sábado, 14 de novembro de 2020

“Governo holandês pilota tecnologia para reduzir mortes em bicicletas elétricas”


O sistema digital reduz automaticamente a potência das bicicletas elétricas em áreas construídas

 

Fotografia: John Thys / AFP / Getty Images

Motores de bicicletas elétricas serão desligados ao entrar em áreas residenciais ou construídas de Amsterdão, um projeto financiado pelo governo para reduzir as mortes nas estradas causadas por veículos cada vez mais potentes.

A tecnologia digital, que foi testada com sucesso em um trajeto de 4 km de ciclovias no aeroporto de Schiphol, foi financiada pelo ministério holandês de infraestrutura e gestão de água.

O Townmaking Institute sem fins lucrativos está por trás do conceito e está trabalhando com fabricantes de bicicletas elétricas e autoridades governamentais com a expectativa de que a tecnologia de redução de velocidade e novas regulamentações possam ser implementadas até 2022.

Sessenta e cinco pessoas morreram no ano passado enquanto andavam de e-bikes, que têm um motor elétrico integrado para impulsionar as rodas, contra 57 em 2018. A grande maioria eram homens com mais de 65 anos. A e-bike padrão atinge velocidades de 12 mph (20km / h), mas os modelos mais rápidos, como de velocidades que podem chegar a 28 mph.

Indranil Bhattacharya, estrategista de tecnologia do Townmaking Institute, disse que discussões foram abertas com os fabricantes sobre como suas bicicletas interagiriam com a infraestrutura digital construída pelas autoridades locais.

Ele disse: “Quando discutimos pela primeira vez com os fabricantes a ideia de que se cortaria a energia, eles disseram: 'Bem, vamos colocar a inteligência nas nossas próprias bicicletas, não precisamos que a infraestrutura nos diga.'

“Mas acho que os ajudamos a entender que para onde os veículos devem ir e a velocidade não depende de uma entidade privada, um negócio. Numa democracia em funcionamento, esse é o trabalho dos cidadãos e do governo”.

As discussões sobre o uso da tecnologia estão mais avançadas com o município de Amsterdão, mas as províncias de Gelderland e Holanda do Norte também demonstraram interesse.

“Toda a narrativa é sobre mover os indivíduos de um modo autocentrado”, disse Bhattacharya. “Se tem percorrido um percurso vazio e está pensando principalmente em si mesmo e em sua experiência, mas agora, ao entrar em numa área construída, o que impo


rta é o bem coletivo. Ao reduzir a velocidade, estamos tornando-o mais seguro para todos”.

 

O boom nas vendas de bicicletas elétricas e scooters impulsiona Halfords de volta ao crescimento Electric bike and scooter sales boom spurs Halfords back to growth.

 

A tecnologia testada em Schiphol oferece aos legisladores uma gama de opções. “Digamos que o tempo esteja muito ruim, há um vento contrário de 40 km e os ciclistas estão parados, então cortar a energia seria contraintuitivo”, disse Bhattacharya.

“Nós a construímos para que possa detectar a direção em que a bicicleta está indo, e um formulador de políticas pode dizer: 'Nós mudamos o regulamento. Não vamos cortar a energia porque o tempo está ruim. ' A infraestrutura inteligente então diria à bicicleta para não cortar a energia. ”

A infraestrutura também pode informar uma e-bike sobre os próximos obstáculos ou cruzamentos, alertando os ciclistas com uma vibração suave do guiador.

Bhattacharya disse: “É um pouco como ligar o telefone. À medida que você chega, o [software da bicicleta] faz uma sessão com a infraestrutura digital. Um gêmeo digital saberá de um solavanco e enviará um alerta. Ele vai falar diretamente com a bicicleta.”

O ministério holandês de infraestrutura e água forneceu 1,3 milhão € (£ 1,2 milhão) de financiamento para o projeto, uma quantia igualada por Schiphol, que quer incentivar os seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho.

Fonte: The Guardian

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