sábado, 14 de novembro de 2020

“Os feitos dos portugueses”


Cronologia/Equipa Portugal Seleções

 

2020

- Iuri Leitão conquista o título europeu de scratch na categoria de elite

- Ivo Oliveira campeão da Europa de perseguição individual em elite

- Tiago Ferreira é vice-campeão mundial de Maratona BTT

- Iuri Leitão é vice-campeão europeu de eliminação na categoria de elite

- Iuri Leitão vence a medalha de bronze no concurso de omnium do Campeonato da Europa de Elite

- Maria Martins conquista a medalha de bronze na prova de scratch do Campeonato do Mundo de Elite

- Maria Martins é a terceira classificada na prova de eliminação do Campeonato da Europa de Elite

- Daniela Campos sagra-se campeã europeia júnior de eliminação

- Iuri Leitão é vice-campeão europeu de scratch em sub-23

- Maria Martins medalha de prata na prova de eliminação do Europeu sub-23

- Iuri Leitão conquista a medalha de prata na corrida por pontos do Europeu sub-23

- Iuri Leitão sagra-se vice-campeão europeu sub-23 de eliminação

- Daniela Campos é vice-campeã europeia júnior de corrida por pontos

- Maria Martins é terceira classificada na prova de scratch para sub-23 do Campeonato da Europa

- Daniela Campos conquista a medalha de bronze no concurso de omnium júnior do Campeonato da Europa

 

 

2019

- Nelson Oliveira conquista a medalha de prata na prova de contrarrelógio dos Jogos Europeus

- Tiago Ferreira sagra-se campeão da Europa de XCM

- Maria Martins conquista a medalha de prata na prova de eliminação para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista

- Miguel do Rego conquista a medalha de prata na prova de eliminação para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista

- Maria Martins conquista medalha de bronze na prova de scratch do Campeonato de Europa de Pista

 

 

2018

- Ivo Oliveira é vice-campeão mundial de perseguição individual em elite

- Tiago Ladeira conquista a medalha de ouro no Europeu de DHI na categoria júnior

- Ivo Oliveira é vice-campeão europeu de perseguição individual na categoria de elite

- Rui Oliveira é vice-campeão europeu de eliminação na categoria de elite

- Maria Martins é terceira classificada na prova de scratch do europeu de sub-23

 

 

2017

- Tiago Ferreira campeão europeu de XCM

- Rui Oliveira campeão europeu sub-23 de eliminação

- Tiago Ferreira é vice-campeão mundial de XCM

- Ivo Oliveira é vice-campeão europeu de perseguição individual em elite

- Ivo Oliveira é vice-campeão europeu de perseguição individual em sub-23

- Rui Oliveira conquista a medalha de bronze na prova de eliminação do Campeonato da Europa de Elite

- Luís Costa alcança a medalha de bronze na prova de contrarrelógio de classe H5 no Mundial de Paraciclismo

- Maria Martins é vice-campeã europeia de eliminação na categoria júnior

 

 

2016

- Tiago Ferreira é campeão mundial de XCM

- Tiago Ferreira é vice-campeão europeu de XCM

- Ivo Oliveira é vice-campeão europeu de perseguição individual em sub-23

- Ivo Oliveira obtém a medalha de bronze na prova de omnium do Europeu de sub-23

- Maria Martins é vice-campeã europeia júnior de Scratch

 

2014

- Ivo Oliveira campeão mundial júnior de perseguição individual

- Ivo Oliveira campeão europeu júnior de perseguição individual

- Ivo Oliveira vence a medalha de bronze na prova de omnium do Europeu júnior

- Ivo Oliveira e Rui Oliveira conquistam a medalha de bronze na prova de madison do Mundial júnior

- Rui Oliveira consegue a medalha de bronze na prova de scratch do Mundial júnior

- Rui Oliveira consegue a medalha de bronze na prova de scratch do Europeu júnior

 

 

2013

- Rui Costa é campeão mundial de fundo na categoria de eleite

- Rui Oliveira é vice-campeão europeu júnior de scratch

- Ivo Oliveira alcança a medalha de bronze na corrida por pontos do Mundial júnior de pista

