domingo, 1 de julho de 2018

“Norte-americano 'esqueceu' prova para salvar vida a outro corredor”

O triatleta norte-americano Davis Frease foi na semana passada protagonista de um gesto incrível, quando decidiu 'esquecer' a prova em que estava a participar (e na qual estava a lutar pela vitória) para salvar a vida a um outro concorrente, que estava entre a vida e a morte. A cena sucedeu na Califórnia, no Big Bear Triathlon, prova para a qual Davis Frease havia treinado com afinco, para conseguir a melhor classificação possível.

E até estava na luta pela vitória, já que aos cinco quilómetros da fase de corrida era o segundo colocado, apenas atrás de Eliot Scymanski. Mas foi aí que Davis deu uma grande prova de humanidade, quando encontrou um outro atleta, que participava numa prova paralela, a passar mal.

"Um outro atleta começou a gritar a pedir ajuda. Eu fui a correr até ele e de seguida também gritei, para que alguém chamasse os serviços médicos. Num primeiro momento pensei que se tratava de um golpe de calor, mas meio minuto depois deixou de respirar e não tinha pulso", detalhou o atleta, estudante de medicina e militar, e que naquele momento fez precisamente valer aquilo que havia aprendido na sua vida extra-desporto.

"Imediatamente comecei a fazer manobras de reanimação. Depois de algumas tentativas, ele voltou a respirar. Ainda assim, poucos segundos depois deixou de o fazer e o pulso baixou novamente. Voltei a tentar de novo e nesse momento chegou um voluntário com um desfibrilador, enquanto eu continuava com as compressões. Depois de dois ciclos, voltou a nós e ficou de vez", recordou.

Depois de salvar o atleta que havia colapsado, Davis Frease voltou à prova, conseguindo mesmo assim manter o segundo posto que tinha à altura da paragem, cedendo apenas seis minutos para o vencedor. Vencedor no papel, porque o grande vencedor da prova, pelo gesto incrível que protagonizou, foi mesmo Davis.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário