terça-feira, 21 de junho de 2016

“Agenda de Ciclismo”

Ciclismo de competição e de lazer inunda o Minho

As atenções dos adeptos de ciclismo vão estar voltadas para a região minhota no próximo fim-de-semana. Entre sexta e domingo, Braga recebe os Campeonatos Nacionais de Estrada para Elite e Sub-23. Os campeões de downhill (DHI) serão conhecidos, no domingo, em Arcos de Valdevez. Na sexta, em registo mais relaxado, Guimarães será palco do Passeio Dia Um de Portugal. A “destoar” desta concentração nortenha, Almodôvar é o local escolhido para a discussão dos títulos nacionais de masters, no domingo.

Os nacionais de estrada arrancam com a prova de contrarrelógio para sub-23, na sexta-feira, em Tenões. Cada corredor irá percorrer 27 quilómetros. O início está marcado para as 11h00. O mesmo circuito será usado, às 16h00 para o contrarrelógio de elite. Os corredores mais experientes vão, todavia, pedalar ao longo de 36 quilómetros, resultantes de quatro voltas ao percurso.

O primeiro dos grandes duelos esperados para este fim de semana deverá acontecer no contrarrelógio de elite. Nelson Oliveira (Movistar), em preparação para a Volta a França, tudo fará para revalidar o título. Só que o galvanizado Rafael Reis (W52-FC Porto), o mais produtivos dos ciclistas das equipas lusas em 2016, pretende surpreender e conquistar o primeiro título na categoria de elite. José Mendes (Bora-Argon 18), terceiro no ano passado, poderá intrometer-se.

A prova de fundo para sub-23 corre-se na tarde de sábado. O tiro de partida irá soar às 15h00 e os ciclistas irão enfrentar o duro circuito de 16,1 quilómetros com final no Sameiro, prevendo-se o final da prova para depois das 18h30, após cumpridos 144,9 quilómetros. Estão inscritos os dois melhores de 2015, Nuno Bico (Klein Constantia) e Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), com o segundo a querer desforrar-se da derrota concludente que o primeiro lhe infligiu há um ano.

A corrida rainha é a prova de fundo para elite. Serão 177,1 quilómetros, a disputar a partir das 11h00 de domingo, no mesmo circuito com meta no Sameiro onde, em 2015, uma multidão entusiasta assistiu ao triunfo de Rui Costa (Lampre-Merida).

O campeão em título estará ausente, assim como Tiago Machado (Katusha), mas a lista de inscritos conta com emigrantes de luxo como Ricardo Vilela, Domingos e José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), André Cardoso (Cannondale), Bruno Pires (Team Roth), José Mendes e Nelson Oliveira. Para fazer frente aos compatriotas que vêm de fora, o pelotão interno conta com os corredores que, já no ano passado, deram boas indicações, terminando entre os dez primeiros: Joni Brandão (Efapel), Amaro Antunes e Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte) e João Benta (Louletano-Hospital de Loulé). É expectável que Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), Hugo Sabido (Sporting-Tavira), António Carvalho e Joaquim Silva (W52-FC Porto) também tenham uma palavra a dizer.

Outro Campeonato Nacional a realizar no Minho é o de downhill, marcada para domingo, em Arcos de Valdevez. A competição vai decorrer na pista de Proselo. Às 11h00 corre-se a manga de qualificação. A final está marcada para as 14h30.

Os corredores vão encontrar uma pista curta, com apenas 1480 metros, e com uma inclinação média descendente de 15,88 por cento. Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) tem sido o grande dominador da temporada e, por isso, é o maior favorito. Mas o madeirense terá de contar com a forte oposição de Francisco Pardal (Penacova DH/UD Lorvanense) e de Vasco Bica (MS Racing Portugal), que também sabem o que é triunfar no nacional. No setor feminino, o favoritismo recai sobre Filipa Peres (RG Centro Ótico de Fafe), que, teoricamente, deverá ter como grandes rivais Margarida e Leonor Bandeira.

A festa de ciclismo no Minho arranca na sexta-feira, 24 de junho, feriado de S. João em muitos concelhos do país, mas que, na cidade berço, é a data em que se assinala do Dia 1 de Portugal. Pelo oitavo ano consecutivo, Guimarães recebe o Passeio Dia 1 de Portugal, que tem participação gratuita – embora exija inscrição prévia na página da Associação de Ciclismo do Minho na Internet – e a presença de algumas figuras do ciclismo português, como Tiago Machado, Delmino Pereira ou Cândido Barbosa.

A partida será dada junto ao Estádio D. Afonso Henriques, às 10h00, podendo os participantes optar pelo passeio, pelo mini-passeio ou pelos trilhos de BTT.

Noutra região, mas também a merecer destaque, vai disputar-se o Campeonato Nacional de Fundo para Masters e Elites Amadores, em Almodôvar, no domingo. A partida será dada às 9h00. Os corredores mais jovens vão completar 146,5 quilómetros. Os masters 40 e 45 vão pedalar ao longo de 111,7 quilómetros, enquanto os corredores a partir de 50 anos devem cumprir 76,6 quilómetros.

Mais eventos oficiais

25 de junho, 15h00: XCO Sol, Mar e Rio, Canidelo, Vila Nova de Gaia

26 de junho, 9h30: Circuito de S. Pedro, Macedo de Cavaleiros

26 de junho, 9h30: XIV Encontro Juvenil de Milhararado, Mafra

26 de junho, 10h00: Taça Regional de Estrada, Aeródromo da Maia

26 de junho, 11h00: 1.º XCO de Boticas

26 de junho, 12h00: 16.º BTT Gondar Jovem, Guimarães

26 de junho, 15h00: Campeonato Regional de XCO, Quinta S. Lourenço, Açores

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com