terça-feira, 11 de outubro de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros”

Nelson Oliveira deseja contrarrelógio endurecido pelo vento

Nelson Oliveira será o representante da Seleção Nacional/Liberty Seguros no contrarrelógio de elite do Campeonato Mundial de Estrada, marcado para esta quarta-feira, em Doha, Catar. O português vai partir às 15h03 (menos duas horas em Portugal).

A prova de 40 quilómetros é totalmente plana, prevendo-se que o calor – esperam-se 35 graus – seja um elemento essencial na decisão da corrida, pois poderão acontecer surpresas, devido à maior ou menor capacidade de os especialistas se adaptarem ao clima. O vento pode também jogar um papel importante.

“Na longa reta que nos conduz à cidade, espero que o vento esteja um pouco mais lateral do que encontrei no último treino. Hoje estava completamente de costas. Cheguei a rolar a 60 km/h. Condições como as de hoje favoreceriam os ciclistas mais pesados”, afirma o campeão nacional da especialidade.

Nelson Oliveira competiu no mesmo percurso no contrarrelógio por equipas e já treinou várias vezes num traçado que conhece de trás para a frente. “Já fiz o percurso várias vezes. Os detalhes estão levados ao pormenor, já sei o que tenho de fazer. Sei também que é um percurso que não se adapta totalmente às minhas caraterísticas, porque é muito plano”, considera o anadiense.

A estrada plana e os efeitos do calor deixam Nelson Oliveira numa posição cautelosa. “Hoje estavam 40 graus e os 40 graus daqui não se sentem da mesma forma que em Portugal. As condições atmosféricas vão ditar quem ganha ou não. Prefiro não fazer grandes promessas. Garanto apenas que vou dar o meu melhor e, a partir daí, será o que Deus quiser”, sublinha o corredor.

O selecionador nacional, José Poeira, confia no potencial do pupilo. “O Nelson Oliveira é um dos bons contrarrelogistas do pelotão internacional. Acredito que, em condições normais, o seu lugar natural é no top 10, algo que conseguiu este ano nos Jogos Olímpicos e no Campeonato da Europa, e há dois anos no Campeonato do Mundo. É verdade que o percurso não o favorece, mas veremos o efeito do calor nos principais favoritos”, antevê o responsável técnico.

A lista de inscritos conta com a maior parte dos grandes contrarrelogistas internacionais. O holandês Tom Dumoulin, o australiano Rohan Dennis e o alemão Tony Martin estão num patamar superior de favoritismo. O atual detentor da camisola arco-íris, o bielorrusso Vasil Kiryienka, não teve uma época com prestações assinaláveis no contrarrelógio, mas o traçado é à sua medida e, no domingo, foi um dos esteios da prestação coletiva da Sky.

O espanhol Jonathan Castroviejo, coroado recentemente campeão europeu, o polaco Maciej Bodnar, o belga Victor Campenaerts, o britânico Alexa Dowsett e o esloveno Primoz Roglic são outros dos grandes adversários de Nelson Oliveira.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com