sábado, 20 de setembro de 2025

“Grande Prémio Anicolor, Diogo Gonçalves festeja em Oliveira do Bairro e Guerin veste de amarelo”


Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler) foi o mais rápido na segunda etapa do 9.º Grande Prémio Anicolor, tendo festejado a vitória em Oliveira do Bairro. No entanto, foi Alexis Guerin (Anicolor-Tien21), quarto na etapa, quem agarrou a desejada camisola amarela.

A etapa de 169,8 quilómetros, entre Mortágua e Oliveira do Bairro, destacava-se pelas várias subidas exigentes, com uma contagem de montanha de primeira categoria ainda nos primeiros 50 quilómetros, antes do pelotão enfrentar outras duas subidas, incluindo uma segunda categoria.

Com uma média de 38.49 Km/h, Diogo Gonçalves revelou-se o mais forte ao fim de 4h24m42s, tendo cortado a meta à frente de Raúl Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista), segundo classificado, e David Dominguez (Aviludo-Louletano-Loulé), terceiro. Ainda com o mesmo tempo, chegou Alexis Guerin, num quarteto que se destacou 37 segundos do segundo grupo.

Nas contas da classificação geral, Alexis Guerin subiu ao lugar mais alto, seguido de David Dominguez, Raul Rota e Diogo Gonçalves, por esta ordem, todos com o mesmo tempo.

Nas restantes classificações, Diogo Gonçalves comanda nos pontos, Adrián Bustamante (GI Group Holding-Simoldes-UDO) na montanha, Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nas metas volantes e nos pontos quentes, Pedro Silva (Anicolor-Tien21) nas metas autarquias e Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) na juventude. A Anicolor-Tien21 lidera a classificação por equipas.

As decisões estão reservadas para este domingo, com uma última etapa entre Oliveira do Bairro (12h30) e Águeda (16h40). Serão 161,9 quilómetros marcados por quatros contagens de montanha, incluindo uma de primeira categoria e duas de segunda.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Resultados da Super 8 Classic: Arnaud de Lie bate Matthew Brennan no photo-finish. Jordi Meeus completa o pódio”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Super 8 Classic trouxe mais uma tarde animada ao calendário das semi-clássicas belgas este sábado. Numa corrida marcada pelos abanicos e pela intensidade imposta pela Visma e por Arnaud De Lie, a decisão acabou por surgir ao sprint, com o belga a confirmar o seu excelente momento de forma ao conquistar a quinta vitória no espaço de um mês.

Com cerca de 200 quilómetros, o percurso foi pontuado por várias subidas curtas e explosivas antes do final plano em Haacht. O cenário prometia ataques sucessivos e foi precisamente isso que aconteceu. Ainda assim, quatro ciclistas conseguiram adiantar-se para formar a fuga inicial: Artem Shmidt, Miká Heming, Julius Johansen e Filip Maciejuk.

A corrida ganhou nova vida a 83 quilómetros do fim, quando a Visma assumiu o comando e endureceu o ritmo, provocando cortes que deixaram um grupo de cerca de 25 ciclistas na frente. Este grupo viria a alcançar os quatro fugitivos já a 33 quilómetros da meta, altura em que a corrida entrou numa fase caótica, com ataques sucessivos de vários favoritos e até de sprinters como Arnaud De Lie e Pavel Bittner.

Nenhuma dessas movimentações se consolidou e, já nos últimos quilómetros, cerca de 20 ciclistas encaminharam-se para discutir a corrida no sprint final. A Tudor assumiu a dianteira para Matteo Trentin, mas o italiano não conseguiu resistir à potência de Arnaud De Lie, que confirmou a vitória dias depois de ter conquistado o GP da Valónia.

O jovem belga da Lotto voltou a mostrar-se intratável nas chegadas rápidas, superando Matthew Brennan e Jordi Meeus num sprint muito disputado, mas onde voltou a impor-se como o mais forte, prolongando a sua impressionante série de sucessos neste mês de setembro. Ben Swift e Mike Teunissen fecharam o top 5.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-da-super-8-classic-arnaud-de-lie-bate-matthew-brennan-no-photo-finish-jordi-meeus-completa-o-podio

“Resultados da 4ª etapa da Volta à Eslováquia: Paul Magnier engata a quarta, após lançamento perfeito da Soudal”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A 4ª etapa da Volta à Eslováquia acabou por ter o mesmo desfecho das três anteriores, com a Soudal - Quick-Step a manter o controlo absoluto sobre os sprints. Paul Magnier voltou a mostrar-se imbatível e somou a sua quarta vitória consecutiva, reforçando ainda mais a liderança da classificação geral.

