho”.

Como já é sabido, este projecto começou em 2014 e em 2015 demos inicio a esse projecto. .  Foram muitas horas de logística, contratos, parcerias, inscrições, preparação, treino, com todas as dificuldades que todos os projetos têm no seu início, mas, somos ambiciosos e acreditamos nos valores do trabalho, da dedicação, do empenho e da união, e por isso tínhamos a convicção que iriamos vencer.

Logo no primeiro ano de vida, a equipa teve uma ascensão vertiginosa, a nível de resultados e de imagem. Foi como que num ano, Nascêssemos, crescêssemos, vivêssemos e logo nos afirmássemos no “mundo” do ciclismo.

 Depois de um ano positivo para nós, partíamos para a época de 2016, onde empreendemos algumas alterações na equipa,  com o intuito de dar continuidade aos bons resultados e de nos apresentarmos mais competitivos. É certo que estávamos apreensivos, mas também é certo que estávamos muito mais confiantes. Sabíamos que tínhamos um grupo forte e unido que tudo iria fazer para dignificar e elevar o nome da Cidade de Rio Maior e dos nossos patrocinadores.

Tínhamos a equipa formada pelos atletas que queríamos e ambicionávamos, estando os objetivos bem definidos: Superar a época anterior e procurar o destaque em todas as competições sempre com humildade, mas muita determinação, dando a maior visibilidade possível aos nossos patrocinadores, a freguesia da Ribeira de S. João e à Cidade de Rio Maior.

Os resultados foram muito bons, mas também é verdade que com a Direção Técnica que temos, e os atletas que quiseram estar no projeto, temos que dizer que não ficámos surpreendidos.

A equipa participou em 28 competições, 27 nacionais e 1 ibérica. 

Os atletas da ASFIC ganharam Ganharam 5 titulos individuais ( Campeão Ibérico, Campeão Nacional de Estrada, Campeão Nacional de Contra Relógio Individual e 2 campeões Regionais de Santarém.)

Nas 25 competições participativas,  os atletas da ASFIC venceram à geral 12 competições, ficaram em 2º lugar 6 vezes e em 3ºlugar 2 vezes.

Nas 18 provas em que havia classificação por equipas, a ASFIC foi a melhor equipa e venceu coletivamente 11 competições, ficou em 2º lugar 3 vezes e 1 vez em 3º lugar.

Do ponto de vista desportivo, podemos dizer que valeu a pena. Conseguimos atingir os nossos objetivos e alcançar outros que estávamos apreensivos em os conseguir, mas a verdade é que conseguimos.

 Do ponto de vista humano, não há palavras que descrevam o companheirismo, a união, a garra e a determinação da equipa, onde o segredo das nossas vitórias esteve na força da nossa união.

Mais importante, no meio de alguma turbulência organizativa, e já confrontados com a realidade da falta de suporte que uma modalidade não futebolistica tem em Portugal, lançámos algumas bases de comunicação, projeção da ASFIC e da sua marca. Projetámos a nossa cidade e os nossos patrocinadores, e, se dúvidas houvesse, ficou bem claro que fomos a melhor equipa nacional, a equipa que mais atacou e que mais vitórias obteve coletivamente e individualmente.

Criámos e temos um grupo forte, unido e muito equilibrado, que lutou e luta sempre até a ultima gota de suor pela vitória em qualquer prova que a equipa participe, mas, ainda assim, acreditamos que é sempre possível melhorar, e por isso, um reajuste de alguns reforços de atletas na equipa para a época 2017, a tornarão mais forte e mais unida.

Para 2017 começámos a trabalhar ainda a época 2016 não tinha terminado, a equipa continuará com a mesma RAÇA, AMBIÇÃO, QUERER, DETERMINAÇÃO E ACREDITAR, mas sobretudo muita união, e mais que uma equipa, continuaremos a ser uma familia, que irá lutar unida por superar a época anterior, procurando o destaque em todas as competições, para dar a maior visibilidade possível aos nossos patrocinadores, a freguesia da Ribeira de S. João e à Cidade de Rio Maior.

Não podemos deixar de agradecer aos nossos Patrocinadores, que assim como nós, acreditaram no projeto desde o primeiro dia e continuam a acreditar afincadamente, apoiando a equipa incondicionalmente. Como retorno, vamos continuar a tentar a cada dia retribuir mais aos nossos patrocinadores, e além do destaque das provas, publicitamos as suas empresas de inúmeras maneiras que nos sejam possiveis:

- Publicidade no circuito de Rio Maior;

-No pódio do circuito de Rio maior, colocamos o logotipo de todos os patrocinadores;

-No site da equipa, ( http://asficequipa.wixsite.com/asfic ), no separador dos patrocinadores, temos logotipo de todos os patrocinadores, e ao clicar no mesmo redireciona para as páginas;

- Nos nossos veículos, temos colocado os logotipos dos patrocinadores;

- Fotos tiradas nas provas aos nossos atletas e que circulam nas redes sociais;

- Nos livros produzidos pela equipa são divulgados os nossos patrocinadores;

- Juntamos os nossos patrocinadores em eventos, criando a possibilidade de possíveis parcerias e negócios entre si;

- Grupo ASFIC de patrocinadores, que são as maiores e mais credíveis empresas de Rio Maior e algumas lideres no seu ramo, a nível nacional.

