quarta-feira, 22 de outubro de 2025

“SRAM apresenta queixa contra a UCI e critica protocolo que limita transmissões das bicicletas no pelotão World Tour”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O conflito entre a SRAM e a União Ciclista Internacional (UCI) subiu de tom. O CEO da marca norte-americana, Ken Lousberg, publicou uma carta aberta onde critica abertamente o novo Maximum Gearing Protocol da UCI, uma medida que limita as relações de transmissão utilizadas nas bicicletas do pelotão profissional. A SRAM, sentindo-se injustamente visada, apresentou uma queixa formal junto da Autoridade da Concorrência da Bélgica.

 

A origem da polémica

 

Em junho, a UCI anunciou a introdução experimental de restrições no escalonamento de transmissões, justificando a medida com a intenção de aumentar a segurança dos ciclistas. No entanto, a decisão gerou desconforto imediato entre as equipas e fabricantes, sobretudo porque o sistema de transmissão 1x da SRAM - utilizado, entre outros, por Jonas Vingegaard na sua nova Cervélo S5 durante a Volta a França 2025 - seria um dos mais penalizados pelas novas regras.

Na carta aberta publicada, Ken Lousberg afirmou que a empresa tentou dialogar com a UCI “de boa fé”, mas que as suas preocupações “ficaram sem resposta”.

“O novo Maximum Gearing Protocol vai restringir o equipamento em que muitos de vocês confiam para pedalar e competir ao mais alto nível. Limita a escolha, sufoca a inovação e prejudica injustamente os ciclistas da SRAM - e a própria SRAM”, escreveu o dirigente.

“Não pedimos muito. Apenas queremos que os nossos ciclistas possam competir em igualdade de condições e que a indústria seja reconhecida como um parceiro essencial, trabalhando em conjunto para tornar o ciclismo mais seguro e inspirador”, acrescentou.

Lousberg sublinhou ainda que a nova regra “já provocou confusão, ansiedade e perturbações”, reiterando que o compromisso da SRAM com a segurança e inovação “permanece inalterado”.

 

Queixa formal e danos reputacionais

 

Num comunicado oficial, a marca norte-americana explicou que, embora a UCI classifique a medida como um “teste”, a sua implementação “já causou danos tangíveis”.

“As transmissões da SRAM foram publicamente rotuladas como não conformes, o que gerou danos reputacionais, confusão no mercado, ansiedade entre equipas e atletas, e possível exposição legal”, lê-se na nota.

A SRAM argumenta que é o único grande fabricante cujos grupos utilizados por equipas World Tour são afetados de forma direta, o que, na sua perspectiva, cria uma desigualdade competitiva evidente.

 

Opiniões divididas no pelotão

 

As restrições de transmissão têm dividido profundamente o pelotão e a comunidade técnica do ciclismo. No início do ano, ciclistas como Chris Froome e Wout van Aert defenderam publicamente a ideia de limitar a evolução tecnológica para melhorar a segurança. Froome chegou a dizer que “talvez seja altura de discutir a limitação do avanço tecnológico no ciclismo, algo tão simples como restringir as relações de transmissão”.

Mas outros nomes de peso contestaram a proposta. Antes da Artic Race, em agosto, Tom Pidcock, da Q36.5 Pro Cycling Team, afirmou que “limitar as mudanças só tornará tudo mais perigoso”.

Na mesma linha, Dan Bigham, responsável de engenharia na Red Bull – Bora – Hansgrohe, apresentou na conferência Science and Cycling em Lille um estudo que conclui que as novas restrições “não terão qualquer impacto na velocidade do pelotão” e, por isso, “não contribuirão para aumentar a segurança dos ciclistas”.

“Temos poder para implementar mudanças reais, mas restringir as relações de transmissão apenas desvia a atenção das medidas verdadeiramente relevantes para proteger os ciclistas”, sustentou Bigham.

 

O debate continua

 

A polémica entre a SRAM e a UCI promete marcar os próximos meses. Por um lado, o organismo internacional insiste que o protocolo é apenas um teste destinado a recolher dados sobre segurança. Por outro, a SRAM afirma que o processo carece de diálogo, transparência e equidade.

Enquanto a batalha legal avança, o debate sobre até que ponto a inovação tecnológica deve ser limitada em nome da segurança continuará a dividir o mundo do ciclismo entre quem vê progresso e quem vê risco.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/sram-apresenta-queixa-contra-a-uci-e-critica-protocolo-que-limita-transmissoes-das-bicicletas-no-pelotao-world-tour

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com