sexta-feira, 28 de junho de 2019

“Bragança Granfondo alia a experiência do desporto ao turismo”

Por: Margarida Figueiredo

Um percurso totalmente renovado, paisagens de beleza ímpar e o contacto com a cultura e as gentes transmontanas são alguns dos motivos que levam os fãs do ciclismo, e as suas famílias, até Bragança para mais uma edição do Bragança Granfondo. A prova realiza-se no dia 14 de julho, com partida pelas 9h00 e conta com 1700 participantes, oriundos de várias regiões da Europa, nomeadamente da Península Ibérica.

Após o sucesso da última edição, que reuniu mais de 1500 participantes, no dia 14 de julho de 2019, realiza-se uma nova edição do Bragança Granfondo by Trek. Um evento único para os amantes do ciclismo e que permite conciliar o gosto pela modalidade com os encantos do território que o acolhe. O conceito mantém-se: através de uma organização de excelência, proporcionar aos fãs do ciclismo uma experiência desportiva e turística única.

Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, refere “realizar a terceira edição do Bragança Granfondo é um motivo de orgulho. A iniciativa resulta de uma proposta apresentada no âmbito do orçamento participativo e, como tal, é com muita satisfação que a concretizamos. É uma prova única, o feedback que recebemos é muito positivo e acreditamos que fomentar esta ligação de Bragança ao ciclismo é muito importante, contribuindo para a dinamização da economia local e promoção do turismo e marca Bragança.”

Este ano, os participantes vão ser surpreendidos com um percurso totalmente renovado, mantendo-se, naturalmente, a partida e chegada em Bragança e a incursão pelo Parque Natural de Montesinho, ex-libris da região. O novo percurso passará por Vimioso e pelas aldeias históricas, nomeadamente: Gimonde, em pleno Parque de Montesinho, e a sua ponte românica; Outeiro, e a imponente Basílica Menor; Parada, com os seus típicos caretos; e Pinela, perto do impressionante Castelo de Penim e berço da tradição das cantarinhas, as pequenas peças de barro que se acredita trazerem sorte a quem são oferecidas.

Com a passagem pelas aldeias históricas, pelo Parque Natural de Montesinho e com participação de Bandas de Música, grupos de gaiteiros e dos tradicionais caretos não falta nada nesta prova. As subidas desafiantes – como o Muro Rio Sabor-São Bartolomeu (2,9 km com um declive médio de 9,8% mas que atinge os 24%), paisagens inspiradoras e, sobretudo, um ambiente único são algumas das características distintivas da prova.

À semelhança de edições anteriores, a prova tem três distâncias à escolha: Granfondo (137 km), Mediofondo (98 km) e Minifondo (58 km).

Este evento está pensado para toda a família e, como tal, para quem acompanha os familiares participantes na prova de ciclismo a organização preparou uma caminhada. Trata-se de uma iniciativa solidária, cujas receitas reverterão a favor da Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A inscrição tem um valor de 7 euros. A prova está limitada às primeiras 300 inscrições.

Tratando-se de um evento para todos, os mais pequenos têm, na véspera, dia 13 de julho, um momento pensado especialmente para eles: o Bragança Granfondo Kids. Com inscrição gratuita, os mais novos, dos 5 aos 12 anos, podem assim participar na festa do ciclismo e ao mesmo tempo aprofundar o gosto pela modalidade.

 

Sobre o Bragança Granfondo:

O Bragança Granfondo, promovido pelo Município de Bragança, é mais do que apenas uma prova de ciclismo. Trata-se de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo que, na primeira edição, reuniu mais de 1500 ciclistas dando a conhecer uma região rica em património histórico e repleta de belezas naturais, mas também atravessou a fronteira – em sentido literal, para o lado espanhol, mas também metaforicamente, isto é, fazendo-os olhar para lá dos limites geográficos e do seu próprio físico.

Conta com o apoio do Município de Vimioso, das três Associações de Ciclismo Locais: Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant e Associação Velo Clube.

Mais informação sobre a iniciativa aqui: http://www.bragancagranfondo.com 

Fonte: Multicom

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com