sexta-feira, 16 de setembro de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/ Campeonato da Europa”

Daniel Viegas no pelotão principal em Plumelec

Daniel Viegas conseguiu hoje o melhor desempenho da Seleção Nacional/Liberty Seguros no arranque das provas de fundo do Campeonato da Europa de Estrada, em Plumelec, na Bretanha, França.

O algarvio conseguiu aguentar o ritmo dos melhores juniores europeus, terminando a prova de 123,3 quilómetros no pelotão principal. Cruzou a meta na 34.ª posição, a 10 segundos do vencedor, o francês Nicolas Malle, que se destacou ligeiramente na dura subida para a chegada, a Côte do Cadoudal (1700 metros com inclinação média de 6,2 por cento).

Toda a corrida foi muito veloz e intensa – o vencedor fez uma média de 40,247 km/h -, mas as movimentações decisivas, que reduziram muito o pelotão principal, aconteceram na penúltima subida do monte bretão. A aceleração fez o pelotão perder unidades e aniquilou a esperança dos ciclistas que seguiam em fuga.

Ainda assim, o italiano Filippo Zana persistiu na tentativa de ganhar isolado e só foi alcançado com a meta à vista. Na chegada, os franceses destacaram-se. Nicolas Malle ganhou, logo seguido pelo compatriota Emilien Jeanniere. O terceiro foi o esloveno Tadej Pogacar, com o mesmo tempo do vencedor.

Daniel Viegas cedeu na última subida, pagando o esforço empreendido para não deixar escapar a roda dos melhores. “Esforcei-me para me manter no grupo principal, que se foi partindo. Dei sempre tudo para ‘colar’ aos da frente quando perdia terreno. Consegui entrar na última subida no primeiro pelotão, mas já não consegui ir ao choque, meti o meu passo. Acabei por pagar o esforço de lutar para me manter junto dos primeiros ao longo de toda a prova”, avalia o júnior luso.

Toda a equipa portuguesa chegou ao fim. Pedro Teixeira foi 82.º e João Almeida 83.º, ambos a 3m11s. Pedro Lopes terminou em 106.º, a 7m55s. “Os quatro corredores mantiveram-se no pelotão principal até à entrada para a última volta, o que é de realçar. No entanto, em termos de resultado final, esperava um bocado melhor”, admite o selecionador nacional, José Poeira.

Hoje também se realizou a prova para juniores femininas, na qual a portuguesa Soraia Silva 64.ª classificada. A corredora da Seleção Nacional/Liberty Seguros fez uma corrida taticamente inteligente, colocando-se bem no grupo, cedendo apenas quando o pelotão se partiu ao meio.

Soraia Silva conseguiu manter-se no segundo pelotão, enquanto muitas outras corredoras perdiam o contacto com o grupo. Acabou os 68,5 quilómetros na 64.ª posição, a 6m04s da alemã Liane Lippert, que venceu com um forte ataque na última subida da Côte do Cadoudal. A italiana Elisa Balsano foi a segunda classificada, a 4 segundos, e a britânica Sophie Wright, também a 4 segundos, fechou o pódio.

"Gostei muito desta experiência, que me deu um 'empeno' muito grande, sinal de que me esforcei. Agora há que continuar a treinar para evoluir no futuro", disse a corredora após a prova.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com