sexta-feira, 4 de junho de 2021

“Tour da Suíça com grandes nomes, Van der Poel, Alaphilippe, Carapaz, Yates, entre outros”


Por: José Morais

Fotos: Organização

O Tour da Suíça vai para a estrada de 6 a 13 de junho, e será o grande último desafio antes da realização do Tour de França, fazendo parte da 84ª edição duas etapas de contrarrelógio, com quase 18 mil metros de subida acumulada, após ter sido cancelada o ano passado regressa em 2021 em força.

Grandes nomes vão fazer parte da prova, que vai ter de volta ao ciclismo Tom Dumoulin da Jumbo-Visma depois de ter anunciado uma pausa em janeiro, a ele vai juntar-se o campeão mundial Julian Alaphilippe da Deceuninck-QuickStep, o britânico Adam Yates ou o equatoriano Richard Carapaz da Ineos Grenadiers, ou o holandês Mathieu Van der Poel da Alpecin-Fenix.

A 84ª edição do Tour da Suíça para além das 19 equipas do World Tour, irá ter equipas convidadas como a Alpecin-Fenix, Rally Cycling e Total Direct Energie, e pela primeira vez vai haver uma prova feminina, numa altura em que o pelotão que vai participar no Tour de França, se dividiu entre o Critério do Dauphiné e o Tour da Suíça, a prova não realizada o ano passado, teve como último vencedor em 2019 o colombiano Egan Bernal, que este ano se consagrou o vencedor do Giro, e vai falhar o Tour de França.     

A edição deste ano que vai ter parte do percurso inicialmente planejado para 2020, vai ter 1013 quilómetros de extensão, com 17844 metros de subida acumulada, terá duas provas de contrarrelógio, na etapa de abertura, com 10,9 km, e uma no penúltimo dia, com 23,2 km, com duas etapas duras nas montanhas que se destacam, a 5ª etapa, em Sedrun, com chegada ao alto, e a última, em Andermatt.

A 2ª etapa terá 183 quilómetros a partir das Cataratas do Reno, com passagem pelas montanhas Ghöch e Oberricken e o Lago de Zurique, com a chegada a Lachen, terá uma pequena subida a oito quilómetros da linha de chegada.

 

A 3ª etapa liga Lachen a Pfaffnau, o pelotão fará uma passagem pelos lagos da região, começando pelo Lago Superior de Zurique numa rota montanhosa pela Suíça central.

A 4ª etapa que parte do mosteiro barroco do século 18 de St. Urban, sobre a Saanenmöser a 1.284 metros de altitude, antes de descer para o final em Gstaad.

A 5ª etapa que vai passar pelo UCI World Cycling Center em Aigle, segue uma nova rota com subidas mais difíceis e curvas entre Bratsch e Albinen antes da escalada de 17 quilómetros até Leukerbad onde pode causar mudanças na classificação geral.


A 6ª etapa vai passar pela estrada mais alta da Suíça e em seguida vai atravessar o Lukmanier Pass, com 21 quilómetros a uma inclinação média de 4,3%.

Na penúltima etapa há um segundo contrarrelógio, desta vez com 23 km, que atravessa o Passo Oberalp, com seus 13 quilómetros a uma inclinação de 6,9% ​​até Andermatt.

O Tour da Suíça termina no domingo dia 13 com a etapa rainha de 3.600 metros de subida acumulada ao longo de 118 quilómetros, o circuito alpino de Andermatt passa pelos picos triplos de Furka-Grimsel-Susten, com a subida final para o final da edição de 2021 passando pelo desfiladeiro Schöllenen.

 

As etapas:

 

Etapa 1 – 6 de junho – Frauenfeld – Frauenfeld – 10,9 km

Etapa 2 – 7 de junho – Neuhausen at the Rhine Falls – Lachen – 173 km

Etapa 3 – 8 de junho – Lachen – Pfaffnau – 185 km

Etapa 4 – 9 de junho – St. Urban – Gstaad – 171 km

Etapa 5 – 10 de junho – Gstaad – Leukerbad – 172 km

Etapa 6 – 11 de junho – Fiesch – Disentis–Sedrun – 162 km

Etapa 7 – 12 de junho – Disentis–Sedrun – Andermatt – 23,2 km

Etapa 8 – 13 de junho – Andermatt – Andermatt – 118 km

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com