O percurso entre Vráble e Sládkovicovo era totalmente plano, ideal para os sprinters, e não apresentou qualquer dificuldade que pudesse surpreender o pelotão. Como já se tornou rotina nesta edição, a Soudal - Quick-Step assumiu as rédeas da corrida, mantendo a fuga sob controlo até aos últimos quilómetros, antes de preparar mais um final massivo ao gosto do seu jovem sprinter francês.

Os últimos 3 resistentes foram anulados à entrada do quilómetro final e também com 3 elementos, a equipa belga cozinhou mais uma vitória. Primeiro Yves Lampaert, depois Dries van Gestel a lançar-lhe o sprint, Magnier arrancou no momento certo e voltou a impor a sua velocidade superior com enorme autoridade. Nenhum rival conseguiu sequer ameaçar a sua supremacia, e o francês cortou a meta com clara vantagem, deixando Lukas Kubis e Milan Menten nas posições imediatas.

Para o campeão nacional da Eslováquia, Kubis, a chegada teve um sabor agridoce: voltou a ser o mais próximo de Magnier, mas pela quarta vez consecutiva teve de contentar-se com o segundo lugar. Já Menten completou o pódio do dia, mas sem capacidade para se aproximar do ritmo avassalador do líder da corrida.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-da-4-etapa-da-volta-a-eslovaquia-paul-magnier-engata-a-quarta-apos-lancamento-perfeito-da-soudal

“Brandon McNulty novo líder da Volta ao Luxemburgo”


Ethan Hayter ganha etapa

 

Por: Lusa

Foto: LUSA/EPA

O ciclista norte-americano Brandon McNulty (UAE-Emirates) conquistou este sábado a camisola amarela na Volta ao Luxumburgo, com o segundo lugar no contrarrelógio individual da quarta etapa vencido pelo britânico Ethan Hayter (Soudal Quick-Step).

Com um desempenho notável, Hayter concluiu os 26,3 quilómetros do percurso com início e fim em Niederanven em 30.38 minutos, à média de 51,493 km/hora, superando McNulty por expressivos 27 segundos e o e o irlandês Ben Healy (EF Education First-EasyPost) por 57, ainda assim os únicos a menos de um minuto.

Na geral, McNulty destronou o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), 10.º, a 1.22 minutos, e que agora é segundo, a 47 segundos, com o equatoriano Richard Carapaz (EF Education First) a galgar quatro posições, para terceiro, a 1.04 minutos.

Tiago Antunes foi o melhor da portuguesa Efapel, em 24.º, a 1.53 minutos, ascendendo três lugares, para 14.º, a 2.27, a oito segundos do 11.º.

Joaquim Silva foi o segundo melhor luso, em 66.º, a 3.14, baixando três degraus, para 56.º, a 11.47.

A quinta e última etapa disputa-se no domingo, com 176,4 quilómetros entre Mersch e a cidade do Luxemburgo.

Fonte: Record on-line

“Portugal novamente dominador em Barcelona”


A Seleção Nacional de Pista voltou a estar em destaque no 21º Troféu Internacional Cidade de Barcelona - XII Memorial Miguel Poblet. Pelo segundo dia consecutivo, Iúri Leitão conquistou o ouro, enquanto Diogo Narciso e Maria Martins garantiram a prata.

No omnium masculino, Iúri Leitão esteve em grande plano desde a primeira das quatro provas, tendo terminado na liderança com um total de 212 pontos. A medalha de prata também veio para Portugal, com Diogo Narciso a terminar na segunda posição, com 178 pontos. O pódio ficou completo com o neerlandês Justus Willemsen, com 134 pontos.

Já na prova feminina de omnium, o triunfo sorriu à norueguesa Anita Stenberg, com 166 pontos, mas a Seleção Nacional também esteve em evidência. Maria Martins terminou na segunda posição, conquistando a medalha de prata com 129 pontos. Daniela Campos foi oitava, com 88 pontos, depois de ter sofrido uma queda durante a prova de eliminação.

