quarta-feira, 25 de abril de 2018

“Portugueses no Circuito Xterra de abril até outubro”

O circuito do Xterra vai passar na Golegã no dia 2 de junho.

O Xterra é um evento multidesportivo fora de estrada, uma competição dura num formato que combina a natação, com bicicleta de montanha e o trail. Esta modalidade mistura o triatlo, a bicicleta de montanha e a ‘lei do mais forte’. A prova tem a categoria de elite – onde são necessários alguns resultados internacionais – e a categoria de age groups, em que não existe critério de participação.

As distâncias mais comuns são 1,5km a nadar, 30km de bicicleta de montanha e 10km de trail. As corridas são pensadas para terminarem em cerca de duas horas e meia, dedicando 10% à natação, 65% à bicicleta de montanha e 25% de corrida.

O XTerra European Tour 2018 iniciou no dia 15 de abril, com uma prova em Malta e que contou com a presença de atletas portugueses como Rui Dolores, José Estrangeiro e Tiago Maia em elites e Octávio Vicente e Tiago Torres em grupos de idade.

As prestações portuguesas na primeira prova do circuito Xterra!

O segmento de bicicleta de montanha foi a parte mais complicada da competição em Malta

Rui Dolores foi 5º no circuito mundial do ano passado e vai participar na próxima prova do circuito que irá realizar-se no dia 28 de abril, na Grécia. O atleta contou-nos a sua prestação em Malta, uma competição desconhecida para ele, já que não tinha participado em 2017. Por isso, aproveitou os dias anteriores para treinar para o percurso, escolher as trajetórias e melhorar as partes técnicas. «Percebi logo que na prova de Malta a parte mais complicada seria a de bicicleta de montanha que tinha longos segmentos em terreno rochoso. Para além de não ser o tipo de piso a que estou habituado a treinar, o tipo de bicicleta com suspensão apenas à frente não era claramente a melhor opção nesta prova. Consegui fazer uma prova consistente, com uma natação e corrida onde notei melhorias em relação à época passada.

O BTT é onde ainda há trabalho por fazer para conseguir aproximar-me das posições mais altas. Contudo, dei o que tinha e não tinha, arrisquei dentro do possível e fiquei muito satisfeito com o resultado de 9º lugar. Rui Dolores tem como objetivo melhorar o 5º do ranking alcançado em 2017, havendo para isso um longo caminho a percorrer.

Quanto a José Estrangeiro, que também participou nesta competição, disse «que passou um dia divertido, sem quedas, nem pés torcidos! Para o triatleta habituado a longas distâncias, mas não a uma competição com estas características,  foi uma experiência espetacular que espera repetir mais vezes! «Finalmente, encontrei uma prova com boas sensações nos três segmentos! Apesar de ainda faltar ritmo e trabalho específico (principalmente para este tipo de provas), senti-me com força durante todo o percurso, e consegui dar o meu melhor; este 11º foi aquilo que estava a valer hoje (dia 15 de abril), sem sabores amargos na boca nem percalços!»

Rui Dolores ficou em 9º lugar e José Estrangeiro em 11º em Malta e a próxima competição é na Grécia, no XTERRA Greece, já no dia 28 de abril.

Este circuito vai passar também em Portugal, na Golegã, no dia 2 de junho e promete ser uma prova muito atrativa para os atletas portugueses.

As provas do circuito XTerra Europe 2018

          28 ABRil, GRÉCIA – Vouliagméni

          27 MAI0, ITÁLIA – Toscolano-Maderno

          2 JUNHO, PORTUGAL – Golegã

          9 JUNHO BÉLGICA – Citadelle de Namur Namur

          23 JUNHO, SUÍÇA – Les Charbonnières

          14 JULHO, REPÚBLICA CHECA – Prachatice

          22 JULHO, ITÁLIA – Lago di Scanno – Abruzzo

          12 AGOSTO, POLÓNIA – Cracóvia

          18 AGOSTO, CAMPEONATO DA EUROPA, ALEMANHA – Zittau

          26 AGOSTO, XTERRA FiNLANDIA – Holiday Club Saimaa

          28 OUTUBRO, CAMPEONATO DA EUROPA, EUA – Kapalua, Maui, Hawaii

No Xterra pode ter que se percorrer grande parte da prova sozinho, o que aumenta a dificuldade…

 Mais informações em: www.xterraeurope.com

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com