António Carvalho promete animar Monção e Melgaço Granfondo
Fotos: António Carvalho/Igor
Martins/Global Imagens/Bikeservice
O ciclista português melhor classificado (3.º) na última edição da Volta a Portugal garante que vai ao Monção e Melgaço Granfondo by Trek para se “divertir”, mas promete “criar um ambiente competitivo na parte inicial da corrida”. Depois, diz, será o momento de “desfrutar dos abastecimentos, das paisagens e do convívio, porque o protagonismo deve pertencer àqueles que pagam e se deslocam tantos quilómetros para participar nestes eventos”.
António Carvalho é o convidado da organização e, no domingo, quando forem 9h00, arrancará do Largo do Mercado, em Melgaço, com o dorsal n.º 1 – uma singela homenagem da Bikeservice ao ciclista da ABTF Betão - Feirense. Com ele partirão cerca de 1500 atletas de 20 nacionalidades, 400 dos quais compõem o grande contingente de ciclistas espanhóis que têm presença assegurada nesta 5.ª edição do Monção e Melgaço Granfondo by Trek. Alejandro Marque, vencedor da Volta a Portugal em 2013, será um deles.
Com o limite máximo das inscrições praticamente atingido, esta prova de ciclismo para todos a última do calendário da Bikeservice para este ano – disputa-se em três distâncias: Minifondo (73 km), Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km). A expectativa sobre quem será o primeiro 'granfondista' a cortar a meta instalada em Melgaço é grande. Para já, estão confirmadas as presenças de Nuno Morgado (Brinox Cycling Team), vencedor dos granfondos do Gerês e de Montemuro, e de David Mayo Vivas (Cadão/Soutense/Rematelaborado), que foi o mais forte no Bragança Granfondo.
Recém-chegado do Grande Prémio JN, onde venceu duas etapas, António Carvalho considera que este tipo de eventos “são competições muito importantes para quem gosta de ciclismo”, mas valem, igualmente, “pelas paisagens, pelo convívio e pelo lazer”. Os 19 dias de competição que já acumula no último mês não lhe retiraram a força e a vontade de 'acelerar' nos quilómetros iniciais, todavia, “será com o espírito de desfrutar ao máximo juntamente com os adeptos da modalidade” que estará no berço da mais nobre de todas as castas de vinho branco o Alvarinho.
Sem esconder o “fascínio” que uma organização deste tipo encerra, António Carvalho confessa que se “um dia” fosse levado a promover eventos desportivos deste género, “gostaria que tivessem a qualidade daqueles que o Manuel Zeferino e a Bikeservice organizam”. “Ao nível dos percursos, da alimentação e de todos os aspectos organizativos, são espectaculares”, acrescenta, e pela “inigualável” experiência que Manuel Zeferino “tem na modalidade, (...) é uma pessoa que podia organizar a Volta a Portugal e o ciclismo nacional tinha muito a ganhar com isso”.
No sábado, será a vez dos mais
jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo disputando o Granfondo
Kids. As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em
quatro escalões (pupilos, benjamins, iniciados e infantis).
Já no domingo, 15 minutos após
o arranque do Monção e Melgaço Granfondo by Trek, uma iniciativa que é apoiada
pelos dois municípios alto-minhotos, tem início uma caminhada para os
acompanhantes dos ciclistas, sujeita a inscrição.
SOBRE O
ORGANIZADOR
Fundada em 2008, na Póvoa de
Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, actualmente,
responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para
todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de
participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da
modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto
Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael
Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.
As provas com a chancela da
Bikeservice têm na qualidade organizativa e na permanente busca da inovação o
seu carácter distintivo.
Fonte: Bikeservice
Sem comentários:
Enviar um comentário