Por: Ana Moura
As bicicletas convencionais
exigem que se pedale bastante para que circulem, mas com as e-bikes isso já não
acontece. Apesar disso, as bicicletas elétricas ainda não apresentam grande
capacidade de carga ou maior proteção para os passageiros. A CityQ, uma nova
e-bike de quatro rodas, vem agora mudar isso.
Criado pela empresa norueguesa
CityQ AS, o veículo deve ser conduzido tal como uma bicicleta, contando com um
motor de 250 watts que aumenta a força da pedalada do passageiro.
No entanto, os pedais não
estão diretamente ligados ao sistema de transmissão, pois a CityQ apresenta o
que é descrito como “um sistema de transmissão monitorizado por software, tal
como se encontra em carros elétricos”.
A configuração utilizada na e-bike usa um alternador para converter a força exercida ao pedalar em eletricidade, que é armazenada numa bateria que alimenta o motor. O seu sistema de transmissão eletrónico permite recursos como marcha automática, frenagem regenerativa, modo de carga pesada e controlo de cruzeiro.
A bicicleta possui ainda
para-brisas, teto e portas laterais que ajudam a proteger os passageiros do vento
e da chuva. A cabine pode ser configurada para acomodar dois adultos, um adulto
e duas crianças, ou um adulto e uma cabine com espaço de carga extra.
O veículo mede 87 cm de
largura, 1,55 metros de altura e tem 2,22 metros de comprimento. Pesa 68 kg,
mas pode suportar uma carga máxima de 300 kg.
De acordo com seus
fabricantes, a CityQ é legalmente qualificada como uma bicicleta elétrica, o
que significa que pode ser conduzida em ciclovias e em outras zonas que não são
destinadas a carros. Também não requer carta de condução para ser conduzida.
A CityQ já está disponível
para pré-encomenda no site da empresa por cerca de 7450 euros, diz o New Atlas.
Fonte: ZAP // AEIOU
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