sábado, 19 de fevereiro de 2022

“Evenepoel e a vitória no Algarve: «Fiz o meu melhor contrarrelógio de sempre»”


Alcançou o triunfo na quarta etapa e a liderança da geral da 'Algarvia'

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O "melhor contrarrelógio" da carreira de Remco Evenepoel valeu-lhe este sábado a vitória na quarta etapa e a liderança da geral da 48.ª Volta ao Algarve em bicicleta, com o prodígio belga a acariciar o 'bis' na prova portuguesa.

O cenário estava preparado: a pequena legião de fervorosos e fiéis adeptos da 'coqueluche' do ciclismo belga deslocou-se a Tavira, munida de bandeiras da Flandres e de cartazes, aqueceu as vozes, e aguardou para testemunhar o triunfo do jovem líder da Quick-Step Alpha Vinyl, que hoje superou o medo das descidas para cumprir os 32,2 quilómetros do 'crono' em 37.49 minutos, a uma 'estonteante' média de 51,089 km/h, e deixar a concorrência na geral a uma distância considerável.

"Fizemos um bom reconhecimento do contrarrelógio. O vento estava forte, tornava-se perigoso a descer, por isso não corri nenhum risco. Estou feliz por ter sobrevivido sem qualquer problema. A subir, dei tudo, sem hesitar, fui ao máximo. Penso que hoje, em termos de 'feeling' e de potência, fiz o meu melhor contrarrelógio de sempre", descreveu.

Embora o trauma da terrível queda na Volta à Lombardia, que em agosto de 2020 o 'atirou' para uma convalescença de oito meses devido a uma fratura de bacia, ainda paire em cada descida, Evenepoel beneficiou quer do conhecimento do intrincado percurso -- reconheceu-o ainda na pré-época, no estágio que a equipa belga fez no Algarve -, quer das suas incomparáveis aptidões para deixar o bicampeão europeu da especialidade, o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), a impensáveis 58 segundos.

A prestação sobressalente do ciclista de 22 anos valeu-lhe o terceiro triunfo em etapas na prova portuguesa (em duas participações) e deixou-o ainda bem lançado para repetir a vitória na 'Algarvia', que conquistou em 2020, uma vez que o seu mais direto perseguidor na geral, o britânico Ethan Hayter (INEOS), está a 01.06 minutos, o mesmo tempo que o 'vice' de 2021 e terceiro na etapa perdeu no 'crono' para o vencedor.

Com o Malhão à vista -- a 48.ª edição termina no domingo, no alto da emblemática subida algarvia, após 173 quilómetros desde Lagoa -, Evenepoel poderá ter garantido hoje a amarela final, precisando 'apenas' de controlar a corrida e reagir racionalmente aos mais do que prováveis ataques da INEOS, que também tem o colombiano Daniel Martínez no quarto lugar, a 01.30, e do norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), quinto no 'crono' de hoje e terceiro da geral, a 01.25.

"Haverá um grande caos, uma grande luta para nos colocarem sob pressão, mas tenho 100% confiança nos rapazes. [...] Mas também tentaremos ganhar a etapa amanhã [domingo]", revelou.

Muito se falou sobre a excessiva quilometragem do 'crono' -- uns longuíssimos 32,2 quilómetros, a maior distância desde 2013 -, mas a maior dificuldade do exercício individual contra o cronómetro de hoje era o desenho do percurso, extremamente técnico e impróprio para não especialistas.

Após uma saída plana, mas com vento lateral, de Vila Real de Santo António, o permanente sobe e desce, com curvas em gancho, piso irregular e, a espaços, povoado de areia/terra, complicou a missão dos ciclistas, destacando-se entre eles, inevitavelmente, aqueles que melhor se dão no contrarrelógio.

Os melhores tempos provisórios, antes da chegada dos candidatos à geral, foram um desfile de especialistas, desde o campeão belga, Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl), a Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), o melhor contrarrelogista do pelotão nacional, que fixou o cronómetro em 41.15 minutos -- haveria de ser o melhor português e também o melhor representante das equipas lusas, na 23.ª posição, a 03.25 minutos do belga.

"Eu acho que seguramente vão baixar dos 40 minutos", antecipava 'Rafa' à agência Lusa, ainda sentado na 'cadeira quente', explicando que o percurso exigia "bastante força na parte inicial" e que, a partir do 18 quilómetro, tinha "curvas que assustam um bocado", com o "muito vento" a ser preponderante.

Mas nem Reis poderia imaginar que as suas previsões seriam largamente melhoradas, primeiramente por Küng, com um 'super' tempo de 38.47 minutos na meta, e depois por Evenepoel, que, tal como nas anteriores etapas, ainda teve tempo para descomprimir nos 'rolos' antes da cerimónia de pódio.

Tenso nas jornadas anteriores, o belga conseguiu hoje finalmente descontrair: "Estou muito feliz por ter 'aberto' uma diferença tão grande [na geral], não esperava ganhar com uma diferença tão grande".

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com