sexta-feira, 11 de agosto de 2023

“'Menino' Afonso Eulálio adapta-se à nova realidade: «Estou a dar nas vistas um pouco mais tarde»”


Um dos mais promissores ciclistas portugueses fala da 'revolução' que ocorreu na sua carreira no último ano

 

Por: AMG // VR/Lusa

Foto: Lusa

Afonso Eulálio sente-se "um menino", mas é já um dos mais promissores ciclistas portugueses, estando ainda a adaptar-se à 'revolução' que ocorreu na sua carreira no último ano e que despertou atenção até além-fronteiras.

Um ano depois de ser convocado à última hora para a Volta a Portugal, para substituir Luís Mendonça no bloco da Glassdrive-Q8-Anicolor, o jovem que tantas horas passou na dianteira do pelotão a trabalhar para o triunfo final de Mauricio Moreira aparece na 84.ª Volta a Portugal como um dos ciclistas a ter debaixo de olho até 20 de agosto.

"A época já vem longa, já chegamos aqui com muitas corridas. No início do ano, não estava bem habituado bem a isto. Agora, claro que gosto de chegar na frente, de estar a disputar as corridas. Venho para aqui com o mesmo objetivo do ano passado, que é estar a ajudar a minha equipa, e para ser um dos principais braços direitos do António Carvalho e ver o que podemos fazer", enumerou, em entrevista à agência Lusa.

Há uma pequena nuance, no entanto, na missão do ciclista da Figueira da Foz, que no ano passado esteve na Volta apenas para trabalhar "o meu objetivo era só controlar a corrida e, depois, descansar para o dia seguinte" e, nesta edição, vai tentar "fazer algo engraçado".

Afonso Eulálio ainda estranha a (merecida) curiosidade que desperta, após uma temporada que revolucionou o seu estatuto no pelotão, pelos resultados que teve quer ao serviço da ABTF-Feirense, nomeadamente o quinto lugar na Clássica de Ordizia (em Espanha) e o sexto na geral do Troféu Joaquim Agostinho, quer com as cores da seleção nacional, pela qual foi sétimo classificado da Corrida da Paz, a prestigiada prova da Taça das Nações sub-23, alcançando a melhor posição da história de Portugal.

"Não sabia que ia correr pela seleção também, tenho de agradecer ao selecionador [José Poeira] por me ter convocado e por me ter dado esta oportunidade no meu último ano de sub-23. As coisas acabaram por correr bem, acabei por ir ao pódio numa etapa e fazer um lugar na geral de algumas corridas, e penso que tenho tido uma boa projeção", considerou.

A prestação com as cores nacionais esteve perto de valer-lhe um passaporte para os Mundiais de Glasgow e também para a Volta a França do Futuro (20 a 27 de agosto), mas a coincidência de datas com a Volta a Portugal impediu-o de concretizar um sonho.

"Tanto o Mundial como a Volta a França do Futuro são corridas importantes que eu adoraria fazer. Era o meu último ano de sub-23 e era a minha última oportunidade de estar presente, mas estou na Volta a Portugal e a minha cabeça agora está aqui", garantiu.

O simpatiquíssimo e envergonhado Eulálio fica atrapalhado ao ser questionado sobre o que sente relativamente à ausência do Tour de L'Avenir, mas diz não estar desiludido, ainda que assuma que "claro" que gostaria de participar na prova. "Se perguntar a qualquer ciclista sub-23, todos gostariam de estar presentes...", argumentou.

Na antecipação da 84.ª Volta a Portugal, que começou na quarta-feira, em Viseu, e termina em 20 de agosto, em Viana do Castelo, o diretor da ABTF-Feirense, Joaquim Andrade, revelou à Lusa que o figueirense está a ser seguido por equipas internacionais, mas hoje o jovem preferiu não abrir o jogo: "Não há muito que contar. É continuar a fazer o meu trabalho e o que poderá vir a acontecer, acontecerá".

"Tenho feito um trabalho excelente, tenho evoluído muito. Sou um ciclista muito novo, acabei por chegar muito tarde ao ciclismo e penso que, por isso, é que também estou a começar agora a evoluir e dar nas vistas um pouco mais tarde", estimou.

Eulálio experimentou o ciclismo de estrada apenas aos 17 anos, depois de iniciar a sua aventura na modalidade no BTT, e tornou-se "logo" ciclista profissional na equipa de Santa Maria da Feira, em 2019, numa evolução "muito rápida" que foi afetada também pela pandemia de covid-19.

"Ainda sou um menino. Eu considero-me um menino e vamos ver do que serei capaz. Do futuro ninguém sabe", revelou, não escondendo que seria "um sonho" chegar ao World Tour.

Campeão nacional de fundo de sub-23 no ano passado, o miúdo da ABTF-Feirense ainda está a adaptar-se à transição abrupta que viveu, nomeadamente à condição de líder.

"Gosto mais de ser um ciclista de trabalho, essa é a verdade. Mas claro que se chegar ao fim e fizer um bom lugar, ou se conseguir uma vitória... adoraria dar uma vitória à equipa por ter acreditado em mim. Mas não me sinto pressionado. Se sair, sairá", concluiu.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com