"Tivemos um dia bastante bom. O programa de omnium é sempre exigente e requer bastante dos atletas ao longo do todo dia. Todos tiveram excelentes desempenhos e desenvolveram um trabalho muito bom, procurando dar sempre o melhor nas diferentes provas. A Daniela Campos teve uma queda na prova de eliminação que acabou por condicionar o rendimento e o resultado, no entanto, respondeu bastante bem na prova por pontos com uma atitude positiva e lutadora, procurando superar as dificuldades encontradas", analisou Gabriel Mendes, Selecionador Nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Amanhã domingo 21 de setembro bom tempo para pedalar na Amadora”

É já amanhã domingo dia 21 que se realiza a “35ª edição do "Asa Classic Race", o tempo promete a uma boa pedalada, participe, se não, siga-nos nos Facebook.




“Anicolor / Tien21, Pedro Silva é o 2.º classificado da Geral no arranque do Grande Prémio ANICOLOR”


Fotos: Ciclismo +TV / Rodrigo Rodrigues

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, foi o 2.º classificado no final da 1.ª Etapa do 9.º Grande Prémio ANICOLOR, sendo também o 2.º classificado da Geral, com o mesmo tempo do líder e vencedor do dia, João Matias (Tavfer / Ovos Matinados / Mortágua). A tirada inaugural da corrida foi hoje disputada a alta velocidade, numa ligação entre Fermentelos (Águeda) e Ílhavo, ao longo de 168,2 km que terminaram com um sprint vigoroso. A estrutura que tem sede em Águeda é a líder da Geral por Equipas. Amanhã é dia de alta montanha, com uma etapa que vai colocar à prova todo o pelotão. 


Foi a bom ritmo que a etapa inaugural do Grande Prémio Anicolor foi disputada nesta sexta-feira. A fuga do dia foi protagonizada por quatro elementos, durando até bem perto do final, com a Anicolor / Tien21 sempre na frente do pelotão, a assumir a perseguição. A aproximação à meta foi feita a alta velocidade, com o pelotão compacto, para uma discussão ao sprint, onde João Matias foi mais forte do que Pedro Silva, que terminaria em 2.º lugar, com o mesmo tempo. 

“Esta 1.ª Etapa foi disputada a alta velocidade, foi direcionada para os sprinters e toda a equipa fez um bom trabalho para controlar a etapa. Os mais novos acabaram por ter a responsabilidade de guiar a corrida e amanhã é um dia duro, onde tudo faremos para que seja um bom dia para a equipa”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 


Amanhã chega a 2.ª Etapa, que terá partida de Mortágua (13H00), para uma viagem de 169,8 km, a mais longa desta edição, que vai terminar em Oliveira do Bairro (17H22). Com um total de 4.725 metros de acumulado, esta tirada vai certamente fazer já alguma seleção natural, com quatro contagens de montanha: uma de 1.ª categoria (48,8 km), outra de 2.ª categoria (120,5 km) e duas de 3.ª categoria (38,9 km e 82,2 km). 

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

CLASSIFICAÇÕES: 

9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR  

1.ª ETAPA: Fermentelos – Ílhavo» 168,2 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA 

 

1.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 03h51m13s 

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt 

3.º João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt 

4.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), mt 

11.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), mt 

20.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt 

24º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), mt 

55.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 19s 

70.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), mt 

72.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 

 

1.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 03h51m13s 

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt 

3.º João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt 

4.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), mt 

11.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), mt 

20.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt 

24º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), mt 

55.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 19s 

70.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), mt 

72.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS  

 

1.ª Anicolor / Tien21, 11h33m39s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 30 Pontos 

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 26 Pontos 

4.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), 22 Pontos 

11.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 8 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 03h51m13s 

22.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), 03h51m32s 

31.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), 03h51m32s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – ROXA

 

1.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 2 Pontos 

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 4 Pontos 

4.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), 8 Pontos 

11.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 22 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias vence a primeira etapa e é o primeiro líder do Grande Prémio Anicolor”


João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) abriu da melhor forma o 9.º Grande Prémio Anicolor, ao conquistar ao sprint a vitória na etapa inaugural, uma ligação de 168,2 quilómetros entre Fermentelos e Ílhavo. Esta vitória deu-lhe não apenas o triunfo do dia, mas também a liderança da classificação geral e da camisola por pontos.