Por ultimo, queremos deixar um agradecimento especial ás entidades publicas ligadas a equipa, a   Srª  Presidente da Camara municipal, Dr.ª Isaura Morais,  ao Srº Vereador do Desporto Sr. Engenheiro Lopes Candoso e ao Presidente da União de Freguesias da Ribeira S. João e S. João da Ribeira , Leandro Jorge.

De seguida, deixamos o resumo das provas que participamos.

CAMPEONATO NACIONAL DE ESTRADA : Campeão Nacional Master 40, 3º lugar Master 30.

CAMPEONATO NACIONAL DE CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL : Campeão Nacional Master 40,

CAMPEONATO IBÉRICO : Campeão ibérico Master 35, vice campeão ibérico master 40.

9ª VOLTA AO CONCELHO DE ALMODOVAR :  Geral 2º, 12º, 27º, 28º,31º,37º  -  2º lugar por equipas, vencedores da camisola verde e camisola azul.

21.º PRÉMIO DA JUNTA DE FREGUESIA DE TORRÃO : Geral 2º lugar, 2º lugar por equipas e 1º escalão masterr 30

1º PRÉMIO TAVEIRO: Vencedores por equipas, vencedores camisola da montanha. Geral, 2º, 7º , 11º, 27º, 28º, 29º e 30º. Categorias 1º master 30 e 2º master 40.

CIRCUITO DE RIO MAIOR : Vencedores do circuito e vencedores por equipas. Geral 1º, 2º, 6º e 10º lugar. Categorias 1º e 2º master 30, 2º master 40.

CIRCUITO MANIQUE DO INTENDENTE : Vencedores do circuito 1º, 3º, 7º e 9º lugar. Vencedores por equipas.

CIRCUITO VILA CHÃ DE OURIQUE : Circuito master 40, 1º lugar - Circuito master 30, 10º e 14º lugar.

CIRCUITO DE LEIRIA : Vencedores do circuito, 1º, 2º, 3º , 5º  e 9º lugar. Vencedores por equipas, vencedores escalões master  30 e master 40 .

CIRCUITO CICLISTA DA MACEIRA : Vencedores  do circuito, 1º e 2º lugar.  Vencedores por equipas. Campeões regionais master 30 e master 40 e vice campeões elites.

CIRCUITO S. JOÃO BATISTA - MARTINGANÇA : Geral 3º le 4 lugar geral. 2º lugar por equipas.

CIRCUITO A DOS BARBAS : Vencedores por equipas. Geral 3º, 4º, 7º e 9º lugar.

CIRCUITO MACEIRINHA: Vencedores do do circuito e vencedores por equipas. Geral 1º, 2º, 5º, 7º e 11º. Categorias  master 1º master 30, 2º master 40.

CIRCUITO SEIXO MIRA : Vencedores do circuito 1º, 2º, 3º, 4º 5º e 6º lugar. Vencedores por equipas.

CIRCUITO ANTES - MEALHADA : Vencedores do circuito, 1º , 2º, 5º lugar.  Vencedores por equipas. Vencedores escalões master 30 e 40

CIRCUITO PORTOMAR- MIRA : Vencedores do circuito 1º lugar.

CIRCUITO MAÇÃS DE DONA MARIA : Vencedores por equipas. Geral 2º, 4º, 6º, 9º, 10º e  15º  lugar.

CIRCUITO AVELAR : Vencedores por equipas. Geral 2º, 5º, 9º, 11º, 13º, 16º e 18º lugar.

CIRCUITO DE MACEDA : Geral 5º e 7º, 2º lugar escalão master 30 e 1º master 40.

CIRCUITO ALTER DO CHÃO : Vencedores do circuito, 1º lugar.

CIRCUITO JORGE NUNES - GRANDOLA : Circuito master 30, 1º lugar - Circuito master 40, 2º lugar E 3º lugar por equipas.

ALGARVE ROAD FONDO 2016 :  Vencedores do granfondo 1º e 12º lugar.

CLASSICA DA BEIRA BAIXA :  Granfondo 6º  geral, 2º escalão. Mediofondo 7º geral, 3º escalão e 10º lugar 1º escalão.

ALBUFEIRA XTREME ROAD  :  Granfondo geral 4º, 7º, 10º, 13º, 14º, 26º, 33º, 39º 40º. Por  escalão. 1º e 3º master 30, 2º master 40.

ÉVORA GRANFONDO CHALLENGE :  Mediofondo geral, 2º, 6º, 10º, 30º, 38º.  Por  escalão. 1º master 40, 3º master 30.

3º GRANFONDO BVSA : Granfondo 6º lugar, 2º lugar em escalão.

GERÊS GRANFONDO : Granfondo 8º , 14º, 23º, 44º e 71º. 3º lugar escalão master 40 e 3º  lugar por equipas.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com