Por:
Lara Faria
As
Aldeias do Xisto são, pelo segundo ano consecutivo, o palco de excelência para
uma das provas máximas do ciclismo internacional: o Campeonato da Europa de
Downhill. Prevê-se muita adrenalina na discussão dos títulos europeus na
disciplina mais vertiginosa do BTT. Tudo se decide entre 2 a 5 de maio, na
Pampilhosa da Serra.
Pelo
segundo ano consecutivo, o território das Aldeias do Xisto vai servir de palco
para o Campeonato da Europa de Downhill, que durante quatro dias vai ter o seu
epicentro na Pampilhosa da Serra.
Num
ambiente único de competição e convívio, são esperados 200 participantes numa
prova que terá como pináculo o primeiro fim-de-semana de maio, de onde se
destacam as descidas cronometradas, no sábado, e as finais, que atribuirão 22
medalhas de ouro, no domingo.
As
Aldeias do Xisto voltarão assim a acolher atletas provenientes de todos os
cantos da Europa, motivados pela possibilidade de levar para casa o estatuto de
campeões da Europa.
Os
adeptos portugueses esperam, no entanto, que os ciclistas nacionais voltem a
surpreender. Recorde-se que, em 2018, Francisco Pardal sagrou-se campeão
europeu de elite e Tiago Ladeira arrebatou a medalha de ouro em juniores. Além
disso, nas categorias de veteranos, Portugal arrecadou um total de sete medalhas.
O
Campeonato da Europa de Downhill enquadra-se no âmbito do projeto Cyclin’
Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de
excelência do país para a prática de ciclismo, cruzando infraestruturas de
qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços
turísticos especialmente dirigidos a este público.
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A
Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de
âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento
Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro
e com mais de 100 operadores privados,
com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e
privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na
promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de
serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do
mundo rural beirão.
Fonte:
Multicom
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