 

 

2010

- Nelson Oliveira é vice-campeão Europeu de fundo em sub-23

- Nelson Oliveira conquista a medalha de bronze no Europeu de contrarrelógio para sub-23

- Rafael Reis consegue a medalha de bronze na prova de fundo para juniores do Europeu de Estrada

 

 

2009

- Nelson Oliveira é vice-campeão mundial de contrarrelógio em sub-23

- Ricardo Marinheiro é vice-campeão mundial júnior de XCO

 

 

2008

- Micael César conquista medalha de bronze na prova cruiser do Europeu de elite de BMX

 

 

2005

- Micael César campeão mundial júnior de BMX Race

- Micael César campeão europeu júnior de BMX Race

 

 

2004

- Sérgio Paulinho arrecada a medalha de prata na prova de fundo dos Jogos Olímpicos

 

 

2002

- Sérgio Paulinho ganha a medalha de bronze no contrarrelógio de sub-23

 

 

1998

- Carmo e Ivone Carvalho campeãs mundiais de ciclismo artístico

 

 

1996

- Cândido Barbosa é campeão europeu de fundo na categoria de sub-23

 

 

1993

- Carmo e Ivone Carvalho campeãs mundiais de ciclismo artístico

 

 

1991

- Carmo e Ivone Carvalho campeãs mundiais de ciclismo artístico

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“As corridas em pista”


As corridas em pista começaram no fim do século XIX. Os primeiros Campeonatos do Mundo foram realizados em 1893. Os ciclistas de pista costumam ser atletas poderosos, geralmente com muito mais massa muscular do que os corredores de estrada, especialmente os que praticam as disciplinas de velocidade.

 

Dez eventos divididos em três categorias:


Corridas de Velocidade


Velocidade Individual

A velocidade individual faz parte do programa olímpico. 

A qualificação de 200 metros em contrarrelógio é seguida por eliminatórias de três voltas, que selecionam os dois melhores ciclistas, que se defrontam na final. Os ciclistas às vezes optam por uma postura mais defensiva, para fazerem o seu adversário tomar a iniciativa de seguir na frente que é a posição menos favorável antes do sprint final para a linha de chegada.


 

Velocidade por equipas

A velocidade por equipas faz parte do programa olímpico.

No setor masculino é uma corrida por equipas de três elementos, cobrindo três voltas à pista. No setor feminino as equipas têm dois elementos e completam duas voltas. As equipas começam em extremos opostos da pista, com cada corredor de uma equipa a liderar por uma volta, antes de finalizar a sua prestação. O ciclista final de cada equipa faz um sprint até à meta para completar o tempo da equipa.

 

Quilómetro (ou 500 metros para femininas)

Dois atletas partem de pontos opostos da pista e correm simultaneamente durante as qualificações. Os oito melhores apuram-se para as finais. As finais são disputadas em sistema de contrarrelógio individual. O corredor mais rápido será o vencedor.


 

Keirin

A prova de keirin faz parte do programa olímpico.

Os ciclistas seguem atrás de uma moto até ficarem por sua conta para os últimos 750 metros. A moto vai aumentando regularmente a velocidade de 30 para 50 km/h antes de sair da pista, permitindo aos corredores uma aceleração para o sprint final.

 

Corridas de Resistência


Perseguição Individual

Dois corredores começam em zonas opostas da pista, competindo em sistema de contrarrelógio individual durante 4 quilómetros (3 quilómetros no caso das femininas). Na final, o vencedor é o ciclista que conseguir apanhar o seu adversário/adversária ou que conseguir alcançar o tempo mais rápido. Nas eliminatórias, como importa o registo dos tempos para apuramento dos finalistas, a prova continua mesmo quando um ciclista alcança o adversário.


 

Perseguição por Equipas

A perseguição por equipas faz parte do programa olímpico.

