terça-feira, 22 de novembro de 2022

“Mulher Ciclista…”


Relatos de uma mulher ciclista, mais uma aventura de Alejandra Freitas

 

Texto e fotos: Alejandra Freitas

No passado fim de semana, 19 e 20 de novembro de 2022, decidi visitar a cidade de Évora usando como meio de transporte a minha bicicleta de estrada.
No sábado, parti de Loures às 7h20 da manhã na companhia de José Canela e, às 8h chegámos à Alverca, onde nos esperava o João Campos e um arco-íris fantástico.
Pedalámos juntos até ao Porto Alto, onde estes dois rapazes me deram as últimas recomendações. Eles regressaram aos seus pontos de partida e eu continuei até Évora.


Em Coruche, fui apanhada por uma bela chuvada que não me fez parar. Pensei “volta molhada, volta abençoada”. E segui a pedalar. Mais à frente, um pouco antes do Couço, um ciclista aproximou-se e apresentou-se como João Macedo, o recordista do Troia-Sagres. Fez-me um pouco de companhia e ainda me deu um elogio: “Você pedala muito bem, vai com uma boa média bem e já deve ter idade para ser minha mãe” (concluímos que a minha idade ultrapassa o dobro da sua). Entretanto juntou-se um colega de equipa do João e acompanharam-me até ao Couço.


Por volta das 15h cheguei a Évora. Fiz o check-in no hotel (que tinha uma longo escadaria logo à entrada e onde apelei por um quarto no rés-do-chão.) Tomei um duche e fui visitar a bonita e agradável cidade de Évora.

No dia seguinte, dei início à minha jornada às 7h30. Logo à saída de Évora tive um furo no pneu traseiro da bicicleta. Bem olhei em redor a ver se aparecia alguém para me ajudar a trocar a câmara de ar, mas calhou-me a mim o brinde. Pus mãos à obra e resolvi o assunto. Entretanto, reparei que a luz traseira da bicicleta tinha avariado, deitei-a no caixote do lixo (“paz à sua alma”), menos umas gramas na bicicleta. E lá fui eu!


 Já que no dia anterior tinha ido por Mora, segui o conselho do Campos e regressei por Montemor-o-Novo. O cansaço e o peso nas pernas já se faziam sentir e, para dar uma ajuda, o vento decidiu ser bem do contra. Com as mãos nos “drops” e de cabeça baixa (como indica o Canela), lá cheguei a Loures.

Cheguei com as pernas cansadas, sem força nas mãos e com algumas zonas do corpo doridas, mas de alma lavada, coração cheio e cabeça desanuviada, magicando a próxima aventura.


Esta foi mais uma das aventuras a que me propus fazer sozinha. Sozinha, como quem diz, pois para tornar possível estes acontecimentos, conto sempre com ajuda, companhia e apoio de várias pessoas, as “MINHAS pessoas”. São alguns os amigos que me acompanham nos treinos, me motivam diariamente, de entre os quais destaco o meu “coach” José Pedro Canela, a minha querida nutricionista Maria Faustino, o meu conselheiro João Campos, a minha querida Mió (a melhor mãe do mundo), o meu irmão Paulo Freitas e uma amiga fantástica Elsa Fonseca.

Ando de bicicleta na estrada há cerca de um ano, acompanhada por José Pedro Canela, o melhor treinador que poderia ter. Foi ele quem me ensinou a mudar as mudanças na bicicleta, a encaixar os sapatos nos pedais, a trocar uma câmara de ar, a “andar na roda”  e me prescreve os treinos semanais de acordo com os meus objetivos e disponibilidade.
Maria Faustino, uma pessoa e nutricionista fantástica, da clínica Metaclinic. É ela quem me traça os planos alimentares, contemplando os momentos antes, durante e após treinos e “aventuras”. Sempre à distância de um email para o esclarecimento de dúvidas e ajustes necessários.




João Campos, sempre disponível para ajudar e aconselhar no que preciso e companheiro de treinos.

A minha Mió, fica de coração apertadinho mas é sempre a primeira a enviar mensagens de apoio e demonstrar orgulho pelos meus feitos.
O grupo da prevenção é o meu suporte, os que me transmitem confiança e alimentam as minha “loucuras” (como muitos lhes chamam).

“Os cobardes nunca começam
Os medíocres nunca terminam
Os vencedores nunca desistem”

 

Esta mais um história de superação de Alejandra Freitas, os relatos de uma mulher ciclista, são histórias como estas que esperamos de vós “Mulheres”, enviem-nos temos muitos prazer em publicar e divulgar, os nossos mails esperam as vossas aventuras: noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com

Boas pedaladas.

José Morais




Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com