quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

“O Ciclismo vai à Escola”

Mais de mil alunos da Figueira da Foz aprendem a pedalar

Por: José Carlos Gomes

O projeto “O Ciclismo vai à Escola” permitirá a 1041 alunos do quinto e sexto anos de escolaridade de quatro agrupamentos de escolas da Figueira da Foz aprender a andar de bicicleta em segurança, durante o presente ano letivo.

A iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dos Agrupamentos de Escolas Figueira Mar, Figueira Norte, da Zona Urbana e de Paião foi formalizado na manhã desta quarta-feira, através da assinatura de um protocolo entre os representantes de todas as instituições intervenientes.

A Federação Portuguesa de Ciclismo pretende contribuir para tornar mais acessível, segura e abrangente a prática do ciclismo, nas vertentes desportivas.

A autarquia compromete-se a criar as condições físicas e materiais para a implementação do projeto, designadamente através da criação de estacionamentos para bicicletas nas escolas e da aquisição de bicicletas, capacetes e outros consumíveis e ferramentas. A edilidade deverá também potenciar a possibilidade de deslocação dos alunos em bicicleta, por via da criação e manutenção de corredores de segurança.

A transmissão de conhecimento aos alunos está a cargo dos professores para isso destacados, aos quais a Federação Portuguesa de Ciclismo já ministrou formação, no âmbito do protocolo existente entre a Federação e a Direção-Geral de Educação. A entidade que coordena todo o ciclismo a nível nacional manterá uma ligação estreita com a implementação direta do protocolo hoje assinado e compromete-se a organizar uma ação anual de divulgação de ciclismo na Figueira da Foz.

Os agrupamentos de escolas irão colocar em prática o protocolo, fazendo-o através do correto acompanhamento pedagógico de todas as iniciativas por professores de Atividade Física e Desportiva, dotados de formação específica no âmbito do ciclismo.

Informação de Enquadramento

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a implementar, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), que tem como objetivo “incentivar a prática do ciclismo, nas diferentes vertentes da modalidade, envolvendo agentes desportivos, em todo o território nacional; promover o exercício físico e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, maximizando o potencial desportivo do ciclismo.

A FPC e a Direção-Geral de Educação (DGE) celebraram, em 2017, um Protocolo de Cooperação Institucional que enquadra a implementação do PNCpT e o desenvolvimento da modalidade de BTT-XCO, no âmbito do Desporto Escolar, em conformidade com o Despacho n.º 6984-A/2015 de 23 junho, publicado no Diário da República, 2.ª Série, que prevê a “execução de atividades complementares aos currículos dos ensinos básicos e secundário, proporcionando aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas o desenvolvimento da educação física e do desporto escolar, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres, contribuindo assim para a formação integral e para a realização pessoal dos alunos”.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com