As duas equipas de quatro corredores começam em lados opostos da pista e competem, em sistema de contrarrelógio coletivo, durante 4 quilómetros. Na final, a equipa vencedora será aquela que conseguir alcançar a adversária ou que registe o tempo mais rápido. Nas eliminatórias, como importa o registo do tempo para definição dos finalistas, a prova continua mesmo quando uma equipa alcança a outra. O tempo é registado à passagem do terceiro elemento da equipa pela meta.


 

Corrida por Pontos

É uma corrida em pelotão com cerca de 25 quilómetros para femininas e de 40 mil metros para masculinos. Os corredores podem ganhar pontos durante os sprints (um sprint a cada dez voltas em pistas de 250 metros de perímetro). O primeiro classificado a passar na meta ganha cinco pontos, o segundo três, o terceiro dois pontos e o quarto um ponto. Os corredores podem ganhar 20 pontos por cada volta dada ao pelotão. Os pontos recebidos no sprint final, depois de percorrido todo o percurso são a dobrar (10 pontos, 6 pontos, 4 pontos, 2 pontos). Aos corredores que sejam dobrados pelo pelotão são atribuídos 20 pontos negativos.


 

Madison (ou Americana)

É uma prova que integra o programa olímpico.

Equipas de dois ciclistas competem nesta corrida de estafeta, com sprints intermédios a cada 10 voltas. Enquanto um corredor de uma equipa corre, o outro abranda para descansar antes de voltar à ação, através de um impulso de mão com o seu companheiro de equipa. A classificação é calculada de acordo com o número de pontos ganho. Como na corrida por pontos, cada equipa que conseguir uma volta de avanço sobre o grupo principal é recompensada com 20 pontos, enquanto que qualquer equipa que tenha uma volta de atraso vê os seus pontos serem reduzidos por 20 pontos. Os pontos recebidos no sprint final depois de cumprida toda a distância, são dobrados (10 pontos, 6 pontos, 4 pontos, 2 pontos). A prova de elite masculina tem 50 quilómetros nas principais competições, enquanto a feminina tem 30 quilómetros.


 

Scratch

É uma corrida em pelotão, com 15 quilómetros para a elite masculina e 10 quilómetros para as femininas. É uma corrida sem pontos. O resultado é determinado pela posição dos ciclistas na chegada, vencendo o primeiro a cortar a meta no final da distância. 

 

Eliminação

Disciplina que só se disputa de forma independente nos Campeonatos da Europa, estando ausente dos mundiais e dos Jogos Olímpicos. É uma corrida em pelotão. A cada duas voltas é eliminado o último a passar a meta. A posição de eliminação determina-se pela roda de trás e não pela roda da frente como nas restantes disciplinas velocipédicas.

 

Prova combinada


Omnium

 

O omnium é uma corrida que faz parte do programa olímpico.

Anteriormente era um concurso composto por seis provas, disputadas em dois dias consecutivos. Atualmente, o omnium é composto por quatro provas de resistência, disputadas no mesmo dia, sempre pela mesma ordem: scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos. Os ciclistas deverão mostrar consistência durante o dia para terem a possibilidade de acabar no topo da classificação final. Em cada disciplina, o primeiro classificado soma 40 pontos para a geral de omnium, o segundo 38, o terceiro 36 e assim sucessivamente.

A corrida de ritmo é nova para o omnium e as regras são similares às da corrida por pontos. Depois das cinco primeiras voltas, o sprint intermédio ocorre durante todas as voltas com um ponto de recompensa para o primeiro corredor. Os ciclistas também ganham pontos por cada volta em relação ao grupo principal, enquanto que os ciclistas que forem alcançados pelo grupo devem deixar a pista e perdem todos os pontos alcançados na prova de ritmo. 