Disputada a bom ritmo e sem grandes dificuldades, a primeira tirada foi decidida ao sprint, onde Matias mostrou toda a sua experiência e explosividade. Leangel Linarez, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, assumiu a liderança da geral das Metas Autarquias.

Com emoção redobrada, esta vitória representa muito para João Matias e para toda a equipa, depois de uma época marcada por vários segundos lugares e desafios constantes. “Um enorme obrigado a todos! Esta é vossa!”, destacou o ciclista, emocionado, após cortar a meta de braços erguidos.

Na sua declaração pós-corrida, João Matias reforçou o espírito de união que marcou o triunfo: “Hoje penso que foi, em termos de lançamento do sprint, o melhor da equipa. Foi impressionante. Vinha preparado para sprintar e assumimos a corrida ainda a seis quilómetros da meta, com os mais jovens a darem também o seu contributo.


Trouxemos o pelotão atrás de nós e o Angel pegou na corrida a quatro quilómetros, foi o ponto-chave. Eu simplesmente tive de finalizar o trabalho. Estou sem palavras para descrever o que fez a nossa equipa. Tive o privilégio de ser lançado pelo melhor sprinter do pelotão, o Leangel, e não poderia pedir mais. Foi um esforço coletivo incrível. O Barbio fez uma colocação excecional, é o melhor em Portugal nesta tarefa. Chorei mais por ele do que por mim, vou sentir muito a sua falta. Esta vitória é uma dedicação a ele e a toda a equipa.”

Este triunfo representa um orgulho coletivo para a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e é especialmente saboroso para João Matias, que quebra uma série de resultados de persistência e trabalho constante com uma vitória clara e justíssima.

A competição prossegue já este sábado, com a segunda etapa a ligar Mortágua (13h00) a Oliveira do Bairro (17h30), num percurso de 170 quilómetros marcado por uma subida de primeira categoria nos primeiros 50 quilómetros, seguida de outras duas ascensões, incluindo uma de segunda categoria. A equipa de Mortágua, segue para a partida da 2ª etapa com a camisola amarela, um marco especial, que será celebrado com todos os apoiantes e patrocinadores de Mortágua.

 

Classificação Geral 1ª Etapa

 

1º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 3h51m13s

5º. Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

22º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

42º. Angel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

82º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

105º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m38s

106º. Guilherme Lino (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m38s

 

Geral Individual

 

1º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 3h51m13s

5º. Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

22º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

42º. Angel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), m.t.

82º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 19s

105º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m38s

106º. Guilherme Lino (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

 

Geral Equipas

 

1º. ANICOLORTIEN 21 POR, 11h33m39s

3º. Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, 11h33m39s, m.t.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“João Matias regressa às vitórias na abertura do 9.º Grande Prémio ANICOLOR”


Fotos: Inês Calvo Fotografia

João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) é o primeiro Camisola Amarela do 9.º Grande Prémio ANICOLOR, após impor-se ao sprint na chegada a Ílhavo na tarde de sexta-feira, que culminou com o desfecho da 1.ª Etapa da prova. Com partida de Fermentelos, Águeda, da frente da sede do Sporting Clube de Fermentelos, o dia que marcou o arranque desta edição da prova trouxe muita gente à estrada, para aplaudir o pelotão que percorreu 168,2 km planos e sem grandes dificuldades, a uma média de 43,6 km / hora.


Foi a bom ritmo que a etapa inaugural do Grande Prémio ANICOLOR se disputou. A fuga do dia, que se formou só após várias tentativas, reuniu quatro corredores. Foram eles André Andrey (GI Group Holding-Simoldes-UDO), António Carvalho (Feirense-Beeceler), Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

O pelotão manteve sempre um ritmo elevado, contudo, a corrida foi controlada pela Anicolor / Tien21 e acabou por decidir-se com o pelotão compacto, onde Matias demonstrou a sua velocidade e experiência, ao finalizar com um poderoso sprint, conquistando a sua primeira vitória da temporada.


No pódio da etapa, o corredor da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua foi acompanhado por Pedro Silva (Anicolor / Tien 21), que terminou em segundo lugar e por João Martins (Radio Popular-Paredes-Boavista), terceiro classificado, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Com este triunfo, João Matias assume também a liderança da Classificação Geral Individual, da Classificação por Pontos e do Combinado, reforçando a ambição da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para as etapas seguintes. É ele o primeiro Camisola Amarela desta edição.

