domingo, 16 de agosto de 2020

“Joaquim Andrade faz balanço positivo dos Campeonatos Nacionais”

Por: Helena Dias

A equipa FEIRENSE finalizou três dias de competição nos Campeonatos Nacionais de Estrada, em Paredes, perto de alcançar o pódio com Rafael Reis, que fechou a prova de contra-relógio no quarto lugar.

Entre sexta-feira e domingo, o pelotão nacional rumou a Paredes, mais precisamente à zona industrial da freguesia de Gandra, para retomar a competição numa das provas mais importantes da época, a disputa pelo título nacional de estrada, em fundo e em contra-relógio.

O esforço individual foi pedalado na sexta-feira numa extensão de 18,1 quilómetros e os primeiros a entrar em competição foram os corredores sub-23. António Ferreira, Afonso Eulálio e Luís Cabral fecharam o dia em 15º, 18º e 23º lugar respetivamente, ficando a vitória nos pedais de Guilherme Mota (Kelly). Entre os corredores elites, Rafael Reis esteve perto de saborear a subida ao pódio, terminando com o quarto melhor tempo do dia, a 26 segundos do corredor do WorldTour Ivo Oliveira (UAE Team Emirates).

As provas de fundo de sub-23 e elites foram celebradas no mesmo percurso, em dias distintos, com a diferença dos mais jovens percorrerem um total de 138,2 quilómetros, dando oito voltas ao circuito, e os elites 164,8 quilómetros, dando mais duas voltas. Ambas as jornadas foram marcadas por uma fuga, que chegou à vitória.

No sábado, a prova dos sub-23 viu um trio da equipa Kelly/InOutbuild/UDO formar uma fuga, que se revelaria vitoriosa ao final de 3h31m18s com Fábio Costa. António Ferreira foi o primeiro corredor feirense a cruzar a meta na oitava posição, seguindo-se Afonso Eulálio em 14º lugar, destacando-se o trabalho deste corredor, que comandou o pelotão durante 80 quilómetros em perseguição à fuga.

No domingo, a corrida dos elites teve o seu momento-chave a cerca de 80 quilómetros do final, quando se começou a formar uma fuga de 14 corredores e da qual saiu o vencedor Rui Costa (UAE Team Emirates). Do lado Feirense, Gonçalo Amado tentou a sua sorte numa das primeiras fugas da jornada, mas sem êxito, seguindo-se o trabalho de Fábio Oliveira na perseguição à principal fuga do dia, ficando perto de alcançar o objetivo na última volta ao circuito. Após este enorme esforço, Fábio cruzou a meta em 22º, seguido de Rafael Reis no 26º lugar.

Neste dia em que celebrou o seu 51º aniversário, o director desportivo Joaquim Andrade fez um balanço sobre os três dias de Campeonatos Nacionais de Estrada:

“Os Campeonatos Nacionais acabam por ser positivos, embora sem os resultados que pretendíamos. Tínhamos uma aposta muito grande no primeiro dia do contra-relógio, mas o percurso era um pouco atípico para contra-relógio e não era ao jeito do Rafael Reis. Sabíamos que ele iria ter mais dificuldade, mas esteve na luta até ao fim. A meio do percurso tinha um tempo que tanto lhe permitia ganhar como fazer quarto. Acabou por fazer quarto, perdendo para corredores de outra dimensão, que correm noutro escalão.

“Na prova de fundo sub-23, corremos com cinco ciclistas muito jovens, a maioria a iniciar este trajeto. Por alguma falta de experiência, quando se deu a fuga juntaram-se três ciclistas da equipa Kelly e, apesar de termos apenas quatro corredores no pelotão, fomos a única equipa a acreditar que ainda estava a correr, as outras equipas limitaram-se a ir na nossa roda até ao final. Tivemos um corredor a puxar 80 quilómetros praticamente sozinho, um jovem que ainda o ano passado era júnior. No fundo, foram três na frente contra um atrás. Foi pena as demais equipas não encararem o Campeonato Nacional com um pouco mais de seriedade, porque todos nós ansiávamos por este momento e não adianta fazer frases bonitas quando as corridas não têm um espírito mais competitivo. Não foi possível chegar à vitória, mas estivemos na discussão da prova e fomos protagonistas.

“A prova de elites de hoje era um pouco mais difícil, porque alinhámos apenas com três corredores. Esta é a desvantagem de ter o nosso misto de experiência e juventude, que neste tipo de provas nos faz alinhar com a equipa dividida. Procurámos estar atentos, o Gonçalo Amado ainda tentou entrar num grupo de fuga, mas não conseguiu.

Quando se formou a fuga principal do dia, tínhamos o Rafael Reis e o Fábio Oliveira atrás, que ainda tentou ajudar na perseguição, mas não conseguimos, apesar de estarmos perto na última volta. Saímos de cabeça erguida, os meus corredores fizeram tudo para abrilhantar a prova e penso que foi um excelente fim-de-semana de ciclismo.

“Agora iremos ter um hiato muito grande até à próxima prova. Felizmente, vamos ter um corredor a correr ao mais alto nível já na próxima semana, mas fazia falta haver alguma competição neste longo período que vamos atravessar. Pelo menos, os corredores já ficaram com outra satisfação por finalmente poderem fazer o que mais gostam.”

 

 

Classificação Geral CRI Elites:

1º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 23m45s

2º Rui Costa (UAE Team Emirates) a 9s

3º Tiago Machado (Efapel) a 13s

4º Rafael Reis (FEIRENSE) a 26s

20º Gonçalo Amado (FEIRENSE) a 1m49s

 

 

Classificação Geral Fundo Elites:

1º Rui Costa (UAE Team Emirates) 4h04m05s

2º Daniel Mestre (W52-FC Porto) mt

3º Francisco Campos (W52-FC Porto) a 28s

22º Fábio Oliveira (FEIRENSE) a 2m45s

26º Rafael Reis (FEIRENSE) a 2m45s

 

 

Classificação Geral CRI Sub-23:

1º Guilherme Mota (Kelly/InOutbuild/UDO) 24m58s

2º Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) a 15s

3º Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) a 23s

15º António Ferreira (FEIRENSE) a 1m30s

18º Afonso Eulálio (FEIRENSE) a 1m56s

23º Luís Cabral (FEIRENSE) a 2m28s

 

 

Classificação Geral Fundo Sub-23:

1º Fábio Costa (Kelly/InOutbuild/UDO) 3h31m18s

2º Pedro M. Lopes (Kelly/InOutbuild/UDO) mt

3º José Sousa (Kelly/InOutbuild/UDO) a 10s

8º António Ferreira (FEIRENSE) a 1m39s

14º Afonso Eulálio (FEIRENSE) a 1m48s

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com