Mais de 1300 automóveis, motos, bicicletas e aviões históricos marcaram presença no evento
Fotos: Manuel Portugal
A 18ª edição do Caramulo
Motorfestival, considerado o maior festival motorizado em Portugal, voltou a
atrair milhares de pessoas à Serra do Caramulo no passado fim-de-semana, para
vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel.
O prato forte voltou a ser a Rampa Histórica Michelin, que este ano bateu o recorde de participação, com um leque de pilotos e automóveis imperdíveis a subir pelo mítico traçado acima ao longo dos três dias do evento.
Tal como é seu apanágio, o Caramulo Motorfestival trouxe até aos seus palcos um luxuoso elenco de pilotos convidados, com destaque para a presença de Kris Meeke, vencedor de provas no WRC (Campeonato do Mundo de Rallys), de Carlos Tavares, piloto e CEO da Stellantis, de Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, além de outros grandes nomes como Joaquim Santos, Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva, Ricardo Teodósio, Rita Vieira, Hipólito Pires, Bernardo Sousa, Mário Silva, Nuno Serrano, Ricardo Megre, Rufino Fontes, Francisco Sande e Castro, Nuno Caetano, Pedro Villas-Boas, Joaquim Rino, José Lameiro ou José Pedro Fontes.
A Rampa Histórica Michelin
teve como vencedores Nuno Caetano, ao volante do Osella PA 21 S EVO, na
categoria Speedmasters, e Pedro Diogo, navegado por Margarida Diogo, pilotando
o Porsche 928 em Chronomasters. Já o prémio João de Lacerda, entregue
anualmente a uma personalidade que se tenha distinguido no mundo automóvel,
coube a Rui Madeira, ex-campeão mundial de Rallys de Grupo N.
Como já é tradição, o evento contou com inúmeros passeios, encontros, concentrações de automóveis e motos, e celebrações, como os 75 anos da Porsche e 60 anos do seu 911, os 75 anos da Land Rover e da Lotus, os 110 anos da Aston Martin e os 60 anos de James Bond, os 30 anos do Renault Twingo, os 100 anos da BMW Motorrad, além da Feira de Automobilia by Speedflag, Bikersville by Cartrack, bp Air Show, Pista TT, Retro Park, subidas de motos antigas e de competição, o Drift Show e o Show de Trial. A edição deste ano do Caramulo Motorfestival viu igualmente dois caças F-16 a rasgar os céus na tarde de Sábado, num momento esfusiante para os entusiastas presentes.
Os três dias do evento
incluíram ainda a exposição “Lamborghini: 60
anos a cortar o vento”, o Caramulo Experience Center, com a
presença de dois F1 do início do milénio; a Kia Electric Village, e ainda a
compensação das emissões de carbono emitidas pelos participantes da Rampa
Histórica Michelin e dos visitantes que participam no evento com os seus
automóveis clássicos.
O Caramulo Motorfestival é
organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de
Portugal, e conta com o apoio da Michelin, Castrol, Fidelidade, KIA, bp
Ultimate, Centro Porsche Porto, Alfa Romeo, Aston Martin, Strong Charon, Antena
1, RTP, Jornal dos Clássicos, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro e
Banco BPI | Fundação la Caixa.
Fonte: Museu Caramulo/Parceria
Revista Notícias do Pedal
Sem comentários:
Enviar um comentário