“É um triunfo muito especial para mim. Já procurava esta vitória há algum tempo e consegui voltar a levantar os braços numa corrida importante e muito competitiva. Quero agradecer à minha equipa, que acreditou em mim e trabalhou para este desfecho”, destacou João Matias, no final.

Daniel Dias comanda nas Metas Volantes e o seu desempenho na fuga do dia valeu-lhe, no fim, o Prémio da Combatividade. Emanuel Duarte lidera a Geral da Montanha, António Carvalho os Pontos Quentes e João Martins na Juventude. As Metas Autarquias estão com Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

A Geral do Melhor Ciclista Equipas de Clube está com Albert Roca (Team MP Group – Doltcini). Na Geral por Equipas lidera a Anicolor / Tien21.

O Grande Prémio ANICOLOR prossegue este sábado com a 2.ª Etapa, com um trajeto bem acidentado num total de 4.725 metros de acumulado, será a mais longa das tiradas da 9.ª edição da corrida, ao ligar Mortágua (13H00) a Oliveira do Bairro (17H22), na distância de 169,8 km. Há quatro Prémios de Montanha: dois de 3.ª categoria, um de 2.ª categoria e outro de 1.ª categoria, aos 48,8 km.

 

ACOMPANHAMENTO DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR:

 

- Facebook Oficial da prova https://www.facebook.com/gpanicolor  

- Instagram Oficial da prova https://www.instagram.com/gp.anicolor/  

- Facebook vai ter DIRETO EM TEXTO de cada Etapa

- Facebook vai ter LIVE STREAMING de cada Etapa com Partida e 1 hora antes da Chegada volta a transmissão, com os últimos 20 km, até ao corte da meta e cerimónia do pódio

Fonte: GP ANICOLOR Comunicação

“Iúri Leitão e Diogo Narciso dominam prova de madison em Barcelona”


Foto: Federació Catalana de Ciclisme

A Seleção Nacional de Pista iniciou da melhor forma a participação no 21º Troféu Internacional Cidade de Barcelona - XII Memorial Miguel Poblet. A dupla formada por Iúri Leitão e Diogo Narciso dominou a prova de madison e conquistou a medalha de ouro.

A dupla da Seleção Nacional só não venceu um dos 16 sprints da prova, mas mesmo nesse ficou em segundo lugar, tendo ainda dobrado o pelotão em seis ocasiões. No total, Iúri Leitão e Diogo Narciso somaram 203 pontos e não deram qualquer hipótese à concorrência, vencendo por larga margem - a dupla que terminou em segundo lugar somou apenas 21 pontos.

"Cumprimos na íntegra os objetivos que tínhamos para esta prova, quer no âmbito dos pontos UCI obtidos com a vitória, quer no âmbito do processo de trabalho desenvolvido pelo Iúri Leitão e pelo Diogo Narciso com vista à preparação desportiva que estão a fazer", explicou Gabriel Mendes, Selecionador Nacional.

Este sábado, a Seleção Nacional de Pista volta a entrar em prova no omnium ao longo de todo o dia. Iúri Leitão e Diogo Narciso competem na prova masculina e Daniela Campos e Maria Martins na feminina.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“É já amanhã domingo dia 21 Setembro que vamos estar em mais um direto no Facebook na Amadora…”


A Revista Notícias do Pedal na 35ª edição do "Asa Classic Race

 

É já este domingo 21 de Setembro que vamos estar em mais um direto no “Facebook”, na “35ª edição do "Asa Classic Race” organizado pelo “Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora” num passeio percorrido pelos concelhos da Amadora, Oeiras e Sintra.

Se não vai pedalar, acompanhe-nos, iremos estar em direto antes, durante e após o passeio, a partir das 8,30 iremos estar na Amadora”.

 

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

“José Poeira diz não ter "reais candidatos" ao top-10 dos Mundiais”


Ausências de João Almeida e Nelson Oliveira

 

Por: Lusa

Foto: Paulo Calado

O selecionador português José Poeira assumiu esta sexta-feira não ter "reais candidatos" ao top 10 dos Mundiais de ciclismo de estrada de Kigali, face às ausências de João Almeida e Nelson Oliveira, destacando a chance para outros se afirmarem.

