quinta-feira, 3 de agosto de 2017

“Volta Portugal/Não há volta a dar no favoritismo azul”

W52-FC Porto parte para a 90.ª edição de novo como a grande favorita e com mais de um candidato

Por: Ana Paula Marques

Foto: Podium

A 90.ª edição da Volta a Portugal arranca sexta-feira com o prólogo na Praça do Império, em Belém, mas já haverá agitação esta quinta-feira nesta zona da capital com a cerimónia de apresentação das equipas. A última a dar-se a conhecer será a W52-FC Porto, por força de ter o dorsal número 1, Rui Vinhas, que causou surpresa em 2016 ao ser coroado vencedor, relegando para ‘segundo’ plano aquele que iniciou a prova como chefe-de-fila e que procurava o tri.

O galego Gustavo Veloso, 2º em 2016, mantém-se, no entanto, como líder da formação azul e branca, mas, depois do estatuto que Vinhas conquistou e dos resultados alcançados este ano por outros corredores da equipa, terá de ter de novo jogo de cintura para aceitar que um colega volte a ser melhor...

Para além de Rui Vinhas e Veloso, a equipa comandada por Nuno Ribeiro tem outras armas capazes de vestirem no dia 15 a camisola amarela: Amaro Antunes, Raúl Alárcon ou mesmo Ricardo Mestre, vencedor da prova em 2011.

Que adversários?

Desconhecendo-se ainda um pouco do que podem valer as equipas estrangeiras, onde se nota a ausência da espanhola Caja Rural, será das restantes formações portuguesas que virá a oposição à W52-FC Porto.

A Efapel apresenta-se com Sérgio Paulinho, 37 anos, que fará valer a experiência de mais de uma década no pelotão mundial para vencer uma corrida onde o seu melhor resultado é o 6º posto, conseguido em 2004, precisamente no último ano em Portugal antes de rumar às equipas do World Tour.

Já o Sporting-Tavira surge sem aquele que foi definido como líder, Joni Brandão, ausente devido a problemas de saúde. Manteve o italiano Rinaldo Nocentini, 39 anos, e foi buscar Alejandro Marque, 35, este também já com uma Volta ganha (2013).

Vindo ainda do Algarve, o Louletano-Hospital de Loulé quer colocar o espanhol Vicente de Mateos no mais alto lugar do pódio, enquanto a Rádio Popular-Boavista volta a ter no veterano Rui Sousa, 41 anos, a sua maior expressão. Finalmente Edgar Pinto, de regresso a Portugal, comanda a LA Alumínios-Metalusa.

Montanha sem chegada à Torre

Há montanha nesta edição da Volta a Portugal, o que não há de novo é a mítica chegada à Torre. A 9.ª e penúltima etapa, da Lousã à Guarda, passará pelo ponto mais alto de Portugal continental, mas para terminar na cidade mais alta. Os finais em montanha acontecem na Sr.ª da Graça (4.ª), Santa Luzia (5.ª), Nossa Senhora da Assunção (7.ª) e na Guarda (9.ª). A prova termina, como tem acontecidos nos últimos anos, com um contrarrelógio individual, sendo que haverá, no arranque, um de 5,4 km em Lisboa.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com