segunda-feira, 7 de agosto de 2017

“Volta a Portugal/Bryan Alaphilippe: «Sabia que era a minha última oportunidade»”

Estreou-se esta segunda-feira a vencer entre os profissionais

Por: Lusa

Foto: Lusa

Bryan, o mais desconhecido dos irmãos Alaphilippe, estreou-se esta segunda-feira a vencer entre os profissionais na terceira etapa da 79.ª Volta a Portugal, deixando o irmão Julian exultante de orgulho do feito do ciclista francês da Armée de Terre.

Na intrincada chegada a Bragança, o 'novato' correspondeu na perfeição ao trabalho dos seus colegas e conquistou o seu primeiro triunfo como profissional e o segundo da sua equipa nesta edição, na frente de um retalhado pelotão onde estava o camisola amarela Raúl Alarcón (W52-FC Porto), assim como todos os favoritos, muito cautelosos na véspera da ascensão à Senhora da Graça.

"Estou muito contente, é a segunda vitória em etapas da equipa. É genial, um verdadeiro bónus! Não estamos cá para a classificação geral, mas sim para somar etapas e, até agora, está a correr super bem. Vim cá para tentar ganhar uma etapa, e hoje sabia que era a minha última oportunidade. Correu bem", resumiu Bryan Alaphilippe, de champanhe na mão, depois de ter cortado a meta com o tempo de 4:06.08 horas.

A incursão da 79.ª Volta a Portugal pelo nordeste transmontano iniciou-se em Figueira de Castelo Rodrigo, onde os ecos da desistência de Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack) e da retirada do espanhol Alberto Contador embalaram o pelotão para os 162,7 quilómetros da terceira tirada.

As duas contagens de montanha de terceira categoria, em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, foram o pretexto ideal para que 16 corredores, entre os quais estavam Domingos Gonçalves (RP-Boavista), terceiro da geral, o campeão em título Rui Vinhas (W52-FC Porto), ou o combativo João Matias (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack), que assumiu a liderança da montanha, saltassem do pelotão para atravessar, em fuga, a Serra de Bornes.

Mas os fugitivos não conseguiram chegar isolados ao alto, cotado como de segunda categoria, com a escapada a ser anulada ao quilómetro 85 graças ao trabalho do Sporting-Tavira, que não meteu ninguém na fuga e queria defender o segundo lugar de Alejandro Marque, e depois da W52-FC Porto, quando Vinhas foi absorvido.

Com muitos quilómetros ainda para percorrer até à meta, Guy Sagiv (Israel Cycling Team), Antonio Di Sante (GM Europa Ovini) e Mikel Bizkarra (Euskadi-Murias) voltaram a tentar agitar as águas, construindo uma vantagem que, a 25 quilómetros de Bragança, ainda era de dois minutos.

Mas, quando o 'exército' francês, encabeçado por Damien Gaudin, o primeiro líder desta edição, entrou ao serviço, a fuga acabou. No complicado circuito final, povoado de curvas e contracurvas, os candidatos à etapa perfilaram-se na frente -- a dado momento, parecia que o próprio camisola amarela iria tentar a sua sorte -- e, na ligeiríssima inclinação final, foi o mais novo dos Alaphilippe a impor-se, diante de letão Krists Neilands (Israel Cycling Academy) e do português Daniel Mestre (Efapel).

Aos 21 anos, Bryan, cujo rosto (mas não o corpo, pequeno e entroncado) parece copiado a papel químico do irmão Julian, estreou-se a vencer, no seu terceiro ano na Armée de Terre, e encheu de vaidade aquele que é um dos mais promissores ciclistas franceses (pelo menos nas clássicas).

"Feliz e orgulhoso por ti, meu irmão pequeno, que conquistaste a tua primeira vitória profissional na Volta a Portugal", escreveu, desde França, o vencedor da Volta a Califórnia de 2016 e 'vice' da Liège-Bastogne-Liège (2015) e da Flèche Wallone (2016 e 2015).

Alheios às lutas pela etapa, ficaram os principais candidatos ao triunfo na 79.ª edição, com todos a pouparem energias para o seu primeiro grande teste, os 152,7 quilómetros entre Macedo de Cavaleiros e o alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto).

Na terça-feira, Alarcón vai partir para a quarta etapa com seis segundos de vantagem sobre Alejandro Marque (Sporting-Tavira) e 12 sobre Domingos Gonçalves, com o principal favorito, o bicampeão Gustavo Veloso (2014 e 2015) a ocupar a quinta posição, a 17 segundos.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com