O programa atual de omnium conserva a emoção até ao fim, porque na corrida por pontos os corredores começam com os pontos que tenham amealhado até então na geral do concurso de omnium. Um ciclista que tenha sido o melhor em scratch, na corrida ritmo e na eliminação chegada à corrida final com 120 pontos. Depois aplicam-se as regras da corrida por pontos. Cada vitória num sprint permite acumular 5 pontos e cada volta de vantagem junta 20 pontos ao pecúlio. Isto permite que um corredor que inicie a corrida por pontos mal classificado, mas que consiga conquistar voltas de avanço e sprints consiga aspirar ao pódio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Governo holandês pilota tecnologia para reduzir mortes em bicicletas elétricas”


O sistema digital reduz automaticamente a potência das bicicletas elétricas em áreas construídas

 

Fotografia: John Thys / AFP / Getty Images

Motores de bicicletas elétricas serão desligados ao entrar em áreas residenciais ou construídas de Amsterdão, um projeto financiado pelo governo para reduzir as mortes nas estradas causadas por veículos cada vez mais potentes.

A tecnologia digital, que foi testada com sucesso em um trajeto de 4 km de ciclovias no aeroporto de Schiphol, foi financiada pelo ministério holandês de infraestrutura e gestão de água.

O Townmaking Institute sem fins lucrativos está por trás do conceito e está trabalhando com fabricantes de bicicletas elétricas e autoridades governamentais com a expectativa de que a tecnologia de redução de velocidade e novas regulamentações possam ser implementadas até 2022.

Sessenta e cinco pessoas morreram no ano passado enquanto andavam de e-bikes, que têm um motor elétrico integrado para impulsionar as rodas, contra 57 em 2018. A grande maioria eram homens com mais de 65 anos. A e-bike padrão atinge velocidades de 12 mph (20km / h), mas os modelos mais rápidos, como de velocidades que podem chegar a 28 mph.

Indranil Bhattacharya, estrategista de tecnologia do Townmaking Institute, disse que discussões foram abertas com os fabricantes sobre como suas bicicletas interagiriam com a infraestrutura digital construída pelas autoridades locais.

Ele disse: “Quando discutimos pela primeira vez com os fabricantes a ideia de que se cortaria a energia, eles disseram: 'Bem, vamos colocar a inteligência nas nossas próprias bicicletas, não precisamos que a infraestrutura nos diga.'

“Mas acho que os ajudamos a entender que para onde os veículos devem ir e a velocidade não depende de uma entidade privada, um negócio. Numa democracia em funcionamento, esse é o trabalho dos cidadãos e do governo”.

As discussões sobre o uso da tecnologia estão mais avançadas com o município de Amsterdão, mas as províncias de Gelderland e Holanda do Norte também demonstraram interesse.

“Toda a narrativa é sobre mover os indivíduos de um modo autocentrado”, disse Bhattacharya. “Se tem percorrido um percurso vazio e está pensando principalmente em si mesmo e em sua experiência, mas agora, ao entrar em numa área construída, o que impo


rta é o bem coletivo. Ao reduzir a velocidade, estamos tornando-o mais seguro para todos”.

 

O boom nas vendas de bicicletas elétricas e scooters impulsiona Halfords de volta ao crescimento Electric bike and scooter sales boom spurs Halfords back to growth.

 

A tecnologia testada em Schiphol oferece aos legisladores uma gama de opções. “Digamos que o tempo esteja muito ruim, há um vento contrário de 40 km e os ciclistas estão parados, então cortar a energia seria contraintuitivo”, disse Bhattacharya.

“Nós a construímos para que possa detectar a direção em que a bicicleta está indo, e um formulador de políticas pode dizer: 'Nós mudamos o regulamento. Não vamos cortar a energia porque o tempo está ruim. ' A infraestrutura inteligente então diria à bicicleta para não cortar a energia. ”

A infraestrutura também pode informar uma e-bike sobre os próximos obstáculos ou cruzamentos, alertando os ciclistas com uma vibração suave do guiador.

Bhattacharya disse: “É um pouco como ligar o telefone. À medida que você chega, o [software da bicicleta] faz uma sessão com a infraestrutura digital. Um gêmeo digital saberá de um solavanco e enviará um alerta. Ele vai falar diretamente com a bicicleta.”

O ministério holandês de infraestrutura e água forneceu 1,3 milhão € (£ 1,2 milhão) de financiamento para o projeto, uma quantia igualada por Schiphol, que quer incentivar os seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho.

Fonte: The Guardian

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