Por: José Morais
Fotos: Fabio Ferrari e
LaPresse
Vai parta a estrada no próximo
sábado dia 16, mais uma clássica do Milão/San Remo na sua 115ª edição, a
apresentação das equipas ser feita na sexta-feira em Pavia, local da linha de
partida, sendo a linha de chegada na Via Roma.
Tadej Pogacar da equipas da UAE Team Emirates que iniciou a sua época com vitória na Strade Bianche e sendo 4º em 2023, e Mathieu Van der Poel da equipa da Alpecin Deceuninck.
Outros ciclistas vencedores da
prova estão confirmados, como Alexander Kristoff em 2014, Arnaud Démare em 2016,
Michal Kwiatkowski em 2017, Julian Alaphilippe em 2019, Jasper Stuyven em 2021,
e ainda Matej Mohoric vencedor em 2022. Jonathan Milan, vencedor de duas etapas
e da maglia ciclamino na recém-encerrada Tirreno-Adriático, Mads Pedersen,
Caleb Ewan, duas vezes segundo na Classicissima, Cristophe Laporte, atual
campeão europeu e Filippo Ganna, vice-campeão em 2023 estão entre os inscritos.
Com um trajeto de 288 quilómetros, a Milão/San Remo deste ano inicia em Pavia, com os primeiros 44 quilómetros do percurso a atravessarem o Ticino por estradas planas, e vai retomar depois a rota clássica em Casteggio, o pelotão irá a partir dai retomar a estrada que liga Milão à Riviera di Ponente há mais de 110 anos, com passagem por Ovada e Gênova, seguindo depois rumo a oeste, junto ao mar, ao londo da estrada de Aurelia, com passagem por Varazze, Savona e Albenga, até chegar a Imperia.
A Milão-Sanremo 2024, com
288km, começa em Pavia e depois de percorrer cerca de 44 km de estradas planas
que atravessam o Ticino, retorna à rota clássica em Casteggio. A partir daí o
pelotão refaz mais uma vez a estrada que há mais de 110 anos liga Milão à
Riviera di Ponente, passando por Ovada e Gênova. Em seguida, segue para oeste
próximo ao mar ao longo da estrada estadual Aurelia passando por Varazze,
Savona e Albenga, até chegar a Imperia.
Com a chegada a San Lorenzo al Mare, e após a sequência clássica do Capi (Mele, Cervo e Berta), os ciclistas vão ter duas subidas, as quais foram acrescentadas nas últimas décadas, sendo elas Cipressa em 1982, e Poggio di Sanremo em 1961, com La Cipressa a ter 5,6 quilómetros com 4,1%, para entrarem depois os ciclistas numa descida muito técnica, que regressa ao Aurelia.
A nove quilómetros da linha de
chegada, surge a subida até o Poggio di Sanremo com 3,7 quilómetros, a menos de
4% em média com picos de 8% no trecho antes do topo da subida, a mesma tem uma
estrada ligeiramente estreita com quatro curvas fechadas nos dois primeiros
quilómetros, com uma descida muito exigente em estrada asfaltada, estreita e
algumas zonas com curvas meuito fechadas, até chegar à estrada de Aurélia, na última
parte da descida já na cidade de San Remo, os dois últimos quilómetros serão
feitos em longas retas pelas ruas da cidade.
História da prova:
A Milão San Remo foi realizada
pela primeira vez a 14 de abril de 1907, com sessenta inscritos, alinharam à
partida apenas 33, e chegaram ao fim na linha de chegada apenas catorze, com o
ciclista francês Lucien Petit-Breton a ser o primeiro a cortar a linha de
chegada com um tempo de onze horas e quatro minutos, para percorrer os 288
quilómetros da prova, de referenciar que Lucien Petit-Breton foi ainda vencedor
nesse ano 1907, e no ano seguinte de 1908 da Volta a França.
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