"Não escondemos que, com a indisponibilidade dos nossos dois melhores ciclistas para este tipo de percurso, será difícil ambicionar um lugar entre os 10 primeiros. Mas isso também abre uma oportunidade rara para quem normalmente trabalha na sombra poder assumir responsabilidades e aprender a gerir uma prova desta dimensão. Vamos tentar fazer o melhor que pudermos", afirmou o técnico, em declarações à Lusa.

João Almeida, que no domingo terminou a Volta a Espanha em segundo, era, em situação normal, claro candidato aos primeiros lugares prova de fundo de elites no Ruanda, enquanto o experiente Nelson Oliveira tem elevado o país no contrarrelógio, contudo ambos estarão ausentes.

No que toca a João Almeida trata-se de gestão do esforço despendido na desgastante Vuelta, enquanto Oliveira fraturou o quinto metacarpo da mão direita no final de agosto e "seria arriscar muito" competir, uma vez que ainda não está nas melhores condições: ambos estão apontados aos Europeus que começam logo a seguir, nos quais Almeida vai participar na prova de fundo e contrarrelógio, aqui ao lado de Oliveira.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), António Morgado e Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Tiago Antunes, da nacional Efapel, constituem o quarteto luso nas Elites, enquanto Daniel Moreira (Hagens Berman Jayco), Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Bembibre), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy) e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) participam nos sub-23.

"Ao longo dos anos temos conseguido bons resultados tanto no contrarrelógio como na estrada. Éramos o país que conseguia pôr um ciclista nos 10 primeiros de cada uma. Podemos não estar nessa situação este ano, mas vamos ver se conseguimos. E também é importante dar oportunidade a outros corredores que vão ser o futuro. Temos de esperar para ver o que vai acontecer", desvalorizou.

O selecionador admitiu que, dada a proximidade dos Mundiais aos Europeus, que decorrem entre 1 e 5 de outubro em Drôme-Ardèche, na França, a gestão do grupo obrigou-o a uma das "convocatórias mais difíceis da carreira", precisamente para otimizar as opções de sucesso que considera mais prováveis no evento gaulês.

"Sabemos as nossas limitações, porém também que é nestas circunstâncias que alguns atletas crescem. Queremos que aproveitem este cenário para dar um salto competitivo e trazer para Portugal uma experiência que possa render no futuro", completou.

Destacou a "extrema dureza do percurso", considerando-o provavelmente o mais duro de sempre, propício para o êxito dos "mais valentes", num desafio em que importa gerir igualmente a altimetria, calor e altitude, entre outros.

"Os bons mostram em África ou qualquer outro lugar que são realmente bons", vincou.

Embora considere o Ruanda um "país algo atípico" para a realização dos Mundiais, "pela altitude, calor e humidade, que vão condicionar o rendimento", entende que África merece receber uma competição deste nível.

"A organização, que está lá há meses, diz que tem tudo controlado e que não vai haver grandes problemas. Boas estradas, condições de saúde, cidade limpa. Confiemos que sim. Correndo bem, porque não voltar a África no futuro?", serenou.

Uma vez que não vai apresentar qualquer ciclista no contrarrelógio individual, Portugal viaja para o Ruanda somente na segunda-feira, ao invés de o ter feito na passada quinta-feira.

Fonte: Record on-line

“Eurosport destaques outubro”


Por: Vasco Simões

Em OUTUBRO há muito desporto para ver nos canais Eurosport e em streaming na HBO Max! O ciclismo continua em alta e neste mês os fãs vão poder acompanhar mais de uma dezena de provas icónicas com especial destaque para o “Monumento” Il Lombardia, bem como para os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada e os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista.

Em outubro realizam-se importantes provas de triatlo, BTT, gravel e ciclocrosse, propostas para este mês.

Fonte: Eurosport

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

“Anicolor / Tien21 arranca amanhã para três dias de Grande Prémio ANICOLOR”


Entre amanhã e domingo, de 19 a 21 de setembro, a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21 vai disputar o 9.º Grande Prémio ANICOLOR, corrida importante e especial para a estrutura que tem sede em Águeda, visto que além de percorrer o seu território é organizada pelo principal Patrocinador, que também dá nome à prova, a ANICOLOR – Sistemas de Alumínio. Serão 500 km que vão cruzar os municípios de Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Mortágua, ao longo das três etapas em linha. As últimas três edições foram ganhas, consecutivamente, pela Anicolor / Tien21 

A prova que ganha cada vez mais protagonismo no calendário nacional e que é organizada pelo Sporting Clube de Fermentelos e pela ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, naming sponsor da corrida, vai ter na estrada oito corredores flúor: o francês Alexis Guérin (2.º classificado na Volta a Portugal), o britânico Harrison Wood, o espanhol Rubén Fernández e os portugueses Rafael Reis, Pedro Silva, Tiago Santos, Gonçalo Oliveira e Paulo Fernandes. 

Amanhã o tiro de partida será dado da sede do Sporting Clube de Fermentelos, em Fermentelos (Águeda) rumo a Ílhavo, para 168,2 km com partida às 14H30. A 1.ª Etapa será plana e muito rápida, ao gosto dos homens velozes do pelotão. Sábado, dia 20, chega a desafiante 2.ª Etapa, com um total de 4.725 metros de acumulado. É a mais longa das tiradas da 9.ª edição da corrida, ao ligar Mortágua (13H00) a Oliveira do Bairro (17H22), na distância de 169,8 km.

Domingo é dia de decisões com a 3.ª Etapa, que é também a etapa-rainha, com quatro Prémios de Montanha. A partida será de Oliveira do Bairro (12H30), para um percurso com 161,1 km que tem Águeda, Capital da Bicicleta, como destino, na tradicional chegada à Avenida 25 de Abril (16H41). Aqui será conhecido o desfecho do 9.º Grande Prémio ANICOLOR e coroado o vencedor desta edição. 

Recorde-se que o ano passado foi a estrutura de Águeda que venceu, através de Julius Johansen, que esta época corre na famosa World Tour UAE Team Emirates. Também em 2023 o título pertenceu aos fluores, pela mão de Luís Mendonça, que já se retirou do ciclismo profissional. E na 6.ª edição, em 2022, o título foi conquistado por Mauricio Moreira, também ao serviço da formação do Clube Desportivo Fullracing. Um historial de muita responsabilidade nesta competição, que torna a fasquia ainda mais elevada para a Anicolor / Tien21, em mais um ANICOLOR que começa já amanhã. 

“O Grande Prémio ANICOLOR é uma corrida que tem a organização do nosso principal Patrocinador, a ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, com o apoio logístico do nosso clube e é muito importante para a nossa estrutura. É uma corrida no nosso território de Águeda, onde temos a responsabilidade acrescida de fazer o melhor possível nesta prova e tudo iremos fazer para sair da 9.ª edição do Grande Prémio ANICOLOR com um grande resultado”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 

 

ETAPAS DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR 

Percurso: 

 

19 de setembro, sexta-feira – 1.ª ETAPA: Fermentelos (14H30, Sede do Sporting Clube de Fermentelos) – Ílhavo (18H27, Câmara Municipal de Ílhavo) » 168,2 km 

20 de setembro, sábado – 2.ª ETAPA: Mortágua (13H00, Câmara Municipal de Mortágua) – Oliveira do Bairro (17H22, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) » 169,8 km ~

21 de setembro, domingo – 3.ª ETAPA: Oliveira do Bairro (12H30, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) – Águeda (16H41, Avenida 25 de Abril) » 161,1 km

 

ACOMPANHAMENTO DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR: 

 

- Facebook Oficial da prova https://www.facebook.com/gpanicolor     

- Instagram Oficial da prova https://www.instagram.com/gp.anicolor/      

- Facebook vai ter DIRETO EM TEXTO de cada Etapa  

- Facebook vai ter LIVE STREAMING de cada Etapa com Partida e 1 hora antes da Chegada volta a transmissão, com os últimos 20 km, até ao corte da meta e cerimónia do pódio 

- Mais informação também no site oficial: https://gpanicolor.pt/

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

"Foram os piores 15 dias da minha vida" Antigo vencedor do Tour e organizador da Vuelta atira-se aos políticos espanhóis”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Óscar Pereiro, vencedor da Volta a França de 2006 e membro da equipa de protocolo e organização da Volta a Espanha, falou sobre a situação difícil vivida durante a edição de 2025, recentemente terminada, os protestos, o papel dos políticos, as palavras de Borja Iglesias e a possível participação da Espanha nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo com Israel.

Estas foram as suas palavras numa entrevista ao programa El Chiringuito, onde normalmente fala de futebol:

 

Vuelta a España

Dificuldades pessoais

 

"Estou melhor, mas estava mesmo lixado. Foram provavelmente os piores 15 dias da minha vida. Tanta pressão, tanta impotência... durante tanto tempo, nunca tinha experimentado isto antes."

 

Insultos e hostilidade

 

"Fomos alvo de insultos e não há um único trabalhador da Vuelta, não há uma única pessoa que siga a Vuelta, que seja a favor do que está a acontecer em Gaza. E simplesmente por querermos fazer o nosso trabalho e por querermos fazer uma corrida, parecemos inimigos daquilo por que lutamos, que é para que haja paz no mundo".

 

Ataques recebidos

 

"Recebemos, desde o momento em que entrámos [em Espanha, de] Figueras a Madrid.... Chamaram-nos assassinos, genocidas e vendidos a um metro de distância das nossas caras. Cuspiram-nos e atiraram-nos urina. Atiraram tachas aos ciclistas. Atiraram vários ciclistas [para o chão] .... Tudo foi distorcido, tudo foi dito que nós éramos os maus do filme e que estávamos a fazer whitewashing.... A branquear quem? O que é que podíamos fazer? Absolutamente nada".

 

Impossibilidade de chegar a Madrid no domingo

 

"Sabíamos que não íamos conseguir."

 

Políticos

Abandono

 

"Vou falar até onde me for possível falar. Sentimos que fomos abandonados à nossa sorte. Sem proteção. A UCI não dizia absolutamente nada. O COI estava em silêncio".

 

Bloqueios

 

"Os políticos deste país, antigos ministros e deputados, incentivam e cortam a estrada. Tentam despistar os ciclistas".

 

Aprovação de protestos

 

"O Ministro do Interior aplaudiu o facto de a manifestação ter sido pacífica. O Presidente do Governo também. Estas pessoas vieram ver se isto foi pacífico? Eu não vi que fosse pacífica.... absolutamente nada!"

 

Agentes da polícia feridos

 

-"Em Madrid, 22 polícias ficaram feridos e sem carregar. Porque a ordem era para não carregar. E este país está a pensar em organizar o Campeonato do Mundo [de Futebol]?"

 

Utilização política de La Vuelta a España

 

"A Vuelta a España tem sido utilizada politicamente. Ninguém fez nada para nos ajudar e tivemos de fugir."

 

Boicote

 

"Desde quando é que as manifestações em Madrid são pacíficas? Como é que um presidente do Governo pode dizer isto? A Volta a Espanha não pôde terminar em Madrid porque alguém tinha a intenção de a boicotar".

 

Desafio ao Governo

 

"Veremos se o governo tem coragem para que a Espanha não participe no Campeonato do Mundo se Israel estiver presente".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/foram-os-piores-15-dias-da-minha-vida-antigo-vencedor-do-tour-e-organizador-da-vuelta-atira-se-aos-politicos-espanhois

“Resultados da 2ª etapa da Volta à Eslováquia: 2 em 2 para Paul Magnier numa chegada ao sprint”


Por: Carlos Silva

A 2.ª etapa em linha da Volta à Eslováquia apresentou um menu com algumas subidas, mas, apesar das tentativas de ataque, o desfecho voltou a sorrir aos sprinters. Paul Magnier confirmou o estatuto de homem mais rápido da prova e conquistou a segunda vitória na competição, reforçando a sua posição na liderança da corrida.

 

Ataques neutralizados a tempo

 

O francês da Soudal – Quick-Step beneficiou do trabalho coordenado do pelotão para anular a tentativa mais perigosa da jornada: Paul Double e Bart Lemmen lançaram-se ao ataque e chegaram a ligar-se ao último resistente da fuga inicial, Luca Van Gils, animando a luta pela geral.

Contudo, o duo foi alcançado a 16 quilómetros da meta por um grupo principal já reduzido. Novas acelerações no final não tiveram sucesso e a etapa encaminhou-se para um sprint decidido entre os melhores velocistas ainda em prova.

 

Sprint poderoso do líder

 

Com a camisola amarela vestida, Magnier impôs-se de forma categórica, batendo Lukas Kubis e Milan Menten na reta final. Um triunfo que reforça a sua liderança e confirma o domínio da Soudal – Quick-Step nesta edição da corrida eslovaca.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-da-2a-etapa-da-volta-a-eslovaquia-2-em-2-para-paul-magnier-numa-chegada-ao-sprint

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com