segunda-feira, 9 de maio de 2016

“UCI levanta suspensão de ciclista russo Eduard Vorganov”

Foto: ERIC LALMAND / BELGA / AFP

As razões do levantamento da sanção imposta ao ciclista de 33 anos não foram reveladas pela UCI.
A União Ciclista Internacional (UCI) levantou a suspensão provisória imposta a Eduard Vorganov, depois de em janeiro o ciclista russo ter acusado consumo de meldonium em controlos antidoping.
Fonte oficial da UCI citada pela agência France Presse escusou-se a especificar as razões do levantamento da sanção imposta ao ciclista de 33 anos, comentando apenas que “o caso não foi ainda julgado”.
A 13 de abril, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) suavizou as sanções por consumo do fármaco cardiovascular Meldonium, abrangendo cerca de 150 desportistas que acusaram positivo desde a sua proibição, a 01 de janeiro.
“Os casos em que a prova de dopagem contenha menos de uma micrograma de Meldonium, e que tenha sido tomado antes de 01 de março, serão equiparados aos ocorridos com esse fármaco antes de 01 de janeiro”, informou então a AMA em comunicado.
Nesses casos, esclarece, “admite-se que o atleta não consumiu o fármaco de maneira consciente depois da sua proibição”.
No inverso, a investigação a um atleta prosseguirá se este reconhecer a sua ação, se existirem evidências de que consumiu Meldonium depois de 01 de janeiro ou se “a concentração da substância chegue aos 15 microgramas por mililitro de sangue, o que confirma um consumo recente”.
O mesmo acontecerá se “a concentração se encontrar entre um e 15 microgramas por mililitro e o teste ter sido efetuado a partir de 01 de março”, acrescenta a nota.
Assim, os atletas que acusaram testes positivos são considerados inocentes, serão amnistiados e poderão competir nos Jogos Olímpicos Rio2016, notícia que foi saudada pelo Ministério do Desporto da Rússia, onde 40 atletas se encontravam suspensos.
A substância meldonium ficou conhecida recentemente, quando a antiga líder do 'ranking' mundial de ténis Maria Sharapova revelou ter acusado um controlo positivo para este medicamento no decorrer do Open da Austrália.
Desenvolvida na década de 1970 na antiga União Soviética, a substância servia para proteger células cardíacas, sendo, sobretudo, comercializada nos países de leste, com o objetivo de melhorar